Rubricas

terça-feira, 6 de junho de 2023

Bomba! Levoir vai fazer coleção de adaptações de autores lusófonos!


Eis uma das novidades editoriais mais importantes do ano e que, mais uma vez, o Vinheta 2020 avança em primeira mão!

A Levoir vai voltar a juntar forças com a RTP para continuar a coleção de Clássicos da Literatura em BD!

A única diferença é que, ao contrário do que foi feito até agora, desta vez a Levoir apostará numa abordagem diferente. Em vez de comprar as edições francesas da Glénat de algumas adaptações de clássicos da literatura mundial, a editora prepara-se para lançar 17(!) livros com adaptações de banda desenhada de alguns dos clássicos da literatura lusófona! 

Teremos, portanto, obras clássicas de autores portugueses, brasileiros e de países africanos adaptadas para banda desenhada. E será algo feito de raiz, tal como já foi feito nas obras de autores portugueses lançadas até agora, que foram Os Maias, de José Hartvig de Freitas e Canizales, Amor de Perdição, de João Miguel Lameiras e Miguel Jorge e, mais recentemente, Auto da Barca do Inferno, de João Miguel Lameiras e Joana Afonso.

Posso avançar, em primeiríssima mão, que do conjunto dos 17 livros teremos as seguintes obras: Os Lusíadas, de Luís de Camões, (que será lançado em 2 volumes), Frei de Luís de Sousa, de Almeida Garrett, e Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira.

Não se sabe, para já, quais serão os autores envolvidos nestas adaptações para banda desenhada mas espero sinceramente que sejam muitos os autores nacionais a estarem envolvidos nesta coleção. E, já que se trata de uma coleção de autores lusófonos, seria perfeito se os únicos autores envolvidos fossem de países lusófonos.

Se assim for, a Levoir acaba por assumir uma relevância de primeira linha na publicação de autores de língua portuguesa. Mas, lá está, quanto a essa informação, teremos que aguardar mais algumas semanas.

Sei que, nesta fase, a editora ainda está a decidir com a RTP quais as obras a editar mas não deixa de ser um dos acontecimentos editoriais do ano!

Sem comentários:

Enviar um comentário