-/-
No próximo fim de semana, o Barreiro é paragem obrigatória para os amantes portugueses de banda desenhada!
Será nesse dia, a 13 de Abril, no sábado, que arranca a 5ª edição do IlustraBD – Mostra de Banda Desenhada e Ilustração. O evento, com entrada livre, volta a decorrer no Barreiro, no Auditório Municipal Augusto Cabrita - um belo espaço que é o sítio ideal para este certame em que, no ano passado, tive o prazer de marcar presença pela primeira vez. Até cheguei a escrever sobre essa boa experiência aqui.
O IlustraBD deste ano terá quatro exposições: uma será dedicada aos Dez Anos (Mais Um) da editora Escorpião Azul; outra será dedicada ao novo livro E Depois do Abril, de André Mateus e Filipe Duarte; outra será dedicada ao 60º aniversário de Mafalda, a célebre personagem criada por Quino; e, finalmente, haverá ainda uma exposição dedicada ao livro projetado por Marjane Satrapi, Mulher Vida Liberdade.
Quatro exposições com temas bastante apropriados face ao mês e à conjuntura político-social em que decorre o evento, diria.
E embora as duas primeiras exposições que enuncio fiquem patentes até ao dia 2 de Junho e as duas últimas fiquem expostas até ao dia 31 de Julho, o dia certo para visitar o IlustraBD é mesmo no próximo sábado porque, além das exposições, haverá sessões de autógrafos e os visitantes também poderão aceder à Feira de Livros de Ilustração e Banda Desenhada ou assistir a uma conversa com os autores e editoras participantes.
Assim, às 16h00 do próximo sábado, haverá uma conversa com vários intervenientes: Jorge Deodato e Sharon Mendes, da Escorpião Azul; Amaia Iglesias, da editora Iguana (Penguin Random House); os autores André Mateus e Filipe Duarte, que falarão do seu novo livro E Depois do Adeus; e comigo, enquanto autor do Muitos Anos a Virar Páginas, do qual também falarei.
Além das atividades previstas para o próximo sábado, resta referir que decorrerão workshops e uma masterclass nos fins de semana seguintes, que serão lecionados pelos autores Sílvia Rodrigues, Hugo Teixeira, António Jorge Gonçalves e Filipe Duarte.
Deixo-vos, mais abaixo, a nota de imprensa da Organização, o programa oficial e o convite para a inaguração do IlustraBD.
Vemo-nos por lá!
A programação da 5ª edição do IlustraBD foi pensada em torno da Liberdade, de forma a comemorar os 50 anos do 25 de Abril. Como tal, nada melhor do que comemorar a liberdade com uma grande exposição da incontornável, irreverente e reivindicativa Mafalda, de Quino, que comemora este ano o seu 60º aniversário. Teremos ainda diversas exposições, entre as quais o livro “Mulher Vida Liberdade”, da autora franco-iraniana Marjane Satrapi, com a parceria da Editora Penguin. Em termos de exposição coletiva, estabelecemos uma parceria com a Editora Escorpião Azul que nos apresentará uma exposição com obras como “Neon”, de Rita Alfaiate; “O Breve Passado e Outras Histórias”, de Miguel Santos; “Burpszila”, de João Mascarenhas e Luís Graça; “E Depois de Abril”, de Filipe Duarte e André Mateus; e “Muitos Anos a Virar Páginas”, de Hugo Pinto, cujo livro consiste em 10 entrevistas aos editores de banda desenhada portuguesa.
À semelhança das edições anteriores, a iniciativa incluirá uma feira de livro especializada em BD, com sessões de autógrafos e desenho ao vivo. Existirão também ciclos de conversas com autores, workshops e visitas guiadas às exposições.
Em cada edição é convidado um autor para a conceção gráfica e, esta 5ª edição do IlustraBD, tem o cunho da ilustradora Sílvia Rodrigues, que já realizou uma exposição individual, no AMAC Auditório Municipal Augusto Cabrita.
Público em geral
Entrada gratuita
Boa divulgação!
ResponderEliminarSabes que autores estarão presentes para autógrafos?
Abraço.
Já fiz essa questão à Organização e logo que obtenha resposta, partilho essa informação por aqui. Abraço
EliminarSegundo a Organização, são estes os autores que estarão a dar autógrafos: João Amaral, Filipe Duarte, André Mateus, Rita Alfaiate, Duarte e Henrique Gandum, Henrique Pirote, Liliana Gaito e SamirKarimo.
EliminarAs exposições do ano passado estavam muito bem conseguidas. Tentarei passar por lá no sábado ou domingo.
ResponderEliminarEstavam, sim senhor! E este ano o evento também merece a pena uma visita. Tentarei falar sobre o mesmo durante esta semana.
Eliminar