sexta-feira, 31 de maio de 2024

Levoir e RTP publicam o clássico "Peregrinação" em BD!


A Levoir e a RTP acabam de publicar mais dois livros para a sua coleção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD.

O primeiro de que vos falo é a primeira parte da adaptação de Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto. Esta será uma das duas obras desta coleção que será editada em dois volumes - a outra será a adaptação de Os Lusíadas, de Luís de Camões.

Os autores que adaptam este Peregrinação são João Miguel Lameiras e Miguel Jorge, dois repetentes em adaptações de clássicos da literatura para banda desenhada publicadas pela Levoir. Relembro que foi esta a dupla responsável pela adaptação de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, tendo João Miguel Lameiras adaptado também, mas desta vez com Joana Afonso, a obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.

Este livro já se encontra disponível para venda em livrarias.


Peregrinação #1, de João Miguel Lameiras e Miguel Jorge


A grande obra de Fernão Mendes Pinto, Peregrinação, volume 6 da coleção Clássicos da Literatura Portuguesa em Banda Desenha, editado pela Levoir em colaboração com a RTP, é publicado a 27 de maio.

O argumento é da autoria de João Miguel Lameiras e a Ilustração de Miguel Jorge.

Peregrinação é indiscutivelmente uma das obras mais notáveis das literaturas de língua portuguesa e até mesmo da literatura mundial, nunca perdendo a capacidade de suscitar novas e desafiantes leituras.

É muito vasto e desigual o elenco de textos que abordam a presença portuguesa no Oriente ou que dizem respeito à Expansão (crónicas, tratados, relatos de viagens, cartas...), mas esta obra soube aproveitar bem o efeito de novidade das «muitas e muito estranhas cousas que viu e ouviu» o autor. E o seu êxito foi significativo até no contexto internacional, pois em poucos anos já contava com traduções para castelhano (1620), francês (1628), neerlandês (1652), inglês (1653) e alemão (1671), para além de numerosas reimpressões.

Considerada por alguns como romance de aventuras, com elementos ficcionais que estimulam a imaginação dos leitores, e por outros como narrativa autobiográfica, fiel à verdade dos factos, Peregrinação é, acima de tudo, um texto que agrega traços típicos de modelos tão diferentes quanto a crónica, a relação, o roteiro, a narrativa de naufrágios, a escrita epistolar, o romance de cavalaria, a sátira ou a novela picaresca.

O relato de tudo quanto o narrador viu e viveu, nomeadamente a estranheza de gentes, territórios, hábitos e costumes, modelos de organização social e política, formas de representação do sagrado, suscitou incredulidade e polémica logo após a sua publicação. 
Esta obra vai ser editada em 2 volumes.

-/-

Ficha técnica
Peregrinação
Autores: João Miguel Lameiras e Miguel Jorge
Adaptação da obra original de: Fernão Mendes Pinto
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 210 x 285 mm
PVP: 15,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário