Rubricas

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Spirou - A Esperança Nunca Morre… chega ao fim!


Está a chegar esta semana às livrarias portuguesas o quarto e último volume da série Spirou - A Esperança Nunca Morre…, de Émile Bravo!

Esta é uma série de qualidade superior, altamente recomendada, que vê agora o seu fim, depois de uma acertada e lógica aposta da editora ASA!

Relembro que já foram escritas análises ao volume 1 e aos volumes 2 e 3 desta magnífica obra, aqui no Vinheta 2020.

Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais.


Spirou - A Esperança Nunca Morre… Quarta Parte, de Émile Bravo

Embrenhados na tormenta da Segunda Guerra Mundial, Spirou tenta sobreviver mantendo-se fiel aos seus valores, e Fantásio liberta a Bélgica (com a ajuda dos Aliados)… 

Chega assim o final de uma tragicomédia humanista dividida em quatro volumes.

ÉMILE BRAVO nasceu em 1964, em Paris, de pais espanhóis. Cresceu a ler todo o panteão da BD franco-belga (Astérix, Spirou, Tintin, Lucky Luke…) e cedo se sentiu ligado a esse universo. Segue no entanto estudo técnicos. Próximo de vários autores importantes da Editora L ’Association, Émile Bravo distingue-se pelo grande respeito que nutre pela tradição e pelos cânones da BD de aventuras para jovens, nomeadamente pelos princípios da linha clara de Hergé, que contribui para reavivar.
É aliás nesse contexto que publica em 2008 o incontornável Diário de Um Ingénuo, onde imagina as origens do famoso paquete de hotel criado por Rob-Vel 70 anos antes. 

Esta aventura narra as aventuras do jovem Spirou no dealbar da Segunda Guerra Mundial e cativou tanto o público como a crítica, não só pela frescura gráfica e narrativa mas também pela sua virulenta e muito pedagógica crítica à guerra. 

O álbum recebe inúmeros prémios e distinções e o autor decide dar-lhe continuidade em L’Espoir malgré Tout, mais de 300 páginas divididas por 4 álbuns que descrevem as aventuras de Spirou durante a ocupação nazi da Bélgica.



-/-


Ficha técnica
Spirou - A Esperança Nunca Morre... Quarta Parte
Autor: Émile Bravo
Editora: ASA
Páginas: 48, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 240 x 319 mm
PVP: 19,90€

3 comentários:

  1. Como comentei noutro forúm, albuns de 48 páginas já não deveriam ser permitidos. Houvesse coragem isto teria sido lançado em 2 volumes duplos ou um integral. Haverá agora coragem para lançar os volumes desenhados e escritos por Yann e Olivier Schwartz, para mim os mais interessantes nesta série?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoraria ter visto os 4 volumes lançados num integral. Mas compreendo que isso não seria tão apetecível para a editora.

      Eliminar
  2. Boas práticas são difíceis de replicar, especialmente se as editoras preferem "rapar o tacho" e espremer todos os tostões que podem ao leitor incauto. Práticas comerciais que, no fundo, são contrárias ao interesse do leitor e adepto de BD e que, no limite, pouco impactariam nas receitas de venda da obra total. Os custos somados de produzir, armazenar e distribuir 4 volumes em separado serão menores que 1 só volume? Penso que não. Agora, prestar um serviço ao leitor e simultaneamente ter retorno comercial parece uma ideia remota á maioria dos editores nacionais.

    ResponderEliminar