sexta-feira, 19 de abril de 2024

Gaston Lagaffe está (mesmo) de volta!!!



Por muito que eu adore Tintin, Astérix, Spirou ou Lucky Luke, Gaston Lagaffe sempre foi a minha personagem preferida da banda desenhada franco-belga clássica!

Esta personagem desbocada, ingénua e criativa, marcou a minha vida desde que, em miúdo, li um dos seus álbuns então lançados pela editora Arcádia. Há algo neste conjunto de personagens que trabalha na redação da Dupuis que as faz verdadeiramnete irresistíveis. Para mim, pelo menos!

Posso, portanto, dizer que estou particularmente feliz pela editora ASA ter lançado esta semana este regresso do Gaston pelas mãos do autor Delaf! Devo dizer que, para mim, o legado do autor original da série, André Franquin, é tão forte que me faz ficar um bocado em suspenso perante este lançamento: por um lado, estou desejoso de ler este livro; por outro lado, engulo em seco e espero que o trabalho de Delaf não desvirtue ou ponha em causa a genialidade de Franquin. Quero e não quero, estão a ver?

Seja como for, escreverei, concerteza, a minha análise a este livro que considero, como já disse, o livro que eu mais esperava do ano!

Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra.


Gaston #22 - O Regresso de Lagaffe, de Delaf

Gaston é uma dos personagens mais simpáticos da BD franco-belga.
Nascido há 66 anos sob a direção de André Franquin, Gaston é no início um anti-herói preguiçoso que muito rapidamente se torna num personagem com imaginação e energia sem limites (desde que não envolva trabalho).
A série inclui uma deliciosa galeria de personagens: Moizelle Jeanne, a atordoada amante de Gaston (que não capta nenhum dos sinais que ela envia); Sr. De Mesmaecker, o empresário irascível que nunca consegue assinar contratos; Prunelle, o chefe stressado de Gaston, vítima favorita de suas invenções, etc.

“Gaston” é sem dúvida a série mais engraçada da história da banda desenhada franco-belga, servida por gráficos expressivos e ultra dinâmicos.

Para melhor respeitar o espírito e a obra de Franquin, Delaf realizou um trabalho de análise extremamente meticuloso. O resultado é incrível e magnífico!

-/-

Ficha Técnica
Gaston #22 - O Regresso de Lagaffe
Autor.: Delaf
Editora: ASA
Páginas: 48, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 299 x 215 mm
PVP: 12,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário