segunda-feira, 29 de abril de 2024

Análise: Amor

Amor, de Filipa Beleza - Iguana - Penguin Random House

Amor, de Filipa Beleza - Iguana - Penguin Random House
Amor, de Filipa Beleza

Depois de lido Amor, o primeiro livro de banda desenhada desta autora portuguesa, há algo que se torna para mim bastante claro: Filipa Beleza é uma das mais recentes revelações da banda desenhada nacional!

Analisando objetivamente Amor enquanto obra de banda desenhada, é verdade que o livro não é perfeito e que há coisas que talvez pudessem ter funcionado melhor, se fossem feitas de outro modo (já lá irei), mas o que é certo é que a inteligência, o humor, os vários níveis de leitura das 6 histórias que compõem este livro e, claro, os desenhos, me fizeram ficar fã do trabalho desta autora portuguesa!

Começando por falar dos desenhos, eu já tinha gostado bastante do trabalho da autora em Entalados. O seu desenho é simples, "cartoonesco" e aparentemente rápido, mas isso não quer dizer que não haja um certo charme próprio e uma estética muito singular que nos fazem identificar, prontamente, que se trata de um desenho de Filipa Beleza. Como tal, quem já leu os primeiros dois livros de cartoons da autora identificará em poucos segundos que este Amor se trata de uma obra de Filipa Beleza. Aqui, a autora transpõe o seu modo de ilustração para a banda desenhada e fá-lo com belos resultados. Cada uma das seis histórias que compõem este livro é colorida por uma cor predominante, o que faz com que as histórias divirjam entre si.

Amor, de Filipa Beleza - Iguana - Penguin Random House
Mas se nas ilustrações o bom trabalho da autora não foi uma surpresa para mim, em termos da criatividade dos argumentos, das subtilezas das personagens e das leituras de vários níveis que a autora nos oferece, devo dizer que fiquei muito bem impressionado. Já conhecia o humor da autora, mas, lá está, em larachas e em pequenos gags a experiência torna-se - pelo menos para mim, admitindo que é uma questão pessoal - num estilo de humor mais superficial e, portanto, mais olvidável. Mas, em Amor, a autora vai mais fundo, presenteando-nos com ricas personagens que me remetem para, no cinema, um estilo bem ao jeito de Woody Allen. São caricaturas todas estas personagens, mas, quando não nos identificamos a nós mesmos com estas personagens, pelo menos parecemos conhecer alguém muito igual.

Dando-nos seis histórias, a autora convida-nos a conhecer um belo conjunto de personagens, com tiques e idiossincrasias curiosos, que têm, como ponto assente, o envolvimento das mesmas numa história de amor. Cada qual à sua própria maneira. Até porque, não esqueçamos, há muitos tipos diferentes de amor. É, portanto, essa a ignição da autora para as seis histórias que compõem Amor: temos o amor fulgurante da paixão, o amor que chega quando menos se espera, o amor por um animal, o amor que nem sempre corresponde à nossa expectativa inicial, o amor pelos nossos próprios sonhos (e, portanto, por nós próprios) e o amor por alguém que já partiu deste mundo. Em todas as histórias, sem exceção, Filipa Beleza nos consegue surpreender.

Amor, de Filipa Beleza - Iguana - Penguin Random House
O livro arranca com uma história sem qualquer fala que é um interessante exercício figurativo e estético para demonstrar a loucura, sem rei nem roque, que é uma paixão correspondida. Se este exercício é bem conseguido, foi a partir da segunda história que fiquei mais bem impressionado. O que falta muitas vezes em banda desenhada é uma caracterização mais humanizante e, por isso, mais verossímil das personagens. E Filipa Beleza não cessa de nos apresentar diversas e variadas características próprias de cada uma das suas personagens que têm o condão de gerar empatia no leitor. A isso acrescenta uma boa dose de humor e um texto bem arquitetado et voilà: temos aqui uma (nova) autora portuguesa completa e original de banda desenhada! Já sou fã!

Mesmo assim, não posso deixar de dizer que este livro não é perfeito. E só não o é por pequenas (grandes) coisas. Mas são “problemas” que derivam mais do ponto de vista prático e do meio da banda desenhada do que, propriamente, da criatividade do argumento ou das ilustrações da autora. Com efeito, a legendagem merecia ter sido mais bem executada, com uma font mais amiga da leitura em banda desenhada. Também há balões com algum excesso de texto e o próprio pequeno formato escolhido para a obra não é o que mais jus lhe faz. Talvez por isso, certas vinhetas pareçam algo apertadas entre si e outras tenham uma dimensão demasiado pequena. Há uma certa sensação claustrofóbica visual em algumas das páginas deste livro por causa da má escolha de formato.

Amor, de Filipa Beleza - Iguana - Penguin Random House
Reitero que nada disto estragou a minha leitura ou me deixou menos bem impressionado com este trabalho da autora que considero, desde já, como uma das obras revelações do ano 2024 em banda desenhada, mas lá que poderia ter sido melhor nestas pequenas (grandes) questões técnicas, lá isso poderia.

A edição da Iguana apresenta capa mole baça, com badanas, e com detalhes a verniz, bom papel baço e um bom trabalho ao nível da impressão e encadernação. O próprio grafismo do livro e das badanas também é especialmente apetecível. Estou bastante satisfeito por esta aposta da Iguana no trabalho em banda desenhada de uma autora que, a continuar com esta criatividade nas suas histórias e com estas belas ilustrações, é um talento a promover e a ter em conta.

Portanto, em suma, Amor é um conjunto muito bem conseguido de seis histórias que demonstram o quão diferentes podem ser os sentimentos e manifestações de amor, em relatos divertidos, cheios de ironia e, claro, com belas ilustrações de Filipa Beleza que, assim sendo, se revela como uma das revelações nacionais em banda desenhada.


NOTA FINAL (1/10):
8.5



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


-/-


Amor, de Filipa Beleza - Iguana - Penguin Random House

Ficha técnica
Amor
Autora: Filipa Beleza
Editora: Iguana (Penguin Random House)
Páginas: 112, a cores
Encadernação: Capa mole
Formato: 165 x 200 mm
Lançamento: Abril de 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário