Rubricas

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Álbum inédito em Portugal de Jodorowsky e Moebius acaba de ser lançado!



Os mais atentos já saberiam desta novidade quando a mesma foi anunciada, em primeira mão, aqui no Vinheta 2020. Na altura em que falei com os editores José Freitas e Vanda Rodrigues, das editoras A Seita e Arte de Autor, respetivamente, foi anunciado que ambas as editoras se iriam juntar para co-editar Os Olhos do Gato, uma obra de autores tão consagrados como Alexandro Jodorowsky e Moebius e que, lamentavelmente, se encontrava inédita em Portugal.

Na altura da entrevista, os editores reveleram ao Vinheta 2020 que iriam "lançar um livro estranhamento esquecido na história da edição da BD no nosso país: Os Olhos do Gato, que foi a primeira colaboração entre Moebius e Jodorowsky, ainda no tempo da revista Métal Hurlant, antes de começarem a trabalhar no Incal. Uma obra inédita no nosso país, que inclui um texto super interessante do Jodorowsky e um dossier nosso, que esperamos que seja interessante para os leitores portugueses.
É um livro incrivelmente original, que desafia um pouco a noção daquilo que entendemos por BD, mas que é também um conjunto absolutamente maravilhoso de desenhos do Moebius."

Agora é chegado o momento dessa obra ímpar chegar às livrarias portuguesas. Por agora, o livro até já se encontra em pré-venda (com desconto) no site da Arte de Autor devendo, depois, chegar às livrarias na próxima semana, a partir do dia 18 de Agosto.

Abaixo, fiquem com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais.


Os Olhos do Gato, de Alexandro Jodorowsky e Moebius
Verdadeiro poema visual, de uma simplicidade e crueldade enganadoras, que mostra uma utilização inovadora dos mecanismos narrativos da banda desenhada e do cinema, Os Olhos do Gato é a primeira e a menos convencional das colaborações entre Moebius e Jodorowsky, dupla responsável por obras incontornáveis com a série O Incal, ou A Louca do Sacré Coeur. Uma obra de culto, poética e mística, que, mais de 40 anos após a sua publicação original, mantém intacto todo o seu fascínio.

Obra singular no percurso de dois geniais criadores, Os Olhos do Gato é uma obra única, até na forma como aborda as convenções da BD para as subverter. Uma obra mítica, que, por ter estado indisponível durante muito tempo, foi bastante mais falada do que lida, o que ajudou ao seu estatuto de verdadeiro livro de culto. 

Um livro imprescindível, que finalmente é editado em Portugal, numa edição num formato ligeiramente maior do que o original, de modo a que o fabuloso trabalho gráfico de Moebius possa ser devidamente apreciado, em mais uma colaboração editorial entre A Seita e a Arte de Autor. A edição portuguesa inclui o prefácio original de Jodorowsky e é enriquecida por um dossier final da autoria de João Miguel Lameiras que traça a história desta obra singular, ilustrado com imagens raras.

“Cada vez que via uma página [de Os Olhos do Gato] o prazer espiritual que sentia era de um nível superior ao de um orgasmo. Diante dos meus olhos, tinha a prova inegável de que a banda desenhada é uma grande arte, merecedora de um respeito semelhante ao dispensado aos quadros expostos nos museus.”
– Alejandro Jodorowsky (do prefácio)

-/-

Ficha técnica
Os Olhos do Gato
Autores: Alexandro Jodorowsky e Moebius
Editoras: A Seita e Arte de Autor
Páginas: 64, a preto e amarelo
Encadernação: Capa dura
PVP: 16,50€

2 comentários:

  1. Não deixa de ser curioso que um dos maiores mestres da 9ª Arte mundial tenha estado perfeitamente esquecido nas gavetas dos excelsos editores nacionais. Após a falência da vetusta Meribérica, que tradicionalmente editava a obra do autor por cá (após breve passagem na Futura, com o seminal "O Incal"), nem a Asa nem outro editor "aproveitaram" a oportunidade de repor a obra deste "gigante". Dou, por isso, os meus parabéns à Seita / Arte de Autor pelo resgate. Fiquemos a aguardar pela recuperação da restante obra, de preferência em edições com excelente qualidade gráfica, boa traduções, alguns extras e, se não for pedir muito, uma caixa arquivadora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! É um grande mestre da BD mundial e merece ter toda a sua obra editada em Portugal.

      Eliminar