Rubricas

sexta-feira, 15 de março de 2024

Análise: II Raide de Macau - Lisboa

II Raide de Macau – Lisboa – Da China a Portugal pela Rota Proibida, de Vários Autores - Associação Tentáculo

II Raide de Macau – Lisboa – Da China a Portugal pela Rota Proibida, de Vários Autores - Associação Tentáculo
II Raide de Macau - Lisboa, de Vários Autores

Eis um projeto que não se vê assim tantas vezes e que, só por isso, merece que o notemos e celebremos: II Raide de Macau - Lisboa - Da China a Portugal pela Rota Proibida resulta de um esforço conjunto que une um conjunto alargado de argumentistas e ilustradores portugueses, bem como várias entidades que patrocinaram a feitura da obra, e que serve, acima de tudo, como um registo e um testemunho em banda desenhada da ligação terrestre de Macau a Lisboa, feita em veículos todo o terreno, no ano de 1990, quando a República Popular da China e a União Soviética (antiga URSS) se abriram ao mundo.

Por essa altura, uma pequena comitiva portuguesa prontificou-se a ligar Macau a Portugal por terra, atravessando zonas do globo até então interditas a viaturas estrangeiras. A iniciativa obteve eco nos media e, anos mais tarde, em 2016, este trajeto terrestre até ganhou o nome de “Nova Rota da Seda”. A última vez que tal acontecera, fora em 1907, data do célebre Raid Pékin-Paris, quando a Rússia Czarista havia autorizado que uma expedição automobilística percorresse o seu território. Até hoje, mesmo com o desmembramento da URSS em diversos países, nenhuma outra expedição repetiu o trajeto da sagaz comitiva portuguesa.

II Raide de Macau – Lisboa – Da China a Portugal pela Rota Proibida, de Vários Autores - Associação Tentáculo
O livro está dividido em cinco histórias curtas em BD que procuram contar como foi feita esta ambiciosa viagem, passando, quer pela sua preparação, quer pelo relato dos eventos vividos neste longo percurso terrestre. Para além das histórias curtas em BD, o livro também contempla vários textos de apoio que permitem que o leitor se inteire com mais precisão sobre esta aventura intercontinental em quatro rodas.

Cada um dos cinco contos vai contando partes do percurso efetuado pela comitiva que participou na viagem. Na prática, e embora o livro tenha 84 páginas, por pouco havia mais páginas de não-BD (40) do que de BD. O que me leva a dizer que, em vez de "um livro de BD com algum texto", este trabalho pode dar a ideia de que é "um livro de viagem (em texto) com alguma BD". E não é que isso tenha algo de errado, atenção! Mas julgo que pode tornar o livro menos apelativo para os que esperavam um livro de BD “mais puro”.

II Raide de Macau – Lisboa – Da China a Portugal pela Rota Proibida, de Vários Autores - Associação Tentáculo
Em termos de autores, são vários aqueles que participam na criação da obra. Todos os argumentos são da autoria de Joaquim Correia que, conforme referido nos créditos do livro, contou com o apoio de António Calado, Fernando Silva, Mário Sin, James Jacinto e Igor Lomakin, protagonistas da própria viagem. A transposição do argumento para o guião de BD ficou a cargo, nas cinco histórias, de Marco Fraga da Silva.

Quanto às ilustrações, cada curta história conta com um autor diferente. Na primeira, A Longa Preparação, os desenhos e as cores ficaram a cargo de Sofia Pereira. A segunda, A Viagem, conta com desenhos de Fil, enquanto que a terceira, Finalmente na China, tem desenhos de Matthieu Pereira. A quarta história, Recarregando Baterias nas Margens do Lago Sayram, é ilustrada por Rui Alex que, infelizmente, apresenta algumas dificuldades na representação anatómica das personagens. Finalmente, a última história, Atribulações na URSS, é ilustrada por Rafael Antunes. As ilustrações de Fil e de Matthieu Pereira são as que considerei mais apelativas. De um modo geral, os desenhos das cinco histórias não são grandiosamente espetaculares em termos visuais, mas acho que cumprem bem a sua tarefa.

II Raide de Macau – Lisboa – Da China a Portugal pela Rota Proibida, de Vários Autores - Associação Tentáculo
Conforme mencionado mais acima, Joaquim Pereira parece ter sido o elemento que reuniu as informações necessárias a contar em cada uma das histórias para, posteriormente, Marco Fraga da Silva as ter transformado em guião de banda desenhada. As informações dos relatos são, pois, contidas e claras, fazendo com que o livro se leia bastante bem, malgrado a duplicação de legendas em duas línguas - mas já lá irei.

A edição é em capa mole baça, com badanas, e apresenta bom papel brilhante no miolo. A impressão e encadernação também são boas.

Nota para o facto de este ser um livro bilíngue, em português e chinês, unindo também, dessa forma, o povo português ao povo macaense/chinês. Se o propósito dessa opção é válido, nobre e legítimo, importa dizer que, especialmente em relação às pranchas de banda desenhada, é uma opção que acaba por condicionar a fluidez da leitura, tal não é excesso de balões em cada uma das vinhetas. Por outras palavras, o livro acaba por ter o dobro das legendas que deveria ter. Repito: o objetivo é nobre, mas não funciona bem em termos de leitura. Nem para quem ler o livro em português, nem para quem ler o livro em chinês.

Em suma, II Raide de Macau – Lisboa vale pelo relato em banda desenhada que nos dá a conhecer – ou a relembrar – o feito significativo e simbólico que foi a ligação terrestre de Macau a Lisboa feita por portugueses, mesmo sendo um livro que, em termos de BD, tem alguns problemas que o afastam de ser um livro obrigatório, apesar de ser uma leitura interessante sobre um tema que importa conhecer.


NOTA FINAL (1/10):
5.8



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020



-/-

II Raide de Macau – Lisboa – Da China a Portugal pela Rota Proibida, de Vários Autores - Associação Tentáculo
Ficha técnica
II Raide de Macau – Lisboa – Da China a Portugal pela Rota Proibida
Autores: Joaquim Correia (com o apoio de António Calado, Fernando Silva, Mário Sin, James Jacinto e Igor Lomakin), Marco Fraga da Silva, Fil, Matthieu Pereira, Rafael Antunes, Rui Alex e Sofia Pereira
Editora: Associação Tentáculo
Páginas: 84, a cores
Encadernação: Capa mole
Formato: 23 x 24 cm
Lançamento: Novembro de 2022

2 comentários:

  1. Foi uma aventura espetacular!
    Parece que agora vai sair o livro com texto e fotos, contando toda a viagem dia a dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia desse novo livro a sair. Parece-me muito interessante. Obrigado pela partilha.

      Eliminar