Para finalizar este périplo em que falei com as principais editoras de banda desenhada em Portugal, termino com uma entrevista à Gradiva para vos dar nota das novidades ao nível da BD que a editora prepara para 2024.
À semelhança do que aconteceu com a editora A Seita, também aqui foram vários os pedidos de informação que os leitores do Vinheta 2020 me enviaram acerca das novidades da Gradiva para 2024. O que revela a crescente relevância da editora enquanto uma das mais importantes editoras de banda desenhada em Portugal.
Conversei com a muito simpática e interessante Helena Rafael, responsável da editora, que me informou de algumas das apostas da Gradiva para o próximo ano. E são várias as obras que me deixaram bastante empolgado!
Ora, como tal, convido-vos a ler a entrevista mais abaixo.
ENTREVISTA
1. Durante os últimos meses, não só a Gradiva tem demonstrado uma crescente aposta na banda desenhada, com o lançamento constante de álbuns de BD, como também tem demonstrado uma certa velocidade em concluir as várias séries do seu catálogo. Séries como O Guardião, Tango ou Alix Senator, por exemplo, têm recebido lançamentos muito assíduos e com pouco espaçamento temporal entre números. Considera-se na Gradiva que o lançamento contínuo e rápido de uma série pode ser aproveitado para impulsionar as próprias vendas da mesma?
No caso das séries de banda desenhada que temos vindo a publicar, temos procurado cultivar e manter uma cadência próxima e regular dos títulos com vista à assiduidade dos livros junto de um tipo de leitor atento e exigente. Acreditamos que esta assiduidade fideliza os leitores às colecções e à oferta da editora e mantém vivo o interesse nas mesmas.
2. Os livros estão mais caros. É um facto. Pelo aumento do preço da matéria-prima – em especial, do papel – mas também por outros fatores. Sente que isso, bem como a conjuntura económica que vivemos, está a afetar as vendas da editora ou as pessoas continuam a fazer um esforço para comprar os livros?
As condições económicas e a instabilidade político-social que se vive actualmente afectam efectivamente o índice de compra geral.
No entanto, apesar de ser inequívoca a realidade do aumento generalizado dos preços, verifica-se que os leitores em geral e os leitores de banda desenhada em particular, continuam a fazer um esforço para adquirir os livros que realmente querem ler.
Observa-se também que os leitores definem frequentemente, face às actuais circunstâncias económicas, estratégias de compra alternativas. Estão mais atentos às promoções, a feiras do livro e outras ocasiões que lhes permitem adquirir os livros que desejam a um preço mais reduzido.
Temos verificado pelos recentes orçamentos das gráficas que há uma estabilização dos preços das matérias-primas. Esta situação a manter-se proporcionará à editora a definição de preços mais ajustados a esta nova realidade e tendencialmente o retorno à prática de preços mais baixos.
4. O ano de 2023 ainda não terminou e estou ciente que os resultados das vendas dos livros acabam por só ser percebidos vários meses depois. De qualquer maneira, e tendo em conta a sua própria sensibilidade do mercado, que livro de banda desenhada considera ter sido o vosso campeão de vendas de 2023?
Claramente O Nome da Rosa, de Umberto Eco, na adaptação de Milo Manara.
5. E em que livro é que as vendas ficaram aquém do esperado?
A colecção Nestor Burma tem ficado surpreendentemente aquém das nossas expectativas.
6. Até ao final do ano 2023, ainda serão lançadas algumas novas obras de BD? Quais?
Lançámos [Fukushima] uma novela gráfica extraordinária da autoria de Bertrand Galic e Roger Vidal que reconstitui em todas as suas dimensões o que foi o trágico acidente da central eléctrica de Fukushima. Um livro singular sobretudo pelo retrato que faz dos dilemas ético-morais vividos pelo então director da central Masao Yoshida.
Fukushima - Crónica de um Desastre sem Fim, de Bertrand Galic e Roger Vidal
O volume 10 de série Alix Senator, que acaba de sair, mantém a continuidade da colecção e o último volume da série Tango foi também uma das últimas novidades de banda-desenhada que pulicámos neste último trimestre.
Alix Senator #10 - A Floresta Carnívora, de Valérie Mangin e Thierry Démarez
Tango #7 - A Flecha de Magalhães, de Philippe Xavier e Matz
7. E que novas obras poderemos esperar para 2024?
Em 2024, continuaremos com as colecções Alix Senator, Lonesome, Nestor Burma, Sabedoria dos Mitos (já em Janeiro sairá o primeiro de três volumes dedicado à Ilíada de Homero) e Grandes Figuras da História.
Alix Senator #11, de Valérie Mangin e Thierry Démarez
Alix Senator #12, de Valérie Mangin e Thierry Démarez
Lonesome #4 - Le Territoire du Sorcier, de Yves Swolfs
[Nota de Hugo Pinto: Esta é a capa da versão francesa a preto e branco do livro, pelo que não deverá ser esta a capa da versão a português - que é expetável que seja a cores. Apenas utilizo esta capa porque é a única deste Lonesome #4 que consegui encontrar na internet]
Nestor Burma - Micmac Moche Au Boul' Mich, de Nicolas Barral
Nestor Burma - Contre C.Q.F.D., de Emmanuel Moynot
Sabedoria dos Mitos - A Ilíada (Tomