Rubricas

terça-feira, 5 de abril de 2022

Ala dos Livros com uma aposta de peso em Don Vega, mais conhecido por Zorro!




A Ala dos Livros acaba de lançar a obra Don Vega, da autoria de Pierre Allary. Conta-nos a história de Zorro e posso dizer que é um livro que me tem suscitado muito interesse. 

Já tive a edição francesa várias vezes nas mãos e posso adiantar que, pelo menos na arte ilustrativa, me pareceu ser um livro fantástico nas vezes em que o folheei.

Veremos qual será a minha opinião após a leitura da obra.

O livro já pode ser encontrado em qualquer livraria.

Mais abaixo deixo-vos a sinopse da obra e algumas imagens promocionais.
Don Vega, de Pierre Allary

Em 1848, na época do domínio colonial espanhol e da corrida ao ouro, um mito ganha forma no território que mais tarde será a Califórnia: a população mexicana, brutalmente explorada pelo general Gomez e pelos seus comparsas – que retiram, a troco de poucos dólares, todas as terras que podem à população local de forma a maximizar os seus lucros com a corrida ao ouro que se avizinha – recorre ao mito de Zorro, o libertador dos oprimidos. Camponeses revoltosos vestem a máscara de um herói popular local e lutam contra os latifundiários gananciosos. E, um a um, os combatentes da liberdade são condenados e enforcados. Até que surge um jovem, a quem Gomez assassinara o pai e lhe retirara a herança, que fortuitamente começa a matar os homens de Gomez. O seu nome é Don Vega e, sob o nome de Zorro, tornar-se-á uma lenda.
Inúmeros filmes e livros fizeram de Zorro, um herói originalmente criado por Johnston McCulley e publicado pela primeira em 1919, o mais conhecido de todos os "Vingadores dos Pobres". Em Don Vega, que a Ala dos Livros agora apresenta, Pierre Alary («Silas Corey», «Moby Dick») desenha um retrato do homem que se encontra por detrás da máscara e que se tornou sinónimo de esperança para uma nação inteira.


-/-

Ficha técnica
Don Vega
Autor: Pierre Allary
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 96, a cores
Encadernação: Capa dura
PVP: 25,00€

Sem comentários:

Enviar um comentário