segunda-feira, 6 de maio de 2024

Levoir lança novo livro de Torpedo!



O terceiro lançamento de banda desenhada que a Levoir tem agendado para esta semana, é o do segundo volume de Torpedo 1972, que a editora irá lançar no próximo dia 8 de Maio, quarta-feira, em parceria com o jornal Público.

Recordo que, em 2018, a editora lançou a série completa de Torpedo 1936, também com o jornal Público. E o sexto volume dessa coleção era o primeiro volume de Torpedo 1972, também de Enrique Sánchez Abulí mas que, desta vez, era acompanhado por Eduardo Risso em vez de Jordi Bernet.

É uma das minhas séries preferidas do catálogo da Levoir e, portanto, estou contente pelo facto da editora portuguesa retomar a publicação da série com este segundo volume de Torpedo 1972 intitulado O Que Isso Dói!.

Uma nota positiva para o facto da lombada deste novo livro encaixar visualmente na lombada da série anteriormente lançada. Um pequeno detalhe que, quanto a mim, faz todo o sentido e é bem vindo!

Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais.


Torpedo 1972 - O Que Isso Dói!, de Enrique Sánchez Abulí e Eduardo Risso

A Levoir e o jornal Público editam a 8 de Maio o volume 2 de Torpedo 1972: O que isso dói!, argumento de Enrique Sánchez Abulí e ilustrações do argentino Eduardo Risso.
Enrique Sánchez Abulí um dos mais importantes argumentistas espanhóis de banda desenhada, recebeu o Grande Prémio do Salón del Cómic de Barcelona, pelo conjunto da sua obra. Abulí iniciou a sua carreira de argumentista nos anos 60, na revista Hazañas Bélicas. Mas o mais importante do seu trabalho na BD foi feito ao lado de Jordi Bernet, com quem colaborou em diversas histórias, mas sobretudo na série Torpedo, que valeu à dupla o Prémio para Melhor Livro Estrangeiro no Festival de Angoulême de 1986.

Neste volume, onde nos é apresentado um Torpedo envelhecido, mas refinado na sua maldade mantendo as virtudes que o tornaram grande no mundo do crime, Abulí explica de maneira simples: “os anos passaram e como eu também envelheci um pouco, pareceu-me interessante imaginar como seria o Torpedo em velho(...). É um Torpedo que ganhou muitas coisas (rugas, quilos, experiência) e perdeu outras (reflexos, musculatura, agilidade) mas que conserva o seu famoso mau feitio.”

O argentino Eduardo Risso é quem ilustra este volume. Desenhador bem conhecido dos leitores portugueses graças a Batman Noir, Parque Chas, ou Batman: Uma História Verdadeira, já anteriormente editados pela Levoir. Em 1997, Risso estreou-se no mercado americano com uma adaptação do filme Aliens: Ressurection. No ano seguinte, colabora pela primeira vez com Brian Azzarello na mini-série Jonny Double, que serviu de banco de ensaio para 100 Balas (editado pela Levoir na Colecção 25 Anos Vertigo), a sua obra mais conhecida, que lhe valeu uma série de prémios, incluindo três Eisners, dois Harveys e um Prémio Yellow Kid para o Melhor artista.

Luca Torelli, o famoso Torpedo, ex-glória do crime organizado, recebe um pedido da sua grande amiga Lou: matar o polícia Joe Carter, que está a pôr em perigo as instalações do negócio que dirige. Torpedo decide aceitar a suculenta oferta e, juntamente com Rascal, embarca na arriscada missão.

Torpedo 1972: O que isso dói!, é um thriller sombrio e violento com várias passagens divertidas.

Este livro é a continuação da coleção editada pela Levoir e o Público em 2018, ainda disponível.

-/-

Ficha técnica
Torpedo 1972 - O Que Isso Dói!
Autores: Enrique Sánchez Abulí e Eduardo Risso
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 195 x 260 mm
PVP: 13,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário