terça-feira, 14 de maio de 2024

É um dos lançamentos do ano! Vem aí O Vento nos Salgueiros!



Não tenho dúvidas de que este é um dos lançamentos de BD do ano! Bem, na verdade, trata-se de um relançamento, já que O Vento nos Salgueiros já foi publicado em Portugal, há uns anos, pela extinta editora Witloof.

Contudo, é uma obra que, compreensivelmente, foi ficando totalmente esgotada - principalmente o primeiro dos 4 tomos. 

E, para colmatar a ausência desta belíssima adaptação, onde Michel Plessix revela ser um autêntico mestre da BD, com desenhos verdadeiramente lindos e uma adaptação do argumento muito fiel, a editora Arte de Autor vai lançar a obra em edição integral! 

Quer isto dizer que um só livro reunirá os 4 tomos da série original.

O autor lançou posteriormente, Vento nas Areias, que reúne mais 5 tomos e que continua a jornada destas personagens. Com sorte, teríamos a Arte de Autor a editar, num futuro próximo, esses 5 tomos, também. Mas, para isso, espera-se que este livro tenha boas vendas, imagino.

Mas vamos por partes. Por agora, temos este O Vento nos Salgueiros que é verdadeiramente obrigatório para qualquer boa coleção de banda desenhada. Seja a coleção de uma criança ou a de um adulto! Convido-vos a (re)lerem a análise que já fiz à obra, aqui

O livro deve chegar às livrarias durante as próximas duas semanas.

Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa da editora e com algumas imagens promocionais.

O Vento nos Salgueiros - Edição Integral, de Michel Plessix

Que idílico é viver à beira do rio!

Divertido e cheio de travessuras, O Vento nos Salgueiros é um clássico da literatura infantil publicado em 1908 por Kenneth Grahame. Adaptado várias vezes para a TV, o teatro e o cinema reúne personagens inesquecíveis.

Um mundo fantástico e completamente à parte, habitado pela toupeira, o rato, o sapo e o texugo, os quatro amigos que, sem pressas, saboreavam os prazeres da vida do campo, e ainda tinham tempo para umas aventuras divertidas.

As aventuras épicas das personagens servem de pretexto ao autor para pintar ternos quadros bucólicos, trabalhados até à mais pequena folha de erva. Cheira a feno, a lama. Respira-se. Relaxamos.

Michel Plessix reinterpreta “O Vento nos Salgueiros” de forma magistral.
-/-

Ficha técnica
Vento nos Salgueiros - Edição Integral
Autor: Michel Plessix
Editora: Arte de Autor
Páginas: 128, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 236 x 285 mm
PVP: 29,95€

2 comentários:

  1. A Arte de Autor deveria repensar a capa deste integral aproximando-a á edição original onde a ilustração ocupa toda a mancha da capa. Todo o arranjo tipográfico deveria ser, igualmente, reformulado. Porque não optar por acabamentos que valorizem graficamente a obra e o livro como objecto? Estampagem tipográfica a ouro em baixo relevo, verniz localizado, lombada em tecido assentariam como uma luva a esta obra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era preciso haver editores António. Para quê fazer isso se as blogueiras elogiam qualquer coisa?

      Eliminar