Rubricas

terça-feira, 18 de junho de 2024

Munícipio da Figueira da Foz lança BD sobre Manuel Fernandes Tomás!



A Câmara Municipal da Figueira da Foz lançou uma biografia em banda desenhada sobre a figura de Manuel Fernandes Tomás, aquele que é comummente considerado como a figura mais importante do primeiro período liberal em Portugal.

A autoria desta banda desenhada é de José A. Matos e Paulo Diogo.

Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais.


Um homem do Outro Mundo - Manuel Fernandes Tomás, de José A. Matos e Paulo Diogo

Manuel Fernandes Tomás nasceu na Figueira da Foz em 1771, estudou na faculdade de direito de Coimbra, tornando-se bacharel em Cânones com apenas 20 anos.

Desiludido com a frágil situação da pátria, com o Rei D. João VI refugiado no Brasil, a a Inglaterra a controlar as forças militares, a crise do comércio, Fernandes Tomás é atraído pelas ideias liberais e sonha com uma constituição que liberte o povo português do regime absolutista e regenere o país.

Juiz no Porto, forma o Sinédrio, um grupo secreto de simpatizantes do liberalismo que irá preparar a Revolução Liberal, a que ocorre em 24 de agosto de 1820.

Manuel Fernandes Tomás torna-se deputado às cortes, onde se revela um extraordinário orador.

Nos últimos meses de vida escreve as Bases da Constituição, que o Rei viria a aprovar em 1822. Morre em Lisboa nesse mesmo ano. Doente, esgotado e mal alimentado, sem nunca ter aceite qualquer remuneração pelas funções públicas.

José A. Matos nasceu em 1959 na Figueira da Foz. Licenciado em línguas de literatura moderna pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário e trabalha actualmente na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz. Participou nos Anuários de Poesia (Assírio e Alvim 1985 e 1986) e publicou Antecâmara (Editorial, Escritor, 1998) e Que venham as aves: poemas de 2005/2015 (Real Gana, 2016). Com Heroína Malmequer (Astrolábio Edições, 2023), Estreia-se na ficção narrativa.
Um homem do outro mundo é o seu primeiro trabalho como argumentista de Banda Desenhado.

Paulo Diogo nasceu na Figueira da Foz em 1963, Iniciou a atividade artística ainda muito jovem participando em exposições coletivas e individuais ao longo de mais de 40 anos, nas áreas da pintura, desenho e escultura. Atualmente é professor do ensino secundário e edita um fanzine intitulado Fanzine Poesia BD onde ilustra poesias e contos de poetas e escritores e de histórias originais da sua autoria.


-/-


Ficha técnica
Um homem do Outro Mundo - Manuel Fernandes Tomás
Autores: José A. Matos e Paulo Diogo
Edição: Munícipio da Figueira da Foz


1 comentário:

  1. Eh pah, que falta de qualidade.
    E na senda das obras de BD comissionadas...
    Cada uma pior que a outra.
    Mas, sem problema: é só dinheiro de todos nós.

    ResponderEliminar