Rubricas

sexta-feira, 16 de junho de 2023

O que esperar do Maia BD, que arranca hoje?!


Estive fora durante uns dias mas volto cheio de energia para vos continuar a falar de banda desenhada.

E começo com o Maia BD, esse novo evento dedicado à banda desenhada que arranca hoje na cidade da Maia constituindo, por isso, um desejado regresso dos eventos de banda desenhada à região do norte do país. 

Verdade seja dita, era de lamentar que, de há muitos anos para cá, não houvesse nenhum evento de banda desenhada (com relevância) acima da cidade de Coimbra. Fico feliz por verificar que o Maia BD veio preencher uma lacuna!

Mas o que podemos esperar desta primeira edição do Maia BD que decorre no Fórum da Maia e começa hoje e acaba no próximo domingo? Que autores, que lançamentos e que programa podemos esperar daquele que é, desde há muitos anos, o primeiro evento sobre banda desenhada no norte do país? 

Partilho toda essa informação convosco, mais abaixo.


Bem, para primeira edição, diria que são muitos os bons sinais que a Organização tem dado, para já.

Em primeiro lugar, congratulo-me por saber que o evento conseguirá trazer dois autores internacionais: Georges Bess e Canizales. Além disso, estarão presentes no evento alguns dos autores mais relevantes da banda desenhada nacional como Filipe Melo, Luís Louro, Paulo J. Mendes, Joana Afonso, João Sequeira, Bernardo Majer, Joana Mosi, Penim Loureiro, entre muitos outros.




Para além da presença de um bom elenco de autores, teremos também um belo conjunto de lançamentos, que partilho convosco mais abaixo:



Frankenstein, de Georges Bess - A Seita



O Mangusto, de Joana Mosi - A Seita e Comic Heart



Umbigo do Mundo #2 - Regresso a Senabria, de Penim Loureiro e Carlos Silva - A Seita e Comic Heart



Ordinário, de Rafael Sica - A Seita



As Muitas Mortes de Laila Starr, de Filipe Andrade e Ram V - G. Floy Studio



Miracle Worker (Versão inglesa de Milagreiro), de André Oliveira e vários Artistas - Kingpin Books



Helter Skelter – Queda e Ascensão, de Kyôko Okazaki - Sendai Editora)



Forgoth: A Cidade Escondida, de João Soares - Escorpião Azul


Em suma, as expetativas para este evento estão altas e congratulo a Organização, constituída pela Câmara Municipal da Maia e a editora A Seita por esta iniciativa, desejando que seja a primeira de muitas edições. Votos de sucesso!

Mais abaixo, deixo-vos ainda com o programa completo do evento que, para além dos lançamentos de novos livros e conversas com autores, contará também com projeções de filmes, atividades de urban sketching, workshops, sessões de desenho ao vivo, sessões de autógrafos, cosplay, quiz musical de anime e k-pop random play dance.

Não deixem de comparecer!    



Sem comentários:

Enviar um comentário