Rubricas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Lançamento: Harleen, Volume 1



Amanhã chegará às livrarias e bancas o primeiro de dois volumes que compõem Harleen, de Stjepan Šejić. Trata-se de uma história composta por 3 números que a Levoir se prepara para publicar não em um, não em três mas em dois livros(!).

Para publicar esta obra, a Editora teria 4 hipóteses:
Hipótese 1 - Editar a série num único livro;
Hipótese 2 - Editar a série em três livros;
Hipótese 3 - Editar a série em dois livros, colocando os dois primeiros números no volume 1 e o terceiro número no volume 2;
Hipótese 4 - Desprezar totalmente a narrativa natural da história e dividir o segundo número entre o livro 1 e 2.

E, na verdade, foi a hipótese 4 que a Levoir escolheu. A meu ver, as hipóteses 1 e 2 seriam muito mais lógicas e respeitosas, não só para com os leitores portugueses como, também, para com a DC e para com o próprio autor. Percebo que há aqui uma lógica de lucro por parte da empresa, mas acho que haveriam melhores opções a tomar.

Quanto à obra em si, aplaudo a escolha e esta é uma história que quero muito conhecer.

Fiquem com nota de imprensa e páginas partilhadas pela Levoir.


Harleen é um novo título com o selo da DC Black Label. Escrita e ilustrada pelo aclamado Stjepan Šejić, autor de Aquaman e Esquadrão Suicida, apresenta a Drª Harley Quinn como uma jovem brilhante psiquiatra, cuja teoria revolucionária pode encerrar a cura para a loucura que assola Gotham City.

Harley Quinn foi criada por Paul Dini e Bruce Timm para a DC Comics em 1993, na história Batman: The Animated Series, onde esta personagem nasceu, e cuja história – e aspecto – são contados no volume Amor Louco, já editado pela Levoir. A jovem era então uma estrela da ginástica que conseguiu uma bolsa na Universidade de Gotham e tinha como ambição “ser uma psicóloga famosa”.

A Harleen de Stjepan Šejić mostra a jovem Harley Quintzel como sendo uma estudante brilhante por mérito próprio, que seguiu a carreira “porque gostava de ouvir os problemas dos amigos”.

Através dos seus estudos com os criminosos e sociopatas, no Asilo de Arkahm onde trabalha, ela vai mergulhar nas mentes perturbadas dos mais letais pacientes internados no Asilo e iniciar uma viagem que a vai levar ao mais profundo do seu ser, e das suas obsessões!

Harleen é uma pessoa imperfeita que começa a trabalhar fazendo o bem até que se apaixona pelo Joker, um perigoso doente psiquiátrico, instável, que se encontra internado em Arkham. O Sr. J, o seu “pudinzinho” é um manipulador que tanto corresponde aos afectos de Harley, como a repudia e trata com desdém, ele não sabe amar, ele usa as pessoas  para conseguir o que quer e depois despreza-as porque já não lhe são úteis e ele não está disposto a manter qualquer tipo de relacionamento. Harley Quinn torna-se então  a sua maior carta na manga, alguém que ele pode usar a qualquer momento, jogar fora, e usar de novo, porque ela vai sempre voltar para ele devido ao seu amor, extremamente cego (por acreditar que ele também a ama), o que a impossibilita de ver a verdade.

Esta é uma narrativa de corrupção, de desespero e de amor, que apresenta uma personagem que não nasceu no mundo do crime, mas que é atraída para ele.

A Levoir edita em 2 volumes este livro com datas de saída a 14 e 21 de Fevereiro.


Ficha Técnica
Harleen, Volume 1
Autor: Stjepan Šejić
Editora: Levoir
Páginas: 112, a cores
Encadernação: Capa dura
PVP: 15,90€



2 comentários:

  1. Tirando os ponto 1 e 2 todo o resto mutila a obra mais o 4 que o 3.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Concordo totalmente consigo.

      Eliminar