Rubricas

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Análise: Ideiafix e os Irredutíveis - Nº 1 – Neste Bairro, Latino Não Entra!

Ideiafix e os Irredutíveis - Nº 1 – Neste Bairro, Latino Não Entra!, de M. Choquet, Y. Coulon, J. Erbin, J. Bastide e P. Fenech - ASA

Ideiafix e os Irredutíveis - Nº 1 – Neste Bairro, Latino Não Entra!, de M. Choquet, Y. Coulon, J. Erbin, J. Bastide e P. Fenech - ASA
Ideiafix e os Irredutíveis - Nº 1 – Neste Bairro, Latino Não Entra!, de M. Choquet, Y. Coulon, J. Erbin, J. Bastide e P. Fenech

Recentemente, há poucas semanas, a ASA publicou por cá um livro dedicado a Ideiafix, o incontornável cão de Astérix e Obélix que, pela primeira vez na sua história, recebe um livro de banda desenhada inteiramente dedicado a si. A série chama-se Ideiafix e os Irredutíveis e em França até já vai no segundo álbum, portanto é expetável que esse segundo livro seja editado também por cá, caso este primeiro livro se comporte bem em termos de vendas. A ver vamos.

Sendo uma série que se foca em Ideiafix e nos seus companheiros de quatro patas (ou de duas asas!), não contem, por isso, com a presença da célebre dupla de gauleses. Na melhor das hipóteses aparecem, em pano de fundo e sem grande implicação no enredo, algumas personagens mais secundárias da série principal como o chefe Matasétix ou como o jovem Atrevidix. Este último com maior relevância para a história. Aqui o foco é, por isso, Ideiafix e os seus animais companheiros Turbina, Glutonix, Ladina, Noturnix e Bronquitix. Dois cães, uma gata e dois pássaros.

Este é um livro que reúne três histórias de 20 páginas. São breves, simples e lineares. São pautadas por um leve humor, ancorado em situações cómicas e onde há espaço para alguma ação, já que este conjunto de heróis tudo fará para levar a cabo os seus intentos.

Ideiafix e os Irredutíveis - Nº 1 – Neste Bairro, Latino Não Entra!, de M. Choquet, Y. Coulon, J. Erbin, J. Bastide e P. Fenech - ASA
Na primeira história, A Bola da Borrasca, os heróis terão que perseguir uma bola emblemática, de forte relevância histórica. Na segunda história, Fluctuat N-Hic! Mergitur!, os animais e habitantes de Lutécia – local onde decorrem todas estas aventuras – terão que lidar com um estranho vírus que, propositadamente ou não, nos remeterá, certamente, para os tempos que experienciámos recentemente com a pandemia de covid-19. Finalmente, na terceira história, Labieno, Não Passarás!, lidamos com a revolta de Atrevidix que questiona a presença e ação dos romanos, particularmente do General Labieno.

Ao todo, participam neste pequeno livro cinco(!) autores diferentes. Para cada uma das três histórias temos um argumentista diferente: Jérome Erbin, Matthieu Choquet e Yves Coulon. E temos ainda dois ilustradores: Jean Bastide e Philippe Fenech. Apenas este último colabora em duas histórias, desenhando A Bola de Borrasca e Labieno, Não Passarás!.

Achei particularmente positivo o paralelismo e homenagem feitos aos álbuns originais de Astérix com aquela célebre introdução do “Toda a Gália está ocupada pelos Romanos… Toda a Gália? Não!(...)”. Aqui apenas se substituiu Gália por Lutécia. Também a habitual página com a apresentação de cada uma das personagens principais marca presença. São pequenas coisas, mas que são bem-vindas pelo piscar de olhos óbvio aos clássicos livros de Astérix e Companhia.

As histórias não são hilariantes nem tão pouco nos dão grandes argumentos. Servem mais como pretextos para colocar a mascote Ideiafix e os seus amigos em aventuras. Como tal, é uma leitura mais direcionada para um público mais infantil. Lê-se bem, mas não encanta.

Ideiafix e os Irredutíveis - Nº 1 – Neste Bairro, Latino Não Entra!, de M. Choquet, Y. Coulon, J. Erbin, J. Bastide e P. Fenech - ASA
Em termos de desenho, creio ser justo dizer que nada de errado acontece neste livro. Temos as personagens desenhadas à boa maneira de Uderzo, assegurando todas as características e dinâmicas gráficas que poderíamos esperar do mestre original. Um autêntico decalque da obra de Uderzo em Astérix mas, convém deixar bem expresso, um decalque bem feito. Não será, portanto, na vertente visual que nos poderemos queixar de algo neste livro de Ideiafix.

Em termos de edição, devo confessar ter sido surpreendido por uma edição curta em formato, pouco maior do que um A5, e em capa mole, em detrimento do grande formato dos livros de Astérix, com capa dura, a que todos nós já nos habituámos. Talvez, até por isso, esta seja uma aposta diferente e para um público mais infantil. Mas pior do que o formato do livro ser pequeno e com encadernação em capa mole, não gostei especialmente que a mancha impressa do livro deixe margens em branco tão grandes. Se o livro já não era muito grande, ao menos as pranchas deveriam ter ocupado o maior espaço possível, não? Desta forma, as vinhetas acabam por se tornar demasiado pequenas, com algumas partes com má legibilidade. Não percebo a escolha. Direi ainda que me parece que a ASA se limitou a editar o livro tal como o mesmo vem sendo editado noutros países. Portanto, esta "má escolha", se é que assim a posso denominar, não se deve ao lado português.

Nota negativa, ainda, para a enorme confusão que é esta capa. Temos o logótipo dedicado a Ideiafix e os Irredutíveis, temos o logótipo de Astérix, temos os nomes de Goscinny e Uderzo a grande, temos os nomes dos autores, que fazem mesmo este livro (e que são cinco!), a pequeno e temos o título do livro que é Neste Bairro, Latino Não Entra!. E tudo isto acontece na parte de cima da capa que, relembro, não é minimamente grande. No fundo, temos uma masterclass de como não fazer uma capa.

Acho que, acima de tudo, este é um daqueles livros cuja apreciação crítica tem forçosamente de mudar consoante o público a que a obra disser respeito. Assim, para um acérrimo fã adulto de Astérix, que acompanhou as aventuras do herói gaulês ao longo dos anos, é bem provável que este Ideiafix seja uma triste e olvidável ideia. As histórias são demasiado curtas e irrelevantes. Todavia, se pensarmos este livro como um certo “batismo à banda desenhada” para um público mais infantil, então a aposta torna-se mais relevante e bem-vinda. Claro que poderemos sempre objetar: “porque é que hei-de comprar este livro para dar ao meu sobrinho, se posso oferecer-lhe um verdadeiro álbum de Astérix, assinado por Uderzo e Goscinny? Pois bem, isso (também) será verdade. Contudo, acho que o Ideiafix pode conquistar um lugar de simpatia junto dos mais novos. A escolha ficará sempre a cargo do comprador, claro está.


NOTA FINAL (1/10):
6.0



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


-/-


Ideiafix e os Irredutíveis - Nº 1 – Neste Bairro, Latino Não Entra!, de M. Choquet, Y. Coulon, J. Erbin, J. Bastide e P. Fenech - ASA

Ficha técnica
Ideiafix e os Irredutíveis - Nº 1 – Neste Bairro, Latino Não Entra!
Autores: M. Choquet, Y. Coulon, J. Erbin, J. Bastide e P. Fenech
Editora: ASA
Páginas: 72, a cores
Encadernação: Capa mole
Formato: 16 x 20 cm
Lançamento: Julho de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário