Rubricas

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

À Conversa Com: Devir - Novidades para 2022!


Com o início de um novo ano, voltei a falar com as várias editoras portuguesas sobre os seus planos editoriais para 2022 e sobre aquilo que foi o ano 2021, em termos de vendas.

Hoje dou-vos a conhecer a conversa que tive com Ana Lopes, responsável pela editora Devir, e que, sem abrir muito o jogo, nos confirma algumas boas novidades!

Nomeadamente, que as séries Lazarus e Paper Girls terão continuação em 2022, bem como que a editora irá apostar numa linha de manga mais para adultos! Boas notícias, portanto!

Abaixo fiquem com a entrevista.

Entrevista

1. Qual é o balanço que a Devir faz do ano de 2021? Com o regresso dos eventos presenciais podemos falar de um regresso à normalidade ou, ainda assim, ainda consideram um ano muito atípico?
Um ano ainda não totalmente “normal”, mas é talvez este o novo normal. Mais equilibrado do que 2020, em termos de contacto com os leitores.

2. A editora viu-se forçada a passar para 2022 alguns livros que estavam inicialmente previstos para 2021? Quais?
Death Note Black Edition 3, Lazarus, Paper Girls. Essencialmente por atrasos de aprovações e importação do Brasil.

3. Mesmo admitindo que ainda não tenham dados finais, qual foi o vosso campeão de vendas de 2021?
Ainda estamos a apurar e fechar o ano. Mas em posição de destaque deverão estar Demon Slayer, My Hero Academia e Naruto.

4. E qual o livro em que as vendas ficaram aquém do esperado?
As graphic novel e coleção Tsuru ficam sempre, infelizmente.

5. Nos últimos anos, temos assistido a um afastamento da Devir relativamente à aposta em obras que não sejam mangás. Essa é uma tendência para manter ou está a editora a preparar-se para voltar a lançar banda desenhada para um público mais adulto?
Estamos a preparar-nos para lançar manga para um público mais adulto. O nosso foco vai continuar a ser o manga, com algumas novidades muito pontuais de BD europeia.

6. Que obras tem a Devir agendadas para lançar durante o primeiro semestre de 2022?
Vamos prosseguir as séries que estão a correr e estamos a finalizar contratos para novidades que comunicaremos oportunamente.

7. E para o segundo semestre? Podem levantar o véu em relação a alguma(s) obra(s)?
Ainda não. (risos) Podemos adiantar que as novidades mais sonantes estão programadas para o primeiro semestre e essas vamos comunicar assim que tivermos o OK para tudo.

8 comentários:

  1. Editora altamente permeàvel ao mercado...se não vende não publica mais e os leitores ficam pendurados! simples...já o fez anteriormente!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade aquilo que disse. De qualquer maneira, espero que as coisas melhorem para melhor! :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente a confirmação do aqui tenho dito - 99,9% Manga, 0,1% Outros. Nada tenho contra autores ou obras japoneses (das quais, aliás, possuo vários títulos) mas a Devir (PT), pelo que entendo, tem pouca autonomia para escolher os títulos que coloca no mercado nacional. Se por lado entendo que parte do negócio está nesta área (mangá), por outro percebo mal esta opção por alienar boa parte da sua clientela mais antiga. Poderia e deveria haver espaço para mais variedade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostaria de ver a Devir a editar mais livros de banda desenhada que não fossem do género mangá. Relembro que a coleçao Biblioteca da Alice, por exemplo, tinha obras fantásticas. Mas claro, também compreendo que a editora tem que se reger por números. Não só, mas também.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Muda a gerência mas o maus habitos daa gerencias anteriores continuam +e genetico,com manga estou out

    ResponderEliminar
  6. Já dou de barato que se dediquem apenas a mangá, mas dentro deste género podiam lançar títulos "mais adultos", um bocado à semelhança do que já fizeram com a linha Tsuru com 'Nonnonba' e a 'Marcha para a Morte' histórias fechadas e de qualidade..

    ResponderEliminar