segunda-feira, 13 de maio de 2024

Análise - Reckless #4 - O Fantasma em Ti


Reckless #4 - O Fantasma em Ti, de Ed Brubaker e Sean Phillips

O trabalho de Ed Brubaker e Sean Phillips parece não cessar de nos surpreender! Com O Fantasma em Ti que é o quarto de cinco volumes (até agora) da série Reckless, os autores voltam a dar-nos um belo livro. Está, quanto a mim, um pouco abaixo dos dois anteriores volumes, que me encheram as medidas, mas, mesmo assim, consegue ser um livro completamente coeso, com Ed Brubaker a oferecer-nos (mais) uma bela trama e com Sean Phillips a manter-se fiel ao seu trabalho.

Desta vez, a história centra-se em Anna Keller, a ajudante de Ethan, que terá que lidar com um estranho caso. Estamos em 1989. Ethan Reckless encontra-se fora da cidade e Anna é abordada por uma antiga estrela do cinema que lhe pede que investigue alguns eventos estranhos e misteriosos que estão a acontecer na mansão que a atriz herdou e que está a renovar. Esta mansão tem, pois, toda uma história enigmática e chocante, pois ali se sucederam variados crimes e dramas familiares.

A opção por centrar a história na personagem de Anna Keller, em vez de em Ethan Reckless, dá alguma frescura à série, reconheço, permitindo desta forma explorar uma personagem que era mais “side kick” nos volumes anteriores. A voz off que nos narra a história continua a ser a de Ethan, mas, talvez por isso, a ligação com o leitor não consegue ser tão estreita, a meu ver, pois não é bem uma história contada na primeira pessoa, ainda que o possa parecer.

O começo da história, com vários níveis narrativos a serem presenteados ao leitor, é, mais uma vez, muito forte. Ed Brubaker consegue ser um verdadeiro mestre não só na construção de um enredo intrincado, mas também na capacidade de manter o interesse do leitor sempre presente. Podemos até já ter lido histórias semelhantes do mesmo autor, mas, não obstante, por algum motivo, queremos ler mais e mais. Não cansa.

E, lá está, quando digo que este volume não me agradou tanto como os dois livros anteriores da série, não tomem as minhas palavras de forma errada porque, mesmo assim, continuamos a estar perante uma série cuja qualidade está praticamente sempre nos píncaros! E este O Fantasma em Ti não é exceção.

Em termos de desenho, não há aqui grandes inovações por parte de Sean Phillips. O autor continua fiel a si mesmo, se bem que, olhando de forma detalhada, e, pelo menos, comparando o trabalho do autor neste livro com os anteriores volumes da série, o seu desenho pareceu-me um pouco mais apressado e menos detalhado. Mesmo assim, é claro que o seu inconfundível signature style se mantém bem presente. 

As cores claras da série, feitas por Jacob Phillips, também ajudam bastante ao ambiente visual mais soalheiro que é imagem característica da costa leste dos Estados Unidos da América, onde se desenrola esta série.

A edição da G. Floy Studio está em linha com aquilo que poderíamos esperar: o livro tem capa dura baça, bom papel brilhante no miolo e boa encadernação e impressão. No final, há um posfácio escrito por Ed Brubaker e menções aos livros da dupla já editados pela G. Floy Studio: Criminal, The Fade Out, Pulp ou Os Meus Heróis Foram Sempre Drogados.

Em suma, não há nada que enganar! Mesmo sem ser o melhor da série, este quarto volume de Reckless, intitulado O Fantasma em Ti, é mais uma entrega da dupla Brubaker/Phillips que cumpre bem o nível de qualidade a que os leitores têm sido habituados, mergulhando-os numa boa trama policial de investigação – muito bem escrita; e num ambiente visual muito pulp, bem ao jeito daquilo a que estes autores já nos habituaram. Mais uma vez, se recomenda, claro!


NOTA FINAL (1/10):
9.0



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020



-/-


Ficha técnica
Reckless #4 - O Fantasma em Ti
Autores: Ed Brubaker e Sean Phillips
Editora: G. Floy Studio
Páginas: 144, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 18 x 27,5 cm
Lançamento: Janeiro de 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário