Rubricas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Análise: O Arauto

O Arauto #1, de Ruben Mocho (participação no argumento de Allen Dunford) - A Seita e Comic Heart

O Arauto #1, de Ruben Mocho (participação no argumento de Allen Dunford) - A Seita e Comic Heart
Análise: O Arauto #1, de Ruben Mocho (participação no argumento de Allen Dunford)

O Arauto é uma das mais recentes apostas das editoras A Seita e Comic Heart e foi recentemente lançado no Amadora BD. Sendo da autoria de Ruben Mocho, que se estreia no lançamento do seu primeiro álbum - embora já tenha vários trabalhos de banda desenhada publicados para o mercado americano - este trabalho é um ótimo cartão de visita, apresentando-se moderno, refrescante e exportável.

Aliás, pegando nesta última afirmação, e talvez por ser claro que Ruben Mocho tem já experiência a trabalhar para o mercado estrangeiro, é bom de ver que, cada vez mais, as obras portuguesas parecem menos cativas dessa própria condição de serem mais direcionadas para o pequeno mercado nacional, apresentando-se com características - quer em terma, quer em argumento, quer em ilustrações - que as aproximam do que se faz lá fora. E O Arauto é uma dessas obras muito exportáveis.

O Arauto #1, de Ruben Mocho (participação no argumento de Allen Dunford) - A Seita e Comic Heart
Este é o primeiro de três livros e, para o bem e para o mal, dá-nos apenas um leve "cheirinho", um breve vislumbre do que pode ser a história. É, pois, difícil de antever, para já, aonde nos pode levar este O Arauto, mas não deixa de ser verdade que a perceção deste primeiro livro é positiva e apresenta-se com bastante potencial.

A história, que conta com a colaboração de Allen Dunford, decorre na aridez das paisagens do faroeste e apresenta-nos como protagonista um pistoleiro dotado de vários poderes especiais. Mas que não caminha sozinho. Na sua demanda por alguma coisa que, pelo menos para já, não ficou muito definida, este pistoleiro conta com um cavalo vindo de um tempo imemorial, um monstruoso cão de proporções colossais e um corvo que aparenta ser a chave para o mistério que envolve este primeiro livro.

A história abre com a clássica cena típica de um western, com a chegada de um forasteiro a uma cidade desconhecida e posterior entrada no saloon local onde uma violenta briga entre o recém-chegado e as gentes locais toma lugar.  São elementos clássicos do género, mas que Ruben Mocho repesca com graciosidade para esta história que procura ser mais do que um habitual conto do faroeste. Para tal, ajuda que nos seja dado um interlúdio que nos remete para o passado, para a Grécia Antiga, onde fica claro que o nosso pistoleiro já (sobre)viveu a essa era, sublinhando portanto, e desta forma, o cariz fantástico da obra e da personagem que está munida de superpoderes e de uma vida de vários séculos. Estaremos perante um ser imortal? Será ele a própria morte? Não sabemos exatamente as respostas a estas questões, mas sabemos que é uma personagem poderosa.

O Arauto #1, de Ruben Mocho (participação no argumento de Allen Dunford) - A Seita e Comic Heart
Há, depois, uma clara abordagem religiosa à coisa, com cada um dos dois capítulos que compõem este livro a abrirem com uma citação de um dos livros da bíblia. Isso permite aumentar os níveis de leitura, simbolismo e profundidade do que nos é dado, embora também não deixa de ser verdade estes elementos sejam, para já, algo latos. Se certas pontas soltas forem bem unidas pelo autor nos dois próximos livros, a experiência será ainda mais gratificante, não tenho dúvidas.

No meio disto tudo, se há coisa que impera nesta primeiro livro de O Arauto é a violência, demonstrada quer por tiroteios quer por longas cenas de combate entre as personagens. São cenas em que há poucos diálogos e onde o leitor mergulha de cabeça nos combates corpo a corpo. Ruben Mucho parece dominar com especial à vontade este tipo de cenas.

Não obstante, onde O Arauto salta mais à vista é mesmo na sua componente visual, muito estilizada e cinematográfica, onde as cores são garridas e carregadinhas de personalidade, fazendo a obra ficar com um aspeto muito moderno e "flashy". O desenho, de traço rápido e confiante, consegue ser muito bom, especialmente nas cenas com mais dramatismo ou nos momentos de ação, onde a linguagem corporal e expressividade facial das personagens é muito boa. É verdade que há alguns desenhos que se apresentam rabiscados um pouco mais à pressa, não apresentando a beleza de outros que se sente terem sido mais aprimorados pelo autor, e os cenários também beneficiariam mais se fossem menos despidos de detalhes. Mesmo assim, e quiçá para colmatar esse vazio cénico, as cores vibrantes já mencionadas permitem que o aspeto geral das pranchas seja muito convidativo.

O Arauto #1, de Ruben Mocho (participação no argumento de Allen Dunford) - A Seita e Comic Heart
Em termos de edição, o livro apresenta capa dura baça, com uma belíssima ilustração, já agora, e, no miolo, o livro é composto por papel brilhante. Em muitos casos, sou um adepto incondicional do papel baço em detrimento do papel brilhante, mas este é um claro exemplo onde o papel mais adequado para a arte visual de Ruben Mocho seria o brilhante, pelo que a escolha da editora me pareceu bastante adequada. De resto, quer a encadernação, quer a impressão, são muito boas. Em termos de extras, o livro também é bem composto. Podemos encontrar esboços das personagens, capas alternativas de autores convidados e ainda uma antevisão, com três pranchas, do próximo volume dois que deverá sair em 2025, por alturas do próximo Amadora BD.

Em suma, e mesmo admitindo que, relativamente a este O Arauto, ainda a procissão vai no adro, com tantas mais coisas por descobrir e desvendar, a obra assume-se como portadora de um enorme potencial. Quer pela história, que junta coboiada, antiguidade clássica, religião e criaturas mitológicas, quer pela componente visual que, com os seus desenhos plenos de dramatismo e uma paleta de cores garridas e impactantes, deixam água na boca para o que ainda pode vir nos próximos dois volumes. Resta-nos tentar que a espera seja paciente.


NOTA FINAL (1/10):
8.2



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


-/-


O Arauto #1, de Ruben Mocho (participação no argumento de Allen Dunford) - A Seita e Comic Heart

Ficha técnica
O Arauto #1
Autor: Ruben Mocho (com a participação no argumento de Allen Dunford)
Editoras: A Seita e Comic Heart
Páginas: 72, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 18,5 x 27,5 cm
Lançamento: Setembro de 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário