terça-feira, 29 de junho de 2021

Lançamento: Introdução ao Cálculo em Banda Desenhada



A Gradiva disponibilizou há alguns dias a sua nova aposta em banda desenhada.

Desta vez, estamos perante um livro técnico-didático que procura trazer luzes e conhecimento básico sobre a matemática.

A autoria da obra pertence a Grady Klein e Yoram Bauman, dos quais foi lançado, em 2019, também pela Gradiva, a obra Introdução à Economia em BD vol. 1: Microeconomia.

Abaixo fiquem com a sinopse da obra e respetivas imagens promocionais.

Introdução ao Cálculo em Banda Desenhada, de Grady Klein e Yoram Bauman
Com Grady Klein e Yoram Bauman como nossos guias, escalamos os dois picos da Montanha Derivada e da Montanha Integral, e dos seus cumes vemos como o cálculo se relaciona com o resto da matemática.

Começando pelos problemas da velocidade e da área, Klein e Bauman mostram como a disciplina é unificada por um teorema fundamental. Conhecemos génios como Arquimedes, Liu Hui e Bonaventura Cavalieri, que sobreviveu aos declives da intuição, mas que nos preparou para a avalancha de perigos postos pelo rigor matemático. 

Depois escalamos mais, mexendo-nos entre limites, valores extremos, optimização e integração, e aprendemos como o cálculo pode ser aplicado à economia, física e tanto mais. Klein e Bauman completam o livro com um prático glossário de símbolos de forma que não mistures constantes com restrições.
Com uma narrativa viva e envolvente repleta de graças e esclarecimentos, Introdução ao Cálculo em Banda Desenhada é um início essencial para estudantes ou para alguém curioso sobre matemática.

-/-

Ficha técnica
Introdução ao Cálculo em Banda Desenhada
Autores: Grady Klein e Yoram Bauman
Editora: Gradiva
Páginas: 224, a preto e branco
Encadernação: Capa mole
PVP: 14,00€

2 comentários:

  1. Não conheço o conteúdo didático-científico da obra e, apesar de reconhecer as potencialidades da BD também aqui neste género, parece-me que aqui a Gradiva deu um "tiro ao lado" - a arte é pouco convidativa e ausência de cor diminui, em muito, a passagem de informação. Existem múltiplos exemplos de boa BD didática e por isso questiono a evidente falta de trabalho editorial - os outro títulos que existem no catálogo alinham, infelizmente, pela mesma falta de inspiração. A Gradiva tem (tinha?) uma outra coleção que, sendo igualmente educativa, reunião artistas bem mais interessantes, e dal qual sairam apenas 2 títulos em Portugal - "Hubert Reeves Explica a Biodiversidade" e "Os Direitos do Homem". Porque não dar continuidade a esta coleção?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que não fiquei muito entusiasmado com esta obra. Mas só lendo é que ficarei com uma ideia mais clara.

      Eliminar