Rubricas

terça-feira, 23 de abril de 2024

Já é conhecido o Programa Completo do Coimbra BD 2024!



A Organização do Coimbra BD 2024 acaba de partilhar a programação completa do evento que começa já na próxima quinta-feira, dia 25 de Abril, e se prolonga até domingo, dia 28!

Recordo que o evento acontece no Convento São Francisco, em Coimbra, e tem entrada livre.

A programação está bastante recheada de atividades que são adequadas para toda a família.

Eu estarei por lá, logo no primeiro dia, na quinta-feira, 25 de Abril, para apresentar o novo Undertaker, da Ala dos Livros, e, claro, o meu livro Muitos Anos a Virar Páginas, editado pela Escorpião Azul.

Mais abaixo, deixo-vos a nova nota de imprensa publicada pela Organização do evento.

Vemo-nos por lá!


-/-


O universo da Banda Desenhada está a chegar ao Convento São Francisco com o Coimbra BD 2024

O evento promete muitas atividades para todos os fãs de BD e literatura, mas também para toda a família entre 25 e 28 de abril com entrada livre.

O Coimbra BD 2024, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, vai ter lugar entre os dias 25 e 28 de abril no Convento São Francisco. Este é um dos eventos de referência por parte dos mais conceituados autores e editoras e pretende destacar o universo da BD para os mais diversos públicos.

Com a presença de mais de 40 autores e ilustradores confirmados, a edição de 2024 do Coimbra BD promete novas áreas e conteúdos, vários lançamentos exclusivos, exposições de alguns dos mais reconhecidos artistas a nível nacional, diversos workshops, sessões de cinema, competições de card e board games e muito mais.



Entre os muitos artistas que estarão presentes no evento, destacam-se nomes como Luís Louro, autor do cartaz da edição deste ano do Coimbra BD, Nuno Saraiva, João Mascarenhas, Fernando Cabrita, Penim Loureiro, Pedro Moura, Susa Monteiro, Joana Mosi, João Ramalho-Santos, André Caetano, Henrique Gandum e Duarte Gandum, Joana Afonso, Joana Rosa, Derradé, André Lima Araújo ou Jorge Coelho.

A edição de 2024 inclui ainda várias exposições entre as quais: “A Força do Preto e Branco” de André Caetano que apresenta esta mostra de pranchas originais dos seus dois mais recentes livros, “Volta, o Despertar dos Gigantes de Gelo” e “A Little Girl”; “O Corvo: 30 Anos, 30 Pranchas”, a exposição que celebra os 30 anos da icónica personagem de Luís Louro; “A Mensagem – Fernando Pessoa em BD” com pranchas originais da adaptação de Pedro Moura e Susa Monteiro para BD da emblemática obra; “A Revolução Interior: À Procura do 25 de Abril” com pranchas originais do livro com argumento João Ramalho-Santos e João Miguel Lameiras e arte de José Carlos Fernandes; “A Norte de Sul Nenhum” que coloca em diálogo as pranchas originais de João Mascarenhas; e “Homenagens à Alma” onde a convite de Penim Loureiro, 22 ilustradores criam fan art original inspirada na série de BD, “Umbigo do Mundo”.

Paralelamente, importa referir a presença de inúmeras editoras tais como: Dr. Kartoon, Ala dos Livros, A Seita, Arte de Autor, Penguin Random House, Almedina, GFloy, Levoir, Asa, Bertrand, Europrice Convergência, Saída de Emergência, Presença, Planeta Tangerina, entre outras.

O Coimbra BD conta com uma área de Artists’ Alley com cerca de 30 novos talentos que terão a oportunidade de dar a conhecer os seus trabalhos e obras a todos os visitantes e diversos workshops tais como: “Maquilhagem de Efeitos Especiais para Cinema ao Vivo”; “Como Desenhar uma Cara de Mangá”, “Banda Desenhada – Da Ideia à Página”, “Layout de Banda Desenhada”, “Ser Repórter Por um Dia”; “Contar uma História em Banda Desenhada”; “Personagens Geométricas”; “Desenho e Pintura ao Vivo”; “Costura para Cosplay”; “Estilização de Perucas Cosplay”, entre outros.


Uma referência também para a área do Cosplay, uma das mais esperadas que terá uma presença de destaque com o tão esperado Concurso de Cosplay, workshops e diversos painéis com os cosplayers embaixadores como “Desafios e Conquistas do Universo do Cosplay” e “Skits de Concurso” bem uma exposição de alguns dos mais impactantes fatos criados para competições. Adicionalmente, destaque para o universo de Card e Board Games, com atividades que prometem animar todos, com especial destaque para a presença dos Duros do Mondego, com demonstrações de Warhammer e Dungeons and Dragons e ainda diversas competições oficiais como Disney Lorcana, pela Diver, Catan e Carcassonne.

Na área Kids & Family não vai faltar animação com várias oficinas dedicadas aos mais novos, atividades como a ‘Hora do Conto’ promovida pela Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Coimbra, lançamentos de obras infantis, pinturas e desenho, workshops, o melhor do cinema da animação com sessões Monstrinha durante o fim de semana proporcionadas pelo conceituado Festival de Animação de Lisboa, Monstra, entre outros momentos de destaque que prometem muita diversão.

O Coimbra BD 2024 também conta com uma área Gaming com vários equipamentos que permitem a todos os visitantes experimentar e jogar os videojogos de maior sucesso da indústria e retrogaming com os títulos mais icónicos para várias gerações. Nos dias 27 e 28 de abril terá ainda lugar um dos momentos mais esperados no universo dos esports a nível nacional, as eLiga Portugal Finals onde 8 equipas disputam o título de Campeão Nacional de Futebol Virtual. A grande final irá acontecer no dia 28 de abril e toda a informação sobre a competição pode ser encontrada aqui: https://esports.ligaportugal.pt/.

Os fãs de Cultura Pop vão ainda querer visitar a zona dedicada ao Merchandising onde podem encontrar os mais variados produtos das suas personagens favoritas.

O Coimbra BD 2024 terá lugar entre 25 e 28 de abril no Convento São Francisco e estará aberta ao público entre as 10h e as 20h na quinta e sexta-feira e sábado e entre as 10h e as 18h no domingo. Todos os dias e atividades terão entrada livre. O evento tem a produção e programação da GuessTheChoice.


Programa Completo:



2 comentários:

  1. Mais uma vez, seria mais interessante, ao invés de reproduzir publicidade das redes sociais, refletir como é que um festival camarário, de uma organização que tanto chorou para lhes darem condições de ponta, local de gala e meses de avanço consegue entregar um festival sem qualquer convidado internacional ou evento marcante… A poucos km de distância, nas mesmas datas, um grupo de pândegos amadores conseguiu fazer aquilo que é basicamente uma jantarada entre amigos e conta com quatro artistas de gabarito intercontinental… Quando até o organizador do CoimbraBD deixa espaço na programação do evento no domingo para se esgueirar do festival e dar um salto à jantarada está tudo dito. Eu se fosse de Coimbra jamais daria um euro que fosse a estes gozões. Mas pronto, para se falar disto era preciso haver blogs de banda desenhada em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela reflexão, caro Anónimo. Cheia de "pré-conceitos", é certo, mas, ainda assim, uma reflexão. Nem que seja do(a) anónimo(a) que a proferiu.

      Eliminar