Rubricas

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Projeto inovador de BD com Realidade Aumentada é lançado na Madeira!



Eis um projeto bastante inovador que envolve a banda desenhada, o turismo, os arquipélagos da Madeira e do Hawaii, e tecnologias modernas como a Realidade Virtual ou Realidade Aumentada!

Chama-se Da Madeira para o Hawaii, tem apoios estatais e distribuição gratuita, e procura contar-nos a história das migrações do Atlântico, designadamente o fluxo migratório da Madeira para o Hawaii.

Na prática, trata-se de um livro com 4 histórias de autores locais que, utilizando novas tecnologias de Realidade Aumentada, permite ao leitor que, utilizando o seu telemóvel, possa ter uma experiência mais imersiva.

Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa do projeto e com algumas imagens promocionais.
Da Madeira para o Hawaii -  Uma Jornada de Banda Desenhada e Realidade Aumentada, de vários Autores

A publicação "Da Madeira para o Hawaii" é uma obra de Banda Desenhada com componentes de Realidade Aumentada que envolve os leitores na fascinante história das migrações do Atlântico, da Madeira para o Hawaii. 

Esta Banda Desenhada foi encomendada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira como parte do projeto Interreg Espaço Atlântico TIDE – “Rede Atlântica para o Desenvolvimento do Turismo Marítimo Histórico”. Este projeto tem como objetivo apoiar organizações e profissionais no desenvolvimento do turismo na região atlântica, identificando potenciais pacotes turísticos de nicho.
Para isso, utiliza-se de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) para enriquecer a experiência dos visitantes e apresentar uma nova dimensão emocionante para o turismo e o património cultural das regiões atlânticas.

“Da Madeira para o Hawaii” destaca-se não apenas como uma obra de Banda Desenhada, mas também como uma ferramenta educativa para sensibilizar e informar os leitores mais jovens sobre estas temáticas referentes à emigração, o Atlântico, e a história da Madeira. Além disso, foi também um importante incentivo para a criação contemporânea de jovens autores madeirenses.

A publicação apresenta quatro relatos verídicos que ocorreram entre 1879 e 1888, documentando as jornadas de famílias que partiram da Madeira rumo ao arquipélago do Hawaii em busca de uma vida melhor.
Entre as histórias contadas estão a do impacto musical de Manuel Nunes, João Fernandes e Augusto Dias no Hawaii, a vida de Estêvão Pedro de Alencastre que se tornou Bispo do Hawaii, uma carta poética de Jesuína Martins que descreve a difícil viagem dos emigrantes, e um interessante documento conhecido como “Diário dos 156 dias” escrito por João Baptista de Oliveira e Vicente de Ornellas.

Um dos aspetos diferenciadores desta obra é a incorporação de tecnologias de Realidade Aumentada, através de conteúdos desenvolvidos com a plataforma BlippAR, que existe desde 2011 e continua a ser um dos protagonistas mais relevantes no mundo da Realidade Aumentada. Os leitores podem explorar conteúdos adicionais como vídeos, fotografias, hiperligações e elementos 3D sobrepostos nas páginas do livro ao visualizá-lo através da câmara de um telemóvel. Esta combinação de narrativa tradicional com tecnologia atual oferece uma experiência de leitura imersiva e educativa.
O trabalho realizado para este projeto editorial envolveu equipas na área da fotografia, história, literatura, cinema, música e ilustração através da colaboração de entidades como como o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, o Centro de Estudos de História do Atlântico, o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, o Centro Cultural John dos Passos, e a Direção Regional da Cultura da Madeira.

São autores desta publicação: Antony Brazão, Mónica Garcês, Samuel Jarimba e Válter de Sousa, sob a orientação de Roberto Macedo Alves e incluindo conteúdo multimédia adicional de Martim Pinto e Rui Teles.

“Da Madeira para o Hawaii” é uma demonstração das possibilidades da utilização da tecnologia como ferramenta que pode dar uma nova vida à história e cultura, e aproximá-la dos leitores mais jovens, ultrapassando as barreiras do tempo e do espaço e possibilitando a ligação do passado com o presente de uma forma original.

-/-

Ficha técnica
Da Madeira para o Hawai
Autores: Antony Brazão, Mónica Garcês, Samuel Jarimba, Válter de Sousa e Roberto Macedo Alves, com elementos multimédia adicionais criados por Martim Pinto e Rui Teles
Editora: Sétima Dimensão 
Páginas: 24, a cores
Encadernação: Capa mole com lombada agrafada
Formato: 17 x 25.5 cm
PVP: Distribuição gratuita nos serviços da SRTC
Também disponível em formato digital, aqui.








Sem comentários:

Enviar um comentário