quarta-feira, 17 de abril de 2024

Levoir adapta mais um Clássico da Literatura Portuguesa em BD!



Nesta que é a quarta adaptação para banda desenhada da coleção dos Clássicos da Literatura Portuguesa, temos o lançamento da obra Carta a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil, da autoria de Pêro Vaz de Caminha.

Os autores responsáveis por esta adaptação são o português André Morgado e o brasileiro Tainan Rocha de Lima.

Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa da editora Levoir que edita este livro juntamente com a RTP.

Carta a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil, de André Morgado e Tainan Rocha de Lima

Carta a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil, foi lançado a 16 de abril. Este título editado pela Levoir e a RTP tem como argumentista André F. Morgado e ilustrador Tainan Rocha de Lima.

A Carta a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil, data do dia 1 de maio de 1500. Foi uma carta redigida ao rei, de modo a comunicar-lhe o descobrimento de novas terras. Parte dela veio apenas a público pela mão de um historiador espanhol, João Bautista Muñoz, no século XVIII. A publicação integral da epístola acontece mais tarde, em 1817, quando o padre Manuel Aires de Casal, sacerdote secular do Grã-Priorado do Crato, a partir de uma cópia existente no Arquivo Real da Marinha do Rio de Janeiro, a publica em Corografia Brasílica ou Relação Histórico-geográfica do Reino do Brasil.

Pêro Vaz de Caminha começa por descrever as peripécias passadas pela armada liderada por Pedro Álvares Cabral, com indicações sobre as várias etapas da expedição com destino à Índia, até ao surpreendente e inesperado achamento de um território novo.

Pêro Vaz de Caminha descreve com admirável vivacidade e agudo sentido de observação, o encontro com a gente local, os indígenas, registando magistralmente para a posteridade esse momento maior que foi o contacto do mundo ocidental, por interposta presença dos portugueses, com essa parte desconhecida da humanidade.


-/-

Ficha técnica
Carta a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil
Autores: André Morgado e Tainan Rocha de Lima
Adaptado a partir da obra original de: Pêro Vaz de Caminha
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 210 x 285 mm
PVP: 15,90€

4 comentários:

  1. Boa tarde Hugo Pinto.
    Antes de mais, peço desculpa por esta minha mensagem estar fora do contexto deste respeitoso post.
    Conheci pessoalmente o Jorge Machado-Dias, também trocámos alguns e-mails e telefonemas.
    Propus-lhe a continuação d'As Aventuras de Paio Pires, no qual, ele ponderou dar continuidade. No entanto, não foi possível pelo sucedido que o vitimou.
    Caro Hugo, permita-me obter uma opinião válida sua.
    O que você opina sobre a eventual continuação da referida BD infanto-juvenil portuguesa?
    Um remake dos 2 álbuns publicados em 1996, de forma a dar a conhecer os personagens aos leitores de hoje?
    Obrigado

    Luís Guerreiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário e partilha, caro Luís Guerreiro. Pois, a meu ver, é sempre benéfico o regresso de séries de BD que ficaram de alguma forma perdidas no tempo. E, sim, parece-me que, em concreto, a continuação ou remake de As Aventuras de Paio Pires, poderia ser algo muito interessante. Acho que o setor da BD infanto-juvenil, com origem nacional, é uma área que pode e deve ser trabalhada com um maior número de obras publicadas que se destinem aos mais novos.

      Eliminar
    2. Obrigado pelo seu ponto de vista. Continuação de bom trabalho na apreciação e divulgação da BD.

      Eliminar