Rubricas

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Análise: O Fantasma de Anya

O Fantasma de Anya, de Vera Brosgol - Fábula - Penguin Random House

O Fantasma de Anya, de Vera Brosgol - Fábula - Penguin Random House
O Fantasma de Anya, de Vera Brosgol

O Fantasma de Anya, da autora russa Vera Brosgol, é o mais recente lançamento da editora Fábula, uma chancela do grupo Penguin Random House, que, dentro da banda desenhada, já havia lançado O Jardim Secreto - Novela Gráfica, de Mariah Marsden e Hanna Luechtefeld, e Ana dos Cabelos Ruivos: Novela Gráfica, de Mariah Marsden e Brenna Thummler.

Esta terceira aposta da chancela Fábula continua a trazer-nos uma banda desenhada leve e cativante, destinada aos mais jovens e, quiçá, mais direcionada para um público mais feminino.

Seja como for, e sendo eu uma pessoa a chegar aos 40 anos e do sexo masculino, posso dizer-vos que esta nova obra não se fica só por esse público. Tendo em conta a sua qualidade, devo dizer que é um belo livro de BD que merece ser (re)conhecido por muita gente.

O Fantasma de Anya, de Vera Brosgol - Fábula - Penguin Random House
Afinal de contas, este é um trabalho multi-premiado que numa das badanas do livro até cita o célebre Neil Gaiman, que considerou este O Fantasma de Anya como “uma obra-prima”. Não o será, pelo menos para a minha bitola, mas é um belo livro que funciona bastante bem e que tem aquela característica que considero tão importante que é ter o potencial para fazer chegar a banda desenhada a um público mais alargado. O setor precisa destes livros que mesmo apontando a um público mais jovem, têm, ainda assim, qualidade. Acredito que é este tipo de abordagens – bem desenhadas e com uma história leve e interessante – que faz a BD entrar nos quartos de adolescentes que não têm o hábito de ler banda desenhada.

A história concentra-se na personagem de Anya, uma adolescente russa imigrante a viver nos Estados Unidos. Tal como muitos outros adolescentes, Anya tem alguma dificuldade em integrar-se no colégio. Não apenas por ser imigrante, mas também porque não está satisfeita com a sua aparência física. A isso junta-se o facto de o rapaz por quem sente uma paixoneta, já ter uma namorada que, aos olhos de Anya, é perfeita. A típica história de adolescentes, portanto.

O Fantasma de Anya, de Vera Brosgol - Fábula - Penguin Random House
Mas tudo muda e ganha uma nova dimensão quando Anya cai acidentalmente num poço e conhece uma criatura inusitada: o fantasma de Emily, uma rapariga que morreu há praticamente um século. Este fantasma de Emily depressa se vai tornar numa amiga e, acima de tudo, ajuda nos desafios mundanos da vida de Anya.

A história é leve e fácil de ler e, devido à existência do fantasma, depressa nos faz mergulhar de cabeça na leitura de forma a testemunharmos para onde nos irá levar a narrativa. Com alguns momentos de humor e bastante sarcasmo, Anya é uma personagem bem concebida e com uma boa dose de carisma. Contudo, e para além dessa parte mais suave da trama, a história também assume um tom de terror, suspense e fantasia. Que fica até mesmo algo inusitado lá mais para o fim do livro.  Claro que é tudo feito de forma algo leve e não será, propriamente, um daqueles livros que “assusta” ou que “horroriza”. Digo eu. Seja como for, não deixa de ter alguns elementos mais fortes, especialmente para o fim do livro. É que o fantasma de Emily começa por se nos apresentar como uma personagem terna e indefesa, mas talvez as aparências iludam…

O Fantasma de Anya, de Vera Brosgol - Fábula - Penguin Random House
O maior interesse do argumento concentra-se em Anya e no seu processo de crescimento e autodescoberta. A protagonista passa por uma mudança significativa, evoluindo de uma adolescente insegura para alguém mais confiante e consciente das consequências das suas ações, o que faz com que seja uma personagem complexa e identificável para o público jovem.

No final, se se pode apresentar alguma queixa é que certas personagens e eventos parecem ter sido pouco aproveitados pela autora. O próprio final do livro, quanto a mim, também é um pouco over the top. Toda a parte mais assustadora ou fantasmagórica talvez pareça um pouco forçada e exagerada e parece ter sido introduzida pela autora mais com o intuito de diferenciar esta história das demais histórias para adolescentes do tipo coming of age. Creio que a história poderia ter-se mantido mais ao nível alegórico e menos literal.

Em termos de ilustrações, fiquei bastante satisfeito com o trabalho da autora Vera Brosgol. O estilo é bastante “cartoonizado”, fazendo lembrar desenhos animados. Talvez por isso, as personagens apresentem expressões muito demarcadas, que facilitam a que criemos uma boa empatia com as personagens. Até mesmo com aquelas de caráter mais dúbio. É um estilo de traço moderno, simples, mas totalmente eficaz na narração visual do argumento. Gostei bastante!

O Fantasma de Anya, de Vera Brosgol - Fábula - Penguin Random House
Em termos cromáticos, a paleta é em tons roxos e azulados, o que encaixa muito bem no estilo de história que se pretende fazer: por um lado, é sombria o suficiente, mas, por outro lado, também consegue ser moderna e apelativa para uma franja de público mais jovem.

A edição da Fábula é em capa mole baça, com badanas, e, no miolo, tem papel brilhante com uma boa gramagem. Creio que o papel talvez tenha brilho em demasia. Eu sou um confesso amante de papel baço porque acho que quase sempre – excetuando se estivermos perante uma história de ação ou de super-heróis – o papel baço é mais genuíno e permite apreciar melhor os detalhes de um bom desenho. Mas, claro, esta nem sequer é uma opinião que todos os leitores partilham, como bem sei. É uma opinião meramente pessoal. Portanto, também em este O Fantasma de Anya, optaria por papel baço se fosse o editor. Além disto, o livro apresenta boa qualidade ao nível da encadernação e da impressão.

Em suma, O Fantasma de Anya é um belo livro, bem desenhado e bem narrado, e daqueles para serem lidos não só por jovens, mas também por adultos. Mesmo que – e isso é uma coisa tão importante – tenha o potencial de formar novos leitores de banda desenhada.


NOTA FINAL (1/10):
8.3



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


-/-

O Fantasma de Anya, de Vera Brosgol - Fábula - Penguin Random House

Ficha técnica
O Fantasma de Anya
Autora: Vera Brosgol
Editora: Fábula (Penguin Random House)
Páginas: 232, a cores
Encadernação: Capa mole
Lançamento: Outubro de 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário