Rubricas

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Análise: Sou o Seu Silêncio

Sou o Seu Silêncio, de Jordi Lafebre - Arte de Autor

Sou o Seu Silêncio, de Jordi Lafebre - Arte de Autor
Sou o Seu Silêncio, de Jordi Lafebre

Tenho uma nova paixão por uma personagem da BD! Chama-se Eva Rojas e é a protagonista do novo livro de Jordi Lafebre, intitulado Sou o Seu Silêncio, que a Arte de Autor acaba de publicar!

E é mesmo por aí que quero começar. Pela personagem. Personagens é o que não falta para aqueles que, como eu, já leram muita banda desenhada. O mesmo poderia, aliás, ser dito para os que acompanham cinema, videojogos ou literatura. Há sempre alguém que protagoniza a história em que nos detemos. No entanto, e como saberão tão bem como eu, nem sempre essas personagens são inesquecíveis. Ou originais. Ou marcantes. Por vezes, parece que só ali estão para servir a história que se pretende contar. Depois há – e que bom que isso é – algumas personagens que, ou pela sua originalidade, ou pelo seu carisma, ou por nos identificarmos ou preservarmos algo nelas, ficam connosco para o resto da vida. Eva, a personagem principal de Sou o Seu Silêncio é uma dessas personagens. Passarão anos depois de eu ler este livro e continuarei a lembrar-me, com saudade, desta magnífica personagem!

Sou o Seu Silêncio, de Jordi Lafebre - Arte de Autor
E esse será, quanto a mim, o maior trunfo de mais um trabalho carregado de trunfos de Jordi Lafebre. O autor começou por se tornar mais célebre por trabalhar com Zidrou nas obras Verões Felizes, Lydie e La Mondaine (que espero que, tal como as outras obras referidas, venha a ser publicado em Portugal). Nos livros que brotaram dessa parceria tornou-se óbvio para todos que Lafebre era dono de uma qualidade invejável a nível de desenhos. Com um traço moderno, onde são claras as influências da escola Spirou, o autor é especialmente sublime na caracterização de expressões faciais impactantes. O sonho para um argumentista de banda desenhada, diria.

E se essa capacidade de desenho de Lafebre já era, pois, um facto consumado quando, em 2020, o autor se aventurou enquanto autor completo - assegurando argumento e desenhos – com a obra Apesar de Tudo ficou claro que Jordi Lafebre também tinha cartas para dar nesse cômputo do argumento e do texto. De facto, Apesar de Tudo tornou-se instantaneamente num das minhas BDs one shot preferidas de sempre! Como tal, a minha expetativa para este Sou o Seu Silêncio, em que Jordi Lafebre assegura, novamente, argumento e ilustrações era, por tudo o que já disse acima, altíssima.

E não saí defraudado! De todo! Pelo contrário, Lafebre continua a surpreender-me. Desta feita, fê-lo acima de tudo com a personagem de Eva. Trata-se de alguém adorável, extremamente empertigada (sem ser irritante), divertida, inteligente, sensual e sensível. Fiquei fã! Só pela personagem, este livro já valia a pena e, sinceramente, gostaria de a ver a ser resgatada, no futuro, para novas histórias do autor.

Sou o Seu Silêncio, de Jordi Lafebre - Arte de Autor
A história de Sou o Seu Silêncio é, na verdade, um romance policial. A ação decorre na cidade de Barcelona e a protagonista, Eva Rojas, é uma psiquiatra brilhante que se encontra a fazer terapia psiquiátrica, como paciente. O seu médico é o Dr. Llull que vai-lhe fazendo algumas perguntas para melhor a ajudar a lidar com os seus fantasmas. E sim, “fantasmas” não foi um substantivo usado ao calhas por mim. O aparente objetivo destas sessões psiquiátricas é que Eva recupere a sua licença para continuar a exercer a sua profissão.

E, então, vai narrando ao Dr. Llull a história onde se viu metida pela sua amiga (e paciente) Penelope, que lhe pediu apoio através da sua presença durante a leitura do testamento da avó da Penelope. Acontece que a família desta é uma das mais influentes e ricas da região, sendo produtora de vinhos e detentora de uma enorme fortuna. Como tal, e tendo em conta os skills de psiquiatra de Eva, esta acaba por conhecer os segredos obscuros dos vários membros da família. E é durante a sua estadia na propriedade que um membro da família Monturó, qual romance de Agatha Christie, aparece morto. As suspeitas parecem apontar para Eva que terá que provar a sua inocência, investigando ela própria, pelos seus meios, o misterioso caso.

A história vai assumindo um estilo de humor leve, à boa maneira das comédias românticas que passam na televisão aos sábados à tarde, onde, apesar disso, há espaço para momentos mais sérios e introspetivos. E, claro, para a investigação. Não tendo, por sinal, a classe e método nos procedimentos de investigação de um Sherlock Holmes ou de um Hércule Poirot, Eva Rojas é “despachada” e, com desenvoltura e alguns percalços pelo caminho, tudo fará para levar a bom porto a investigação.

Sou o Seu Silêncio, de Jordi Lafebre - Arte de Autor
Em termos narrativos, Jordi Lafebre volta a aproximar-se da genialidade. A história até pode não ser nada do outro mundo, mas a forma como é contada, é brilhante. O autor faz uso de vários níveis narrativos, aproveitando os bem construídos diálogos de Eva e do Dr. Llull, com o relato dos acontecimentos e ainda com os comentários de três mulheres que, não estando materialmente presentes, nunca deixam de marcar presença na vida de Eva. E para aqueles que gostam de histórias mais terra-a-terra, sem partes de fantasia, refiro que não há nada de fantasioso na utilização destas três personagens. Mas terão que ler o livro para perceber do que falo.

Para além disso, Lafebre ainda nos reserva um bom conjunto de surpresas que nos enganam e nos levam por caminhos que, à partida, pareciam não estar no nosso horizonte interpretativo. Fantástico! Por muito que adore as obras de Lafebre com Zidrou – e acreditem que adoro todas elas! – acho que já podemos afirmar sem receios que Lafebre é um autor completo. Se na ilustração é fantástico, também o consegue ser em termos de argumento!

Interessante ainda é que Sou o Seu Silêncio aborde questões de saúde mental. Não o faz de uma forma académica ou enfadonha, mas também não o faz de forma superficial. Pelo contrário, acaba por assumir um tom emotivo que justifica muitas das emoções e comportamentos da irresistível Eva.

É verdade que há umas “coisitas” no argumento que talvez pareçam um pouco mais forçadas ou menos verosímeis e que a resolução final do caso também poderia ter sido mais fantástica, mas, pelo menos olhando para o meu crivo de qualidade pessoal, essas coisas não beliscam em nada a inegável qualidade da obra. Aliás, creio que quando chegar o final do ano e eu olhar para as minhas leituras preferidas de BD de 2023, Sou o Seu Silêncio estará entre o meu TOP 10.

Sou o Seu Silêncio, de Jordi Lafebre - Arte de Autor
Os que procuram uma história romântica como Apesar de Tudo talvez fiquem algo desiludidos por não verem abordadas questões amorosas neste livro, mas, convenhamos, também nunca pareceu ser essa a premissa sugerida pelo autor para este livro. Com efeito, trata-se de um policial leve, extremamente bem pensado, maravilhosamente narrado e com uma inolvidável protagonista. E os desenhos… bom, os desenhos são lindos!

Para os que gostaram das ilustrações de Verões Felizes ou de Apesar de Tudo, encontrarão aqui mais um trabalho de qualidade superior. Sem que lhes demos autorização para tal, as expressões das personagens criam empatia connosco. Nota ainda, curiosa, para o facto de o estilo de desenho do autor, demarcadamente europeu, conseguir, em várias vinhetas, remeter-nos de forma subtil para o mangá - pelo menos, em relação à personagem de Eva com o seu cabelo curto pontiagudo e grandes olhos expressivos.

Quanto à edição da Arte de Autor, o livro apresenta capa dura de textura aveludada e detalhes a verniz. Bom papel ligeiramente brilhante no miolo, boa encadernação e boa impressão. Tudo muito bem feito, exceto a introdução do nome da editora na capa que não aparece alinhada ao centro - eu sei que isto é um preciosismo meu e, portanto, desculpem o meu O.C.D., mas não consegui evitar de reparar nisto. Mas já que falo na capa, Jordi Lafebre também volta a dar-nos uma capa soberba. Verdadeiramente linda e impactante. Eu já comprava o livro só por causa desta capa.

Em suma, não só fiquei apaixonado com a personagem de Eva Rojas, a protagonista deste Sou o Seu Silêncio, como ficou provado (e comprovado) que Jordi Lafebre é um autor completo, maravilhoso no argumento e na ilustração e que nos dá, uma vez mais, uma das melhores bandas desenhadas do ano! Ponham na lista de compras, este é obrigatório!


NOTA FINAL (1/10):
9.8



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


-/-

Sou o Seu Silêncio, de Jordi Lafebre - Arte de Autor

Ficha técnica
Sou o Seu Silêncio
Autor: Jordi Lafebre
Editora: Arte de Autor
Páginas: 112, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 225 x 298
Lançamento: Outubro de 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário