Rubricas

segunda-feira, 20 de maio de 2024

MAIA BD 2024 arranca nesta sexta-feira! Eis tudo o que precisas de saber!


Já só faltam 4 dias para o começo da segunda edição do Maia BD e eu não podia estar mais entusiasmado por marcar presença! Deixo-vos com os autores que estarão presentes, o programa do festival e, claro, com uma lista com os livros que serão lançados!

É já na próxima sexta-feira, dia 24 de Maio, que arranca o Maia BD 2024! Aquela que é a segunda edição de um evento inteiramente dedicado à banda desenhada (que, finalmente, colocou o norte do país no mapa dos eventos de BD), poderá ser visitada durante todo o fim de semana no Fórum da Maia. As exposições (que são 12!) deverão ficar pantentes até ao dia 16 de Junho. A organização está a cabo da Câmara Municipal da Maia e da editora A Seita.

Não tive oportunidade de visitar o Maia BD no ano passado, na sua primeira edição, mas este ano não só vou lá estar, como também farei parte do evento já que, a propósito do lançamento do meu livro Muitos Anos a Virar Páginas, estarei presente nas sessões de autógrafos de sábado e domingo, bem como numa apresentação que acontecerá no sábado, às 17h45.

Uma nota para a magnífica, linda, inspirada e propositada imagem do evento, da autoria de Jorge Coelho. Creio que é o meu cartaz favorito (de sempre!) de um evento de BD em Portugal!

Abaixo, encontrem informações detalhadas sobre o evento.



10 autores internacionais e mais de 20 autores nacionais

Serão muitos os autores nacionais que estarão presentes, tais como: Daniel Henriques, Paulo J. Mendes, Miguel Mendonça, Filipa Beleza, Raquel Costa, Jorge Coelho, João Miguel Lameiras, Osvaldo Medina, Gonçalo Fernandes, Filipe Duarte, Nuno Duarte, Mário Freitas, António Jorge Gonçalves, Nuno Artur Silva, André Lima Araújo, Jorge Pinto, Diogo Carvalho, André Morgado, André Mateus, Ricardo Santo e Manuel Morgado.


Outra coisa que merece os meus louvores é a presença de vários autores internacionais, garantindo a toda esta iniciativa um cariz de festival internacional. E não são poucos, são 10 os autores internacionais confirmados, nomeadamente: Mana Neyestani (Irão); Taha Sidiqqui (Paquistão); Martin Jamar (Bélgica); André Diniz (Brasil); Alfonso Font (Espanha); Evandro Renan (Brasil); Gaëtan Brizzi (França); Tainan Rocha (Brasil); D' janice Bettencourt e Nayole Bettencourt (Angola).




Programa

São várias as iniciativas que merecem atenção. Dou destaque ao lançamento e antevisão de várias obras nacionais e internacionais e às certamente interessantes conversas entre Taha Sidiqqui, Mana Neyestani e Jorge Pinto e, também, ao painel com os autores portugueses que trabalham para o mercado amerciano de banda desenhada. 

Haverá ainda Feira do Livro, workshops, sessões de autógrafos, sessões de curtas de animação, urban sketching, sessões de desenho ao vivo, concurso de cosplay e a Gala de apresentação dos vencedores dos XXI Troféus Central Comics, que serão apresentados por Hugo Jesus.

Mas como o programa do evento está recheado de atividades, convido-vos a verem-nas mais abaixo.








Exposições

Mais abaixo, deixo-vos com as exposições que estarão presentes no evento. 

Todas elas me parecem interessantes, mas dou destaque às exposições dedicadas à personagem de Filipe Seems, a Elviro (Paulo J. Mendes) e aos Comics Americanos, que me estão a deixar mais curioso para as ver.







Lançamento de novas obras

São várias as obras que serão lançadas no Maia BD. Faço aqui um apanhado:


Mário Freitas e Lucas Pereira


Sol
Diogo Carvalho


Boarding Pass
Ricardo Santo


Dissident Club: Crónicas de um Jornalista Paquistanês Exilado em França
Taha Sidiqqui e Hubert Maury


Os Pássaros de Papel
Mana Neyestani


A Peregrinação - Vol. 1
João Miguel Lameiras e Miguel Jorge


O Fato Novo do Sultão
André Morgado e Luiza Nestlehner Strauss 


Michel Plessix


Gonçalo Fernandes


André Mateus e Filipe Duarte


Alfonso Font

Trilogia Filipe Seems
Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves


O Inferno de Dante
Gaëtan e Paul Brizzi


Filipa Beleza


Kenji Tsuruta

Hugo Pinto


Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa da organização.



Maia BD 2024

No fim-de-semana de 24 a 26 de Maio, o Fórum da Maia volta a ser a capital da banda desenhada no nosso país com mais uma edição do festival Maia BD. Promovido pela Câmara Municipal da Maia e organizado pela cooperativa A Seita, depois de uma edição-piloto em 2023, o evento afirma-se este ano a nível nacional e internacional com a presença de mais de 30 autores de BD e 13 exposições, confirmando que veio para ficar (as exposições estarão patentes de 24 de maio a 16 de junho).

Entre os pontos fortes, destacamos o lançamento das edições comemorativas de Filipe Seems da dupla Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves (Edições Asa), com a presença dos autores, e uma exposição de originais “Filipe Seems nos seus 30 anos”, da autoria de António Jorge Gonçalves,.

Outro dos pontos altos do festival vai ser um painel dedicado à censura e repressão da liberdade artística, com a presença de dois autores que foram perseguidos no seu país de origem e forçados ao exílio, o paquistanês Taha Sidiqqui e o iraniano Mana Neyestani, numa conversa moderada por Jorge Pinto, autor de BD e deputado da AR.

Os Clássicos da Literatura Portuguesa em BD estão de regresso ao festival com uma apresentação dos álbuns A Peregrinação vol. 1 e O Fato Novo do Sultão, com a presença dos autores e artistas.

E por fim, uma das jóias de coroa da Maia BD será a exposição Comics Americanos: Para Além dos Super-Heróis, que vai mostrar a riqueza da BD anglo-saxónica, com uma seleção de obras e pranchas icónicas que vão desde The Sandman ou Love and Rockets, até Sin City e V de Vingança (coleção privada).

Serão três dias repletos de atividades como lançamentos de livros, cosplay, espetáculos, workshops e exibição de cinema de animação. Venham celebrar connosco a Nona Arte na segunda edição do Maia BD!

Sem comentários:

Enviar um comentário