segunda-feira, 15 de abril de 2024

Vinheta 2020 lança nova rubrica para anunciar o Livro de BD do Mês!


Eis uma iniciativa que já queria ter implementado no Vinheta 2020 desde o último mês de janeiro, mas que, por motivos vários que ocuparam bastante do meu tempo, nomeadamente o lançamento do meu livro Muitos Anos a Virar Páginas e a preparação da Gala dos VINHETAS D'OURO 2024, não consegui fazer.

Sempre com o objetivo de fazer alguma curadoria, ajudando os leitores deste espaço a investirem o seu dinheiro na melhor banda desenhada que por cá é editada, lanço, então, a iniciativa LIVRO DO MÊS, cujo princípio não poderia ser mais simples: anunciar qual foi o melhor livro de cada mês. Qual a leitura mais "obrigatória", por assim dizer. Qual a obra que, caso só haja dinheiro na carteira para a compra de um livro por mês, merece ser comprada.

Para além disso, e porque sempre tento incluir e promover a produção nacional, a iniciativa LIVRO DO MÊS também terá sempre a subcategoria BD NACIONAL DO MÊS.

Para que se compreenda bem como funciona esta nova rubrica, permitam-me especificar, então, algumas "regras":

REGRAS DO "LIVRO DO MÊS"

1) Baseando-me na data de lançamento presente na ficha técnica de cada livro, que faz referência à data da primeira edição - ou, em casos excecionais, baseando-me na data em que o livro é efetivamente colocado à venda - anunciarei no início do mês seguinte, qual foi o LIVRO DO MÊS anterior.

2) Isto não devia ser necessário relembrar, mas faço-o à mesma: como é óbvio, o conceito de "melhor" é subjetivo e, claro está, as escolhas apresentadas serão sempre com base na subjetividade da minha opinião.

3) Eu costumo andar bastante atualizado face à nova banda desenhada que por cá vai sendo lançada. Contudo, não sou uma máquina, nem alguém que lê livros "à pressa" só para dizer que os leu. Acho que isso até é desrespeitar os autores/editores envolvidos. E, portanto, esta situação pode fazer com que, em determinados momentos, no final de um mês, eu ainda não tenha lido um livro que, mais tarde, até acabarei por considerar o melhor livro desse mês. Ou seja, poderei considerar que determinada obra merece ser o LIVRO DO MÊS e, passadas umas semanas, quando ler, já fora de tempo, um outro livro lançado no mês em questão, achar: "espera aí, este livro que só agora pude ler é melhor do que aquele que eu considerei como sendo LIVRO DO MÊS no mês passado". Portanto, caso isso aconteça e eu venha a ler um livro fora do mês em que foi lançado e, ainda assim, o considere como o melhor livro lançado nesse mês, farei uma correção ao post desse mês no mês seguinte. Exemplificando: imagine-se que sai um livro na última semana de Abril e que, apesar de eu só o ler no final de Maio, considerá-lo-ei como o melhor lançamento de Abril. Então, quando, no início de Junho, eu anunciar o Livro do Mês de Maio, farei uma adenda ao meu Livro do Mês de Abril. Pode parecer complexo, mas acho que não o será.

4) Caso se justifique, poderão haver MENÇÕES HONROSAS, se for demasiadamente difícil para mim deixar de lado alguma obra. Mesmo assim, obrigar-me-ei a não superar as duas MENÇÕES HONROSAS por mês.

-/-

Portanto, agora que estão partilhadas as Regras a que eu próprio me imponho, avancemos para os primeiros LIVROS DO MÊS de 2024!

Relembro que a ideia é fazer um artigo mensal sobre cada LIVRO DO MÊS, mas, excecionalmente, e como estou em atraso face aos meses de Janeiro, Fevereiro de 2024, desta vez faço um artigo triplo anunciando quais foram os melhores LIVROS DO MÊS do primeiro trimestre do ano.

E são eles os seguintes:




LIVRO DO MÊS DE JANEIRO
O Lobo
Jean-Marc Rochette

"O Lobo é (mais) uma excelente proposta da Arte de Autor. Leva-nos para esses ambientes inóspitos, violentos, mas incrivelmente belos, das montanhas geladas, enquanto também tem o dom e o sentido de oportunidade de deixar bem claro que é urgente que o homem consiga encontrar o seu lugar no planeta, sem colocar em causa o lugar de todas as outras formas de vida. Bela leitura!"

