Rubricas

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Análise: Miss Marple - Crime no Hotel Bertram

Miss Marple - Crime no Hotel Bertram, de Dominique Ziegler e Olivier Dauger - Arte de Autor

Miss Marple - Crime no Hotel Bertram, de Dominique Ziegler e Olivier Dauger - Arte de Autor
Miss Marple - Crime no Hotel Bertram, de Dominique Ziegler e Olivier Dauger

A editora Arte de Autor tem conseguido a proeza de publicar com uma excelente dose de assiduidade os vários livros da Coleção Agatha Christie, que se baseia em adaptações para banda desenhada dos clássicos da celebre escritora inglesa. Com efeito, neste momento, a totalidade dos livros da coleção original da editora Paquet encontra-se publicada em Portugal. Ao todo, são já 10 livros.

E o último a ser lançado foi este Miss Marple - Crime no Hotel Bertram que é assinado pelos autores Dominique Ziegler e Olivier Dauger, que já haviam adaptado o outro título da dedicado à personagem de Miss Marple, que foi o álbum Miss Marple – Um Cadáver na Biblioteca.

Miss Marple - Crime no Hotel Bertram, de Dominique Ziegler e Olivier Dauger - Arte de Autor
Como tal, isso já será um ponto de partida para os leitores se orientarem quanto ao estilo de narração e ilustração de ambos os álbuns, que tem claras e naturais semelhanças. Assim, aqueles que gostaram muito de Um Cadáver na Biblioteca provavelmente também gostarão muito deste Crime no Hotel Bertram. Os que gostaram pouco também não deverão gostar muito deste livro. No meu caso, a minha experiência de leitura foi igualmente bastante satisfatória, embora até considere que não tenha ficado tão convencido com este novo livro.

E tal só acontece porque me parece que este Crime no Hotel Bertram é uma história mais complexa e intrincada que, por esses motivos, se torna mais difícil de (bem) adaptar para banda desenhada. Não li a obra original, confesso, mas esta história pareceu-me algo rocambolesca na forma como me chegou, através desta adaptação.

A história coloca-nos na Inglaterra dos anos 60, quando havia uma certa tensão social no país. É nessa altura que começa a haver uma enorme série de assaltos que abala o país. Estes roubos parecem ser feitos de forma meticulosa, não sendo cometidos erros pelos assaltantes que, suspeita-se, formem uma sociedade de crime organizado. E a característica comum a estes assaltos é que as testemunhas que presenciam os crimes, acabem sempre a indicar que uma pessoa que não era suposto ali estar – como um padre, um juiz ou um almirante – participou no ato criminoso. Ora, as provas e os testemunhos parecem não bater certo entre si e isto deixa, naturalmente, a polícia britânica de cabeça completamente perdida, sem que a onda dos assaltos pareça ter um fim à vista.

Miss Marple - Crime no Hotel Bertram, de Dominique Ziegler e Olivier Dauger - Arte de Autor
Até que Miss Marple que, curiosamente, até tinha decidido passar umas férias no Hotel Bertram, para aí recordar tempos felizes da sua infância, começa a ajudar a investigação. E fá-lo de uma forma quase irritante e metediça, há que admitir, presenciando certos comportamentos dos hóspedes que não fazem assim tanto sentido. Estes são os pressupostos basilares da história, mas depois Dominique Ziegler permite-se algumas liberdades criativas como a introdução, por exemplo, da presença dos Beatles, dos Rolling Stones ou do Jimi Hendrix. Já havia introduzido e alterado algumas coisas em Um Cadáver na Biblioteca e volta a fazê-lo aqui. Embora de forma mais comedida.

Em meras 64 páginas temos cenas de ação, com assaltos e crimes a serem feitos; temos a viagem de Miss Marple para Londres e para o hotel Bertram; temos mistério; temos o caso, propriamente dito, da polícia, em que nos vamos apercebendo da sua investigação (sem que Miss Marple comece por fazer parte dela); temos muitas personagens em número; temos eventos paralelos a ocorrer; e, claro, temos a investigação final (já com a ajuda de Miss Marple) no sentido de tentar desvendar todo o caso. 

Ao contrário de outras obras da autora, aqui a trama não me pareceu tão bem encetada e tão “redondinha”, na forma como nos é desvendada. Pelo contrário, pareceu-me até que a solução final acaba por ser algo aleatória e rebuscada. E isto é ainda mais acentuado pela balonagem excessiva do final do livro que, de alguma forma, tenta explicar ao leitor o que realmente aconteceu.

Miss Marple - Crime no Hotel Bertram, de Dominique Ziegler e Olivier Dauger - Arte de Autor
Mas não estou a dizer que não seja um livro bastante agradável para ler – porque o é. Estou apenas a dizer que, para ser mais marcante, este livro precisaria, quanto a mim, de mais páginas, de forma a que os momentos fossem melhor preparados, encadeados e ritmados ou, então que, na iminência de apenas ter 64 páginas para trabalhar, o argumentista Dominique Ziegler tivesse abdicado de alguns eventos e acontecimentos mais secundários, dando especial enfoque à trama principal. Mesmo assim, estou solidário com o argumentista porque, repito, não me parece que esta seja uma obra fácil de adaptar para 64 páginas.

Quanto ao desenho de Olivier Dauger, num traço elegante em linha clara clássica, deve-se dizer que, também como em Um Cadáver na Biblioteca, consegue captar bem a atmosfera britânica (e, em particular, do Hotel Bertram) e das personagens, dando-lhes o charme necessário e característico das histórias de Agatha Christie.

Tendo presente que o estilo de ilustração está muito em linha com o que o autor fez no anterior livro que desenhou para esta coleção, acho que faz sentido relembrar o que eu já tivera escrito sobre o mesmo: "a arte de Dauger funciona bem e capta o espírito e ambiente retratados nos livros de Agatha Christie. Por vezes, achei o desenho algo despido em termos de detalhes cénicos. Noutras ocasiões, as personagens e respetivas expressões faciais também me pareceram um pouco estáticas e a necessitar de um melhor cuidado, para que a noção de movimento fosse mais natural. Ainda assim, o desenho de Dauger é agradável e harmonioso, assegurando uma qualidade interessante a todo o conjunto."
Em termos de planificação da obra, merece ser dado um destaque à introdução de belas vinhetas que ocupam uma página inteira, onde o autor se demonstra virtuoso e inspirado.

A edição da obra é em capa dura brilhante e com papel baço de boa qualidade. Tudo feito em boa harmonia com a restante coleção da editora Arte de Autor.

Em suma, este é mais um bom livro que se junta a esta coleção de bandas desenhadas – que já vai longa – dedicada aos romances de Agatha Christie. Não estará entre os melhores, mas é, ainda assim, um bom livro que permitirá a muitos uma nova viagem ao universo da famosíssima autora inglesa.


NOTA FINAL (1/10):
8.0



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020



-/-

Miss Marple - Crime no Hotel Bertram, de Dominique Ziegler e Olivier Dauger - Arte de Autor

Ficha técnica
Miss Marple - Crime no Hotel Bertram
Autores: Dominique Ziegler e Olivier Dauger
Baseado na obra original de: Agatha Christie
Editora: Arte de Autor
Páginas: 64, a cores
Encadernação: Capa dura
Lançamento: Fevereiro de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário