Hoje é dia de vos dar a conhecer (mais) novidades fantásticas em relação a novos lançamentos de banda desenhada para o segundo semestre de 2021!!!
Desta vez falei, não com uma, mas com duas editoras. Bem, na verdade, é quase como se os esforços das editoras A Seita e Arte de Autor tivessem formado uma nova editora à parte, desde que se uniram, no ano passado, para lançar o interessantíssimo livro Shanghai Dream, de Philippe Thirault e Jorge Miguel. Esse esforço conjunto correu tão bem que as duas editoras preparam novos lançamentos "a meias". E, se no ano passado foi apenas um livro em parceira, em 2021 serão três livros!
E todo eles, sem exceção, me deixam super empolgado! E há uma obra em concreto que vai marcar, certamente, o ano de 2021 como uma das mais importantes obras!
Ora, vejam lá, mais abaixo, as fantásticas surpresas que nos esperam da parceria entre A Seita e a Arte de Autor!
Entrevista
1. Como foi este primeiro semestre do ano editorial de 2021 para vós? Editaram tudo o que tinham planeado ou houve títulos que foram adiados para o segundo semestre de 2021 (ou mesmo para 2022)?A parceria entre a Arte de Autor e A Seita começou no ano passado, e o primeiro livro que editámos saiu em Dezembro, o Shanghai Dream de Philippe Thirault e Jorge Miguel. Portanto, e sem mais lançamentos, é difícil apresentar um “balanço” típico. Podemos dizer que o livro foi um dos mais vendidos de ambas as editoras, e que olhando para a “racionalização” da distribuição que fizemos entre as duas editoras para chegar ao máximo de pontos de venda possíveis, o projecto foi muito bem sucedido.
2. Quais são os vossos lançamentos agendados para o segundo semestre de 2021?
Depois do lançamento deste projecto, as duas editoras analisaram o seu “stock” de direitos comprados, bem como o de livros que pretendiam adquirir. Neste momento, decidimos colaborar em dois títulos (ver abaixo), e temos também uma lista de livros que queremos fazer em conjunto. Tentámos já num caso a compra dos direitos de uma série francesa, mas acabámos por perder para outra editora (os fãs portugueses vão ficar muito felizes quando ela for anunciada, diga-se).
Os três lançamentos que podemos desde já anunciar são já para o segundo semestre, com um deles a entrar no mercado provavelmente já em Julho, se tudo correr bem.
Em primeiro lugar, iremos lançar um livro estranhamento esquecido na história da edição da BD no nosso país: Os Olhos do Gato, que foi a primeira colaboração entre Moebius e Jodorowsky, ainda no tempo da revista Métal Hurlant, antes de começarem a trabalhar no Incal. Uma obra inédita no nosso país, que inclui um texto super interessante do Jodorowsky e um dossier nosso, que esperamos que seja interessante para os leitores portugueses. É um livro incrivelmente original, que desafia um pouco a noção daquilo que entendemos por BD, mas que é também um conjunto absolutamente maravilhoso de desenhos do Moebius (lançamento previsto em finais de Julho).
Os Olhos do Gato
de Jodorowsky e Moebius
O segundo livro que as duas editoras vão co-editar era mais previsível para os nossos fãs: trata-se de mais um livro desenhado pelo Jorge Miguel para o mercado... francês? Franco-americano? Sapiens Imperium, com argumento do americano Sam Timel, acaba de sair em França, e será publicado cá com lançamento na Amadora, onde terá lugar também uma bela exposição retrospectiva da obra de Jorge Miguel. Acreditamos que este seja o seu melhor trabalho de sempre em termos de desenho, uma belíssima space-opera.
Sapiens Imperium
de Sam Timel e Jorge Miguel
E finalmente: decidimos colaborar na edição de uma das obras-primas da banda desenhada francesa, O Combate Quotidiano, de Manu Larcenet, que planeamos editar em dois volumes de 120 pgs. cada, a começar já em Setembro, com o segundo volume marcado para início de 2022. Vencedor do Prémio de Melhor Álbum, no festival de Angoulême, originalmente publicado em 4 volumes, é uma história magnífica do dia-a-dia, que vendeu mais de meio milhão de livros em França, e que esperamos seja também um sucesso no nosso país.
O Combate Quotidiano
de Manu Larcenet
E, claro, esperamos poder colaborar em mais projectos durante o ano de 2022, sendo que já estamos a fazer propostas a editoras várias para mais títulos.
Vanda Rodrigues (Arte de Autor)
José de Freitas (A Seita)
Parabéns à Seita pela edição de "Os Olhos deu Gato" (Moebius parece "criminosamente" ausente do mercado nacional desde à vários anos...) e pela estreia (?) nacional de um dos autores que mais aprecio Manu Larcenet, embora, pessoalmente não teria optado por esta obra...
ResponderEliminarSão boas apostas d'A Seita e da Arte de Autor, sem dúvida!
Eliminar