Análise completa a esta obra, aqui.

-/-


OBRA NACIONAL DO MÊS DE JANEIRO
Mensagem
Pedro Vieira de Moura e Susa Monteiro

"Mensagem abre bem a coleção de Clássicos da Literatura Portuguesa em BD. Sendo uma obra de inquestionável dificuldade de adaptação para banda desenhada – ou para qualquer outro meio – devo dizer que o trabalho conjunto de Pedro Vieira de Moura e Susa Monteiro me convenceu. Tal como, aliás, me convence esta coleção e toda a pertinência que a mesma tem para Portugal, dando uma achega na interpretação dos clássicos e permitindo, quiçá, a introdução à banda desenhada por parte de uma larga franja de leitores que, de outra forma, poderia não cruzar caminhos com a 9ª arte."

Análise completa a esta obra, aqui.

-/-




LIVRO DO MÊS DE FEVEREIRO
Monster #2
Naoki Urasawa

"Monster é mesmo obrigatório e é mesmo viciante! É difícil que não fiquemos “agarrados” a esta trama genialmente arquitetada por Urasawa. Foi o mangá do ano no ano passado e, muito provavelmente, continuará a ser o mangá deste ano. E dos próximos… até que a série fique integralmente publicada. Até lá, tudo o que podemos fazer é desfrutar desta magnífica série."

Análise completa a esta obra, aqui.

-/-



OBRA NACIONAL DO MÊS DE FEVEREIRO
Tempo - Em Busca da Felicidade Perdida
Jorge Pinto, Evandro Renan e Talita Nozomi

"Tempo - Em Busca da Felicidade Perdida é, acima de tudo, a confirmação de Jorge Pinto como um dos argumentistas da banda desenhada nacional que vale a pena acompanhar. A premissa do livro é bela e a escrita é muito boa. Este livro tem potencial para ser um dos melhores argumentos da banda desenhada nacional do ano, na verdade. E ainda só vamos no início de 2024. Vale bem a pena ser conhecido!"

Análise completa a esta obra, aqui.

-/-


MENÇÃO HONROSA DO MÊS DE FEVEREIRO
O Mundo Sem Fim
Jancovici e Blain

"O Mundo Sem Fim entrega tudo o que promete. E mesmo sendo verdade que eu não estava propriamente entusiasmado com o livro antes de o ler, tenho que dizer que o mesmo me conquistou da primeira à última página, numa leitura viciante. Está explicado o sucesso do livro. E é bem merecido!"

Análise completa a esta obra, aqui.

-/-



MENÇÃO HONROSA DO MÊS DE FEVEREIRO
Patos - Dois Anos nas Areias Petrolíferas
Kate Beaton

"É um livro que acabou por me encher as medidas. Não fiquei logo tocado ou impressionado com aquilo que Kate Beaton parecia ter para nos oferecer, mas, à medida que ia progredindo nas mais de 400 páginas deste colosso, acabei por me render à evidência de que este será um dos grandes livros (no sentido qualitativo) de banda desenhada, lançados em Portugal, em 2024. Dou os parabéns à Relógio D’Água pela proposta. Este passou a ser o melhor livro de banda desenhada do catálogo da editora."

Análise completa a esta obra, aqui.

-/-




LIVRO DO MÊS DE MARÇO
A Estrada
Manu Larcenet

"A Estrada é (mais) um autêntico tour de force de Manu Larcenet. Depois de obras tão soberbas - cada uma à sua maneira - como O Relatório de Brodeck ou O Combate Quotidiano, o autor francês regressa em grande com este A Estrada, dando-nos uma história dramática, filosófica e imensamente triste sobre a condição (des)humana de sobrevivência num mundo pós-apocalítico, em que pai e filho têm de se valer de si mesmos para se manterem vivos; enquanto que, em termos de desenho, Manu Larcenet comprova ser um verdadeiro mestre, oferecendo-nos uma autêntica obra de arte visual."

