quarta-feira, 30 de junho de 2021

É lançado hoje o BDinder - a nova plataforma onde um argumentista de BD pode encontrar um ilustrador e vice-versa!

 

Hoje é mais um dia importante para o Vinheta 2020! É lançado o segundo grupo de facebook desta página. Considero os grupos de facebook como uma ferramenta indispensável para a comunicação, convergência e conetividade entre os elementos que compõem o setor da banda desenhada em Portugal: leitores, autores, editoras e bloggers. Mas já existem vários - e bons - grupos de BD no facebook e, portanto, não quererei, de forma alguma, criar apenas "mais um grupo" com as mesmíssimas informações que os outros grupos já apresentam. Não precisamos de mais redundância.

Nesse sentido, relembro que foi criado em Março deste ano, o primeiro grupo de facebook do Vinheta 2020, intitulado Procura-se BD perdida! O objetivo, conforme expliquei no artigo que escrevi na altura, foi o de criar um grupo onde os leitores de BD pudessem colocar imagens dos livros que procuram e que não têm encontrado. Ou seja, um grupo mais centrado na procura do que na oferta, ao contrário dos grupos de venda e de leilões que já populam no facebook. Na altura, foi um projeto-piloto. Caso o grupo não tivesse sucesso, seria cancelado por mim. Felizmente, tem havido um sucesso razoável nesse grupo, com os membros a colocarem praticamente um post diário acerca de um livro de BD que têm procurado sem sucesso. E - melhor ainda! - já são vários os casos de membros que, graças ao grupo, encontraram livros, que pareciam impossíveis de localizar! Isso é, por si só, um sucesso e a razão de ser desse grupo.

E hoje, como escrevia acima, o Vinheta 2020 arranca com uma nova iniciativa, assente no seu segundo grupo de facebook, que terá o nome de BDinder. Sim, perceberam bem, o nome resulta de uma paródia à famosa aplicação Tinder que, basicamente, serve para ajudar os seus utilizadores a encontrarem a sua cara-metade. A sua paixão. Parto então desse princípio mas aplicando-o à banda desenhada e retirando a parte do engate. O objetivo do BDinder não serão os engates mas sim, ser uma plataforma de contacto entre criadores de banda desenhada (os que já o são e os que ambicionam sê-lo).

Para tal, o BDinder procura ser um grupo de intercâmbio, de partilha e de contacto entre aspirantes a argumentistas e aspirantes a ilustradores. Bem, na verdade, nem têm que ser "aspirantes", como já disse. Quem sabe se um ilustrador português, já com obra publicada, não encontra no BDinder um argumento fabuloso para ilustrar no seu próximo livro? Ou quem sabe se um argumentista de BD, com larga experiência, não encontra neste grupo o ilustrador pelo qual tem andado à procura? Quem sabe?

Além de que, este grupo também poderá servir como uma incubadora de boas ideias. Imaginem que um membro do grupo apresenta uma ideia para uma banda desenhada que suscita grande interesse por parte dos membros que dizem: "adoraria ler uma bd sobre esse tema!". Não será isto uma forma de pré-auscultar o mercado? Há potencial para que o seja, pelo menos. 

Este grupo é, pois, direcionado ao argumentista que até tem uma ideia que considera que daria uma boa banda desenhada mas que nunca encontrou a pessoa certa para a desenhar. Ou para o ilustrador que até gosta de desenhar mas que não tem tanto jeito - ou vontade - para criar histórias. No fundo, isto funcionará como uma plataforma de "encontros criativos".

Como funcionará? Bem, os próprios membros do grupo mostrar-nos-ão o funcionamento através da forma como utilizarem este grupo. O meu objetivo é moderar o menos possível o BDinder. Acho sempre melhor quando estas coisas ganham vida própria. De qualquer maneira, e para que possamos ir avançando aos poucos, são necessárias duas coisas: 1) ter membros e 2) que esses membros comecem a partilhar as suas ideias de argumento para bd e/ou a mostrarem algumas das suas ilustrações. Também estou aberto a sugestões e ideias que possam valorizar esta iniciativa.

Também nada me diz que isto não será um autêntico fracasso. Um grupo sem ilustradores e sem argumentistas. Um grupo onde não se passa nada. Se isso acontecer, é fácil. Cancelarei o BDinder. Nem todas as ideias têm de ser "boas ideias". E convivo bem com isso.

Porém, não saberemos se não tentarmos. E é isso que estou a fazer. Se vieste dar com este texto, peço-te uma coisa: convida os teus amigos que são ilustradores, que são argumentistas, escritores, leitores ou editores de banda desenhada. Convida também os teus amigos que têm uma loja de BD. Ou um gosto especial por este género. Como qualquer grupo, quantos mais forem os seus membros, mais hipóteses haverão que possa surgir daqui alguma coisa relevante para a banda desenhada. Essa forma de arte que todos amamos e valorizamos.

Sairá alguma banda desenhada deste grupo? E conseguirá ser publicada? Teremos aqui um "match"? Logo veremos!

Até já! 





Sem comentários:

Enviar um comentário