Rubricas

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Depois de Giant, é a vez de Bootblack nos maravilhar!



Depois do lançamento do fabuloso Giant, do mesmo autor, Mikaël, que, quanto a mim, foi um dos melhores livros lançados no ano passado, a Ala dos Livros traz-nos agora Bootblack.

Também uma história de época, dividida em dois tomos, e que a editora opta - e bem! - por lançar num álbum duplo, integral.

Estou muito curioso para ler este livro. Refira-se que, atualmente, o autor já publicou o primeiro número do díptico Harlem que espero que a Ala dos Livros venha a editar no futuro!

Ma, para já, concentremo-nos em Bootblack e na sinopse da obra e em algumas imagens promocionais, que publico mais abaixo.
Bootblack, de Mikaël

Alemanha, 1945. As tropas americanas procuram os últimos soldados inimigos.

Para fugir aos horrores daquilo que vive, Al, um soldado americano, único sobrevivente da sua unidade, mergulha nas memórias do seu passado em Nova Iorque. Filho de imigrantes alemães, nascido nos Estados Unidos, não tinha ainda dez anos quando perdeu os pais e a sua casa num terrível incêndio. Passa a viver na rua e torna-se Bootblack, um “engraxador de sapatos”. 

Mas Nova Iorque não oferece qualquer futuro aos miseráveis e Al está decidido a ganhar mais dinheiro. Antes de se alistar, passa dez anos na prisão. Hoje, tem 25 anos. A mulher da sua vida, Maggie, é apenas um reflexo na sua memória. Todos os seus amigos estão mortos.
Todos, exceto um certo "Diddle Joe", que encontra novamente na frente de batalha. O seu reencontro é brutal: Al descobre que "Diddle Joe" o traiu a ele e aos amigos...

Com esta obra, o autor de Giant (que a Ala dos Livros oportunamente também publicou) assina mais um fabuloso díptico que se desenrola através de flashbacks e que oferece um mergulho fascinante numa Nova Iorque mítica e onírica.

-/-

Ficha técnica
Bootblack - Edição Integral
Autor: Mikaël
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 128, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 235 x 310 mm
PVP: 27,00€

Sem comentários:

Enviar um comentário