Rubricas

terça-feira, 25 de junho de 2024

As novidades de BD da Gradiva para 2024 e 2025!


Hoje é dia de ficarmos a conhecer quais as novidades de banda desenhada que a editora Gradiva tem planeadas para a segunda metade de 2024!

Dou-vos ainda a conhecer, em primeira mão, algumas obras que a editora portuguesa já prepara para o ano 2025! Sobre estas novidades para 2025, sublinho que estes são alguns dos títulos expectáveis, mas que ainda não estão 100% fechados.

Sem mais demoras, são estas as obras que a Gradiva avança para os próximos meses:


Os 7 Crimes de Roma
Guillaume Prévost e Robert Paquet

Embora as ilustrações deste livro não me deixem especialmente empolgado - pelo menos, tendo em conta as páginas que já pude conhecer e, especialmente, a capa - devo dizer que, porém, a sinopse da obra me deixou positivamente intrigado, pois esta é uma história que se passa na Roma renascentista e que coloca Leonardo Da Vinci em trabalhos de "detetive", ao ter que investigar um misterioso assassinato. 


-/-


ZITS - Apocalypse – Tudo a postos?
Jerry Scott e Jim Borgman

Eis que a Gradiva regressa ao lançamento de Zits, de Jerry Scott e Jim Borgman, que, de alguma forma, tinha ficado no esquecimento nos últimos anos! Esta é, portanto, uma bela notícia para os adeptos desta divertida obra de tiras humorísticas!



-/-

Tango #8 – O Tesouro do Mar de Sulu
Xavier e Matz

Estou particularmente curioso com este 8º volume da série Tango, de Xavier e Matz, pela simples razão de o volume 7, A Flecha de Magalhães, ter sido o meu favorito da série e ter sido a primeira aventura do protagonista que se divide em dois volumes. Quer isto dizer que este O Tesouro do Mar de Sulu encerrará este díptico. Estou com boas expectativas, mas veremos.


-/-

Os Mistérios
Bill Watterson e John Kascht

A Gradiva editará ainda em 2024 o livro Os Mistérios, da autoria de Bill Watterson (criador de Calvin & Hobbes) e John Kascht, caricaturista. Este não é bem um livro de banda desenhada, mas antes uma fábula ilustrada para adultos. Confesso ter sido apanhado desprevenido com este lançamento e, por outro lado, admito ter ficado igualmente empolgado com o mesmo, dada a mente brilhante e criativa de Bill Watterson e o aspeto visual da obra, que me parece bastante original.


-/-

Exploring Calvin and Hobbes: An Exhibition Catalogue
Bill Watterson e Robb Jenny

Ainda sobre o autor Bill Watterson, a Gradiva lançará também o livro Exploring Calvin and Hobbes, conforme já aqui havia anunciado na conversa que tive com a Gradiva sobre os lançamentos que a editora tinha agendados para 2024. Este é um livro especialmente direcionado para colecionadores e fãs dessa série incontornável das tiras humorísticas que foi (é) Calvin & Hobbes. Trata-se de um catálogo de uma exposição sobre a obra prima do autor que inclui alguns desenhos originais de Bill Watterson, assim como comentários originais do autor sobre cada um deles. Um livro que parece especial a vários níveis e que será lançado ainda em 2024.



-/-


As Grandes Batalhas Navais: A Batalha de Lepanto
Jean-Yves Delitte e Federico Nardo

Depois de já ter lançado dois volumes na sua coleção As Grandes Batalhas Navais, nomedamente Jutlândia e Trafalgar, a editora lançará neste segundo semestre de 2024 o livro A Batallha de Lepanto que, mantendo o argumento de Jean-Yves Delitte, tem Federico Nardo como responsável pelas ilustrações.


-/-

Grandes Figuras da História - Mussolini
Blengino, Goy, Meloni e Brice

A Gradiva regressa à sua coleção Grandes Figuras da História, desta vez com a biografia em banda desenhada de Benito Mussolini. O livro deverá chegar às livrarias ainda durante este mês de Junho.





-/-




Para o ano 2025

Conforme prometido, trago-vos uma antevisão das obras que a Gradiva está a preparar para 2025. Repito que são obras que ainda não estão totalmente fechadas, mas que a editora tentará lançar no próximo ano:

O Nome da Rosa - Volume II
Milo Manara
[Ainda sem capa disponível]

O lançamento do segundo e último volume da adaptação para banda desenhada, por Milo Manara, do clássico da literatura de Umberto Eco, O Nome da Rosa, até estava originalmente previsto para o final de 2024, mas a Gradiva já deixou claro que este livro só deverá sair no próximo ano. Essa decisão estará relacionada, claro, com o próprio lançamento deste livro no mercado europeu, uma vez que o autor continua a trabalhar no mesmo. 


-/-

O Cavaleiro do Dragão
Emanuele Arioli e Emiliano Tanzillo

Este é um livro de fantasia, que nos remete para a lenda do Rei Artur, e que tem como protagonista um jovem celta com enigmáticos olhos selvagens que descobre que é filho de um poderoso mago. Não conhecia, sequer, o livro, mas estou bastante bem impressionado com as pranchas que pude ver do mesmo.



-/-


O Fotógrafo - Volume 1
Didier Lefèvre e Emmanuel Guibert

Em 2025, a Gradiva vai lançar a obra O Fotógrafo, dos autores franceses Didier Lefèvre e Emmanuel Guibert, em 3 volumes! Esta é uma obra que foi originalmente lançada em 2003 e que foi bastante celebrada. Lembro-me de se ter falado bastante sobre a mesma, mas, na altura, não tive oportunidade de a ler. Pelo que estou bastante curioso com esta aposta da Gradiva. A história dá-nos um relato sobre um fotógrafo de guerra e de como as suas fotografias são documentos reais da guerra, contando muitas histórias que nem sempre são peceptíveis quando olhamos para as ditas fotografias. Este fotógrafo acompanhou os Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão no ano de 1986, quando o país estava ocupado pela União Soviética.


-/-

O Fotógrafo - Volume 2


-/-


O Fotógrafo - Volume 3



-/-

Tango #9
Xavier e Matz
[Ainda sem capa disponível]

Pouco se sabe sobre o 9º volume de Tango, mas a editora Gradiva já avançou que espera lançar esse livro durante o ano de 2025. O que é prova do bom ritmo de trabalho da dupla formada por Xavier e Matz e, também, do sucesso da série.


-/-

A Incrível História da Cerveja
Da pré-história aos dias de hoje, 15.000 anos de aventura
Benoist Simmat e Lucas Landais

Este livro procura dar-nos uma história completa da cerveja, aquela que é a bebida mais consumida no mundo e, se excluirmos a água, a mais antiga da Humanidade, tendo começado a ser feita há 15.000 anos! Esta será mais uma BD educativa com o potencial de chegar a pessoas que, normalmente, não leem banda desenhada mas que, devido ao seu interesse no tema retratado, neste caso a cerveja, poderão adquirir esta banda desenhada. 



-/-


1177 a.C.: Uma História Gráfica do Ano em que a Civilização entrou em Colapso
Eric H. Cline and Glynnis Fawkes

1177 a.C.: Uma História Gráfica do Ano em que a Civilização entrou em Colapso trata-se de mais uma banda desenhada de cariz educativo que adapta para banda desenhada o livro 1177 aC, de Eric Cline, que conta a história de um dos maiores mistérios da história: o que causou o colapso das antigas civilizações do Egeu e do Mediterrâneo Oriental há mais de três mil anos, trazendo a Idade do Bronze a um final tão abrupto?



4 comentários:

  1. A Gradiva deixou cair o Nestor Burma ?

    Nunca percebi a opção editorial da Gradiva em relação a esta serie.
    Todo o sucesso alcançado pelo Nestor Burma, deve-se aos 4 primeiros volumes, desenhados e escritos (adaptados) por Tardi.
    Ora a Gradiva optou por começar a esta serie pelo volume 5 seguido do 6,7,e 8. Os 3 primeiros da autoria de Moynot, e o ultimo de Nicolas Barral.
    É um pouco como apresentar a personagem do Astérix, sem nenhum álbum do Uderzo, ou do Lucky Luke sem nenhum álbum do Morris...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, caro Ricardo. Sim, concordo perfeitamente com o que diz. Acho que não foi uma escolha muito acertada por parte da Gradiva. Na conversa que tive com o Sr. Guilherme Valente para o meu livro, Muitos Anos a Virar Páginas, falámos a este propósito e ele disse-me que a Gradiva optou por começar a lançar os álbuns a cores de Nestor Burma porque consideraram que os livros a cores teriam mais sucesso por serem álbuns a cores.

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta Hugo. Muitas felicidades para o Blog (no que diz respeito a Blogs Portugueses sobre BD, este é o mais interessante). Um abraço

      Eliminar
    3. Muito obrigado pelas gentis palavras, caro Ricardo. Um abraço!

      Eliminar