Análise completa a esta obra, aqui.

-/-



OBRA NACIONAL DO MÊS DE MARÇO
Gato Comum
Joana Estrela

"Gato Comum trata-se de um belo livro que, a meu ver, até supera o celebrado e promissor Pardalita. Não será, estou certo, pela natureza virtuosa dos desenhos que um leitor de banda desenhada comprará este livro, mas sim pelo belo e emocionante relato, transposto pela voz narrativo-visual única de Joana Estrela que, sem surpresas, se assume como uma das mais promissoras autoras da banda desenhada nacional. Cabe a cada um de nós sabermos reconhecê-lo."

Análise completa a esta obra, aqui.

-/-



MENÇÃO HONROSA DO MÊS DE MARÇO
Quentin por Tarantino
Amazing Ameziane

"Palpita-me que a ASA acertou na mouche com este lançamento. Quentin Por Tarantino é uma autêntica carta de amor ao cinema, aos cinéfilos, aos filmes de Tarantino e a todos os seus seguidores que foram afetados pela peculiaridade dos seus filmes. Tem tudo para agradar aos fãs de BD, bem como a gente que nunca pegou num livro de banda desenhada!"

Análise completa a esta obra, aqui.

-/-


MENÇÃO HONROSA DO MÊS DE MARÇO
Jonas Fink - Inimigo do Povo
Vittorio Giardino

"Jonas Fink – Inimigo do Povo é uma das primeiras grandes bandas desenhadas publicadas em Portugal neste ano. Esta é uma obra que ressoa não apenas com (e para) os fãs de banda desenhada, mas com qualquer pessoa que procure compreender melhor a condição humana e as forças que moldam o mundo ao nosso redor. É, pois, um forte testemunho do poder da narrativa visual e uma lembrança da importância de nunca esquecermos as lições do passado, em especial as opções políticas pelos extremos da balança que sempre (mas mesmo sempre!) tiveram desenvolvimentos tão nefastos para todos os que com elas tiveram que (sobre)viver."

Análise completa a esta obra, aqui.

8 comentários:

  1. Boa iniciativa!... Rankings por valoração são sempre subjectivos, mas creio que tudo o que dê destaque a bons livros de BD é sempre bem-vindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente! Há sempre a questão da subjetividade pessoal, mas creio que a iniciativa faz sentido para os leitores do Vinheta 2020.

      Eliminar
  2. Portanto para o “livro do mês” dos primeiros três meses do ano conseguimos ter 10 livros… A este ritmo acabamos com com apenas 40 livros para 12 meses… Não chega já destes pseudo artigos publicitários? Não há mesmo nenhum interesse em fazer crítica ou textos com a mínima profundidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro, se leu o artigo com atenção verificará que apenas foram definidos, para três meses, TRÊS LIVROS DO MÊS. Faça scroll up e verificará o que digo.
      Como também está escrito no artigo, faz parte da minha bandeira a aclamação e proteção da banda desenhada nacional. Por esse motivo, escolho uma obra nacional por mês. Não é o LIVRO DO MÊS, é a BD NACIONAL DO MÊS. Por último, e como também está escrito no artigo, sempre que assim ME APETECER, atribuirei MENÇÕES HONROSAS aos livros me pareçam merecedores dessa distinção. Tornou-se mais claro, agora?

      Eliminar
  3. Problema será quando chegarem os festivais de BD em que as editoras lançam parte das obras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, sei que esta iniciativa terá as suas dificuldades. Mesmo assim, acredito que poderá um volume isolado de uma obra ser considerado o LIVRO DO MÊS. Caso seja o melhor livro desse mês.

      Eliminar
  4. Hugo, estou curioso - e quando não houverem obras que mereçam o galhardete, como ficamos? Considera esta hipótese? Será de considerar menções (de)sonhonrosas? E as obras em vários volumes?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, António. Já tinha pensado nisso. Se não houver obras que mereçam ser consideradas LIVRO DO MÊS, terei que ver se vale a pena continuar com esta iniciativa. De qualquer forma, acredito que, mesmo quando a qualidade global não é a mais desejável, há sempre a obra que sobressai em relação às demais.

      Eliminar