Rubricas

segunda-feira, 15 de março de 2021

Lançamento: Tex #1 - A Chicotada




E aqui está ela!... A primeira grande novidade da editora A Seita para 2021 chegará às livrarias a partir de 18 de Março. E já se encontra disponível em armazém.

Trata-se do primeiro álbum da nova coleção de Tex que a editora inaugura. Convém informar que esta coleção do famosíssimo cowboy dos fumetti terá um cariz algo diferente dos Tex a que os leitores portugueses estão mais habituados. Nesta coleção, cada livro traz-nos sempre uma história auto-contida, em formato franco-belga e a cores. Algo refrescante e que, desconfio, será uma iniciativa com sucesso em Portugal.

Este primeiro álbum dá pelo nome de A Chicotada e tem argumento de Pasquale Ruju e arte de Mario Milano.

Abaixo, fiquem com a nota de imprensa e imagens promocionais.


Tex #1 - A Chicotada, de Pasquale Ruju e arte de Mario Milano

"Ninguém me privará da minha vingança!"

No rosto e nas memórias de Diego Portela, encontram-se cravadas as marcas do suplício sofrido às mãos de Don Alvarado. Agora que chegou a hora da vingança, o seu caminho vai cruzar-se com o de Tex Willer que, acompanhado por Kit Carson, se encontra no México no rastro de um grupo de traficantes.

Criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, Tex é um dos mais antigos cowboys da banda desenhada europeia, e a mais popular personagem dos fumetti italianos da editora Bonelli. 
Nesta colecção, alguns dos maiores desenhadores da BD italiana e mundial têm oportunidade de desenhar Tex em histórias criadas expressamente para a cor e para o formato mais ambicioso dos álbuns de BD franco-belga.

Sempre com o objectivo de trazer o que de melhor a Nona Arte tem para oferecer, A SEITA orgulha-se de publicar Tex em Portugal, juntando-se assim a outras prestigiadas editoras que já editam as aventuras do mítico ranger em língua portuguesa. E, para isso, nada melhor do que esta coleção constituída por álbuns em formato franco-belga, que tem vindo a conquistar a adesão dos leitores e a recolher os favores da crítica. Histórias essencialmente auto-contidas, que podem ser lidas e apreciadas por todos, quer os mais familiarizados com a série, quer os que não a conhecem, e que, desta forma, têm a oportunidade de mergulhar no universo fascinante do maior herói do fumetto italiano, que preenche o imaginário de milhões desde 1948.

As histórias desta colecção seguem o ideário essencial de Tex como personagem, mas são apresentadas em aventuras extremamente dinâmicas e de uma qualidade gráfica excepcional, que se afastam dos cânones habituais da série. A dimensão épica das aventuras de Tex encontra-se nas longas viagens e cavalgadas, nos saborosos diálogos entre os protagonistas, com as sequências a estenderem-se página após página, mas nesta nova coleção existe outro ritmo narrativo e uma estrutura gráfica em tudo diferente (mais alta e ampla), com uma planificação menos rígida que privilegia uma maior velocidade dos acontecimentos, tudo com o firme objectivo de conquistar um público mais moderno e captar os leitores mais habituados a uma narração cinematográfica e televisiva.

E começamos com este A Chicotada, um álbum que estava previsto ter sido lançado em Fevereiro de 2020 em Itália, mas que acabou por ser adiado para o Verão e que, menos de um ano depois, A SEITA traz para Portugal. 
Uma aventura escrita por Pasquale Ruju, um dos autores fixos da equipa de Tex, e desenhada por Mario Milano, autor que os mais habituados já puderam apreciar num par de histórias do herói, mas que, desta vez, e nas palavras do editor Davide Bonelli “…pode exprimir ao máximo o seu talento na construção visual, com um estilo digno do grande Jean Giraud de Blueberry…”, sem esquecer as magníficas cores do veterano Matteo Vattani.

Sejam então bem-vindos ao universo de Tex Romanzi a Fumetti e desfrutem da edição portuguesa de A Chicotada, enriquecida, no seu interior, com um desenho original de Tex, feito propositadamente por Mario Milano para a edição portuguesa, bem como entrevistas aos autores e estudos de capas.

“…uma história amarga que se inclui na mais clássica tradição texiana. No centro da trama, seca e concisa, está o tema da vingança, um dos mais caros na literatura do western, especialmente a da Fronteira”.

- MangaForever (um dos principais sites de BD de Itália)


-/-

Ficha técnica
Tex #1 - A Chicotada
Autores: Pasquale Ruju e arte de Mario Milano
Editora: A Seita
Páginas: 56, a cores
Encadernação: Capa dura
PVP: 14,00€


3 comentários: