Rubricas

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Filmes baseados em BD franco-belga no Festival Monstra deste ano!




Arranca hoje o Monstra - Festival de Animação de Lisboa, aquele que é o maior evento do género dedicado ao cinema de animação em Portugal. 

Todos os anos há um país convidado pela organização do festival que tem neste evento, a oportunidade para apresentar algumas das suas obras de animação mais marcantes.

E este ano o país convidado do Monstra é a Bélgica. 

Assim, a organização teve a excelente ideia de ter uma rubrica dedicada aos filmes de animação que foram adaptados a partir de banda desenhada franco-belga.

Esta é, pois, uma ótima oportunidade para (re)vermos alguns clássicos de animação - e outros filmes mais recentes - que foram adaptados de emblemáticas séries de bd.

Abaixo, confiram que filmes baseados em banda desenhada marcarão presença naquela que é a 20ª edição do festival de animação mais importante de Portugal.



Astérix e Cleópatra
País: Bélgica, França , Ano: 1968 , Duração: 72 mins.

Sinopse:
No Egipto, Cleópatra aposta com César que a sua nova casa de verão iria ficar terminada em apenas umas semanas. Para a ajudar a ganhar esta aposta, ela vai recrutar os bravos os gauleses Astérix e Óbelix, e a sua Poção Mágica…

Créditos:
Realizador: René Goscinny, Albert Uderzo Escritor: Jos Marissen, Eddie Lateste, Pierre Tchernia Produção: Raymond Leblanc Música: Gérard CalviRealizador: René Goscinny, Albert Uderzo Escritor: Jos Marissen, Eddie Lateste, Pierre Tchernia Produção: Raymond Leblanc Música: Gérard Calvi




Tintim e o Lago dos Tubarões
País: França, Bélgica , Ano: 1972 , Duração: 81 mins.

Sinopse:
Lago dos tubarões: quartel-general de uma operação mundial de roubos de arte… Professor Girassol: a experimentar uma nova tecnologia ao pé do lago… Tintim: de férias nas proximidades...e Rastapopoulos por detrás disto tudo… Conseguirá Girassol acabar? Conseguirá Tintim resolver o mistério? Irá o vilão Rastapopoulos escapar?

Créditos:
Realizador: Raymond Leblanc Escritor: Jos Marissen, Eddie Lateste, Rainer Gocksch, Jean-Michel Charlier Produção: Raymond Leblanc Música: François RauberRealizador: Raymond Leblanc Escritor: Jos Marissen, Eddie Lateste, Rainer Gocksch, Jean-Michel Charlier Produção: Raymond Leblanc Música: François Rauber



Corto Maltese: Corto Maltese na Sibéria
País: França, Itália, Luxemburgo , Ano: 2002 , Duração: 92 mins.

Sinopse:
Estamos no fim de 1918 e a Rússia está a ser devastada por uma guerra civil … Corto Maltese ajuda as Lanternas Vermelhas que outrora lhe salvaram a vida. Agora junto com Rasputin, o seu “aminimigo” de longa data, ele vai encontrar sociedades secretas chinesas, uma sedutora duquesa russa, e uma multidão de generais divididos entre a nostalgia de um passado glorioso e um futuro incerto em risco de nunca acontecer.

Créditos:
Realizador: Pascal Morelli Produção: Raymond LeblancRealizador: Pascal Morelli Produção: Raymond Leblanc



Lucky Luke - Daisy Town
País: Bélgica, França , Ano: 1971 , Duração: 71 mins.

Sinopse:
Uma caravana típica faz uma paragem quando os colonos encontram um lugar paradisíaco com um malmequer solitário. Decidem fixarem-se no local e dão-lhe o nome Daisy Town. Com o passar dos anos, a situação de Daisy Town evolui para pior – especialmente quando os infames irmãos Dalton conseguem manipular o grande chefe Salmão Vermelho e a sua tribo contra a outrora pacífica vila. Felizmente, o novo xerife de Daisy Town é um conhecido pistoleiro solitário...

Créditos:
Realizador: René Goscinny Escritor: René Goscinny, Morris Produção: Gerard Dargaud, René Goscinny, Raymond Leblanc, Leon Zuratas Música: Claude BollingRealizador: René Goscinny Escritor: René Goscinny, Morris Produção: Gerard Dargaud, René Goscinny, Raymond Leblanc, Leon Zuratas Música: Claude Bolling



O Gato do Rabino
País: França, Estados Unidos , Ano: 2010 , Duração: 89 mins.

Sinopse:
Argélia, anos 20. O rabi Sfar tem mais que um problema. A sua rica filha está a tornar-se adolescente e, como se não bastasse, o seu gato matador-de-papagaios começa a falar! A chegada de uma caixa da Rússia só vem complicar ainda mais as coisas quando descobrem lá dentro, mais morto que vivo, um pintor que está numa missão para encontrar em África uma tribo escondida e a sua mítica cidade. Convencido que essa cidade existe, ele vai embarcar numa incrível aventura, levando consigo o rabi, o seu gato, um sábio xeque árabe e um excêntrico milionário russo. O estilo e visão de Sfar trazem uma mensagem universal de tolerância, neste original e belíssimamente executado filme que celebra um alegre e multicolorido retorno à animação a 2D desenhada à mão.

Créditos:
Escritor: Sandrina Jardel, Joann Sfar Produção: Antoine Delesvaux, Clément Oubrerie, Joann Sfar Música: Olivier DaviaudEscritor: Sandrina Jardel, Joann Sfar Produção: Antoine Delesvaux, Clément Oubrerie, Joann Sfar Música: Olivier Daviaud



Aya, Aventuras num mundo inesperado
País: França, Estados Unidos , Ano: 2012 , Duração: 85 mins.

Sinopse:
O meu nome é Aya. Tenho 19 anos. Eu adoro o meu bairro! Aqui, no Yop City, Abidjan, toda a gente se conhece. É sempre animado, com os nossos mercados ao ar livre, tecidos coloridos, cafés estilosos e claro, música por todo o lado. A minha mãe Fanta é a curandeira mais de confiança do bairro. Quanto ao meu cota, ele é chefe comercial da Cervejeira Solibra. Os meus melhores amigos são a Adjoua e a Bintou, que gostam de sair e passar a noite nos "maquis" a dançar, a beber e a seduzir rapazes. Eu? Eu quero ser médica. Os problemas surgem quando Adjoua percebe que está grávida. No cenário colorido e animado da Costa do Marfim na década de 1970, Aya é um filme vibrante e belíssimamente animado. Do romance adolescente às atribulações parentais, é um vislumbre raro da vida quotidiana africana, com uma banda sonora à maneira.

Créditos:
Realizador: Clément Oubrerie, Marguerite Abouet Escritor: Marguerite Abouet Produção: Autochenille Produção Música: Paul LavergneRealizador: Clément Oubrerie, Marguerite Abouet Escritor: Marguerite Abouet Produção: Autochenille Produção Música: Paul Lavergne

-/-

Conheçam os horários das sessões, bem como o restante cartaz do festival que arranca hoje, aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário