Rubricas

segunda-feira, 18 de março de 2024

Academia Nacional das Belas Artes organiza evento de BD!



O reconhecimento da banda desenhada enquanto "forma superior de expressão da cultura", por parte da Academia Nacional de Belas Artes, começa a dar os seus frutos!

E é já no próximo dia 26 de Março que ocorre a inauguração da exposição Desenho, Palavra, Sequência - Banda Desenhada, a 9ª Arte.

Esta exposição terá expostos vários trabalhos de alguns dos principais autores portugueses de banda desenhada e contará com uma sessão de abertura no dia 26 de Março, que decorrerá entre as 15h00h e as 16:30h, com entrada livre, havendo uma visita guiada entre as 16:00h e as 16:30h.

Para além da mostra, haverá ainda, entre Abril e Maio, um programa de conferências sobre banda desenhada que contará com a presença de ilustres autores portugueses da 9ª Arte como Diniz Conefrey, Filipe Abranches, Miguel Rocha, Joana Mosi, Paulo Monteiro, Penim Loureiro, Patrícia Costa, Pedro Burgos, João Sequeira, André Oliveira, Nuno Duarte, Pedro Moura, Rita Alfaiate, Carlos Silva, entre outros.

Mais abaixo, deixo-vos com a imagem do evento e com a nota de imprensa da organização.


-/-


Desenho, Palavra, Sequência- Banda Desenhada, a 9ª Arte

No dia 26 Março 2024 (15h00) vai ser inaugurada a exposição “Desenho, Palavra, Sequência- Banda Desenhada, a 9ª Arte” organizada pela Academia Nacional das Belas Artes. Esta iniciativa será a introdução de um conjunto de novos eventos que irão decorrer no seio da comunidade das Belas Artes (Academia e Faculdade) em torno da BD.


“Desenho, Palavra e Sequência – Banda Desenhada, a 9ªarte”

A arte é um conceito em permanente evolução.

De exemplos rudimentares, eventualmente místicos como a arte rupestre, passando pela Idade Média, em que sete categorias de índole não visual (gramática, retórica, lógica/dialéctica, aritmética, geometria, astronomia e música) consubstanciavam o primado dos intelectuais cultos e pelos séculos XVIII/XIX, que no contexto da dialéctica arte/ciência se preocupam com o belo, algo que agrada aos sentidos (música, dança/ópera, literatura, pintura, escultura e arquitectura) transportando a ideia de Belas Artes, com forte conotação visual, alcança-se no séc. XX o “Manifesto das Sete Artes” (1923) de Riciotto Canudo, baseado na lógica da evolução natural dos elementos básicos da expressão artística até à chegada do cinema (7ªarte).

Mas a evolução progride e posteriormente passam a ser consideradas “novas artes”, tal como a fotografia, a banda desenhada (9ªarte), termo este cunhado por Claude Baylic (1964) no artigo “La Bande Desinée est-elle an art?” e a arte digital – no contexto de um possível quadro de classificação, sem consenso absoluto mas esclarecedor da essência da questão, a cada uma delas associam-se determinados itens específicos, nomeadamente:

1ªArte – Artes Sonoras (som): música, canto
2ªArte – Artes Cénicas (movimento): dança, representação, ópera, circo
3ªArte – Pintura (cor)
4ª Arte – Escultura (volume)
5ªArte – Arquitectura (espaço)
6ªArte – Literatura (palavra)
7ªArte – Artes Audio-Visuais (áudio-visual) – genericamente refere-se ao cinema
8ªArte – Fotografia (imagem)
9ªArte – Banda Desenhada (desenho, cor, palavra e sequência)
10ªArte – Arte Digital (artes gráficas computorizadas 2D, 3D + programação)

A Academia Nacional de Belas-Artes (ANBA), em 18 de Outubro de 2023, oficialmente acolheu a Banda Desenhada (BD) no âmbito da sua esfera de intervenção. Sob a sua égide, com a colaboração da Bedeteca de Beja, apresenta agora a exposição, “Desenho, Palavra e Sequência – Banda Desenhada, a 9ª arte”, fazendo jus àquela evolução e visando contribuir para uma optimização da percepção comum e erudita relativamente a uma arte de raízes ancestrais, potencialmente extensíveis á arte rupestre, mas de esplendor recente.

A exposição, considerando uma pluralidade de estilos e apoiando-se em pranchas de diferentes autores portugueses contemporâneos, evidencia os paradigmas da estrutura da linguagem da BD, do argumento até à composição final de todos os componentes da prancha, reforçando o pressuposto de que a simultaneidade e interligação de “Desenho, Palavra e Sequência” é constante e inseparável.


Programa Exposição:

26 de Março - Abertura exposição (15h00 sessão de abertura);

29 de Maio -  Encerramento exposição;

26 de Março e 29 de Maio - Visita guiada (16h00 -16h30);


Programa Conferências (17h00 - 19h00)

12 de Abril (6ªfeira) - "Tradição e Rutura" - Conversa com os autores de BD e arquitetos, Diniz Conefrey, Filipe Abranches, Miguel Rocha e Mosi. Paulo Monteiro/Penim Loureiro (moderação)

3 de Maio (6ªfeira) - "Arquitetura e Banda Desenhada" - Conversa com os autores de BD, Patrícia Costa, Pedro Burgos, Penim Loureiro, João Paciência e João Sequeira. Manuel Couceiro da Costa (moderação)

17 de Maio (6ªfeira) - "A Escrita na Banda Desenhada" Conversa com os autores de BD, André Oliveira, Nuno Duarte, Pedro Moura, Rita Alfaiate. Carlos Silva (moderação).


2 comentários:

  1. Para promover o evento não se arranjava uma imagem ou imagens com mais interesse? O título também não ajuda. Assim dificilmente se promove a 9ª Arte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que a imagem não é muito apelativa. Mas acho que está em linha com a imagem e programação típica da Academia Nacional das Belas Artes.

      Eliminar