Rubricas

sexta-feira, 19 de junho de 2020

À Conversa Com: Arte de Autor - Novidades para 2020



No À Conversa Com: de hoje, apresentam-se algumas das novidades que a Arte de Autor ainda tem reservadas para 2020. Àquelas já esperadas, junta-se uma série que, sendo ainda uma incógnita, nos deixa com água na boca, tendo em conta o trabalho fenomenal de edição e de prospeção de novas séries, que a Editora tem vindo a fazer.

Neste segundo À Conversa Com: conversei com Vanda Rodrigues, Editora da Arte de Autor, que nos revela de que forma a editora está a contornar as vicissitudes causadas pela pandemia de covid-19 e, ao mesmo tempo, levanta um pouco (só um pouco!) o véu em relação a algumas novidades que podemos esperar.

Na calha está a continuação da série Corto Maltese; a finalização da série Druuna, com a publicação do inédito Druuna 5 - Aquela que veio do Vento; a edição de um volume duplo para assinalar os 100 anos de Agatha Christie; e o lançamento de uma nova série, em 4 volumes, a preto e branco que é inédita em Portugal e feita por autores consagrados. Foi também revelado por Vanda Rodrigues que a Arte de Autor tem um outro inédito contratado, cujo lançamento foi adiado para 2021.

Abaixo, fiquem com a entrevista.


1. Como tem a Arte de Autor superado os constrangimentos sofridos com a pandemia de Covid-19? Quais têm sido as maiores dificuldades e que estratégia tem a Editora adotado?
Acreditamos que vamos ultrapassar este interregno e temos continuado a trabalhar, a partir de casa, e a adaptarmo-nos à realidade. A principal estratégia foi a de manter o nosso plano editorial e a maior dificuldade a venda dos livros. Nós não vendemos em bancas pelo que durante o confinamento ficamos praticamente reduzidos ao on-line e a meia dúzia de livrarias. Para minimizar os efeitos da falta de pontos de venda, enviamos comunicação directa aos nossos clientes e a todos os bloggers a solicitar a divulgação do nosso produto. Optámos por melhorar o nosso site, o que nos permitiu automatizar as campanhas (Páscoa e Feira do Livro em Casa). 

2. Apesar das dificuldades, a Editora tem lançado livros. Já em pleno surto de Covid-19, quer a série Verões Felizes, como Os Cavaleiros de Heliópolis, receberam a publicação dos respetivos segundos volumes. Mais recentemente ainda, a Arte de Autor lançou O Castelo dos Animais - 1. Miss Bengalore. Podemos por isto, concluir que a Arte de Autor conseguiu manter o seu plano de lançamentos para o primeiro semestre de 2020? Ou alguns títulos/séries tiveram que ser descartados ou adiados?
Sim, mesmo durante o confinamento mantivemos o nosso plano de edições, de todos os livros em que somos nós a controlar todo o processo. Inclusive antecipámos o lançamento do livro Os Filhos de El Topo 2 – Abel para Julho, originalmente previsto para Setembro.
Tivemos que adiar a publicação da série Corto Maltese, pois é feita em co-produção com a Casterman e por isso teve que ser calendarizada para Setembro. 

3. Quais são os novos lançamentos que os leitores da Arte de Autor poderão esperar no segundo semestre de 2020?
Vamos continuar com o nosso plano e retomar a publicação da série Corto Maltese no final de Setembro, finalizar a série Druuna com a publicação do Inédito – Druuna 5 – Aquela que veio do Vento, comemorar os 100 anos de Agatha Christie com a edição de um volume duplo e ainda uma novidade que vamos reservar para divulgar no festival Amadora BD.

4. Há alguma série ou livro que possa ter ficado para o próximo ano, devido ao estado pandémico que atingiu Portugal?
Sim, temos um inédito contratado que adiámos o lançamento para 2021, pois esperamos que no próximo ano, o autor aceite o convite para vir a Portugal.

5. Por último, há alguma série surpresa que ponderem lançar ainda este ano e que queiram dar a conhecer, em primeira mão, aos leitores do Vinheta 2020, através desta entrevista?
O que podemos divulgar neste momento é que vamos editar – festival Amadora BD - uma nova série em 4 volumes a preto e branco de autores consagrados, que ainda não fazem parte das nossas publicações e que são inéditos em Portugal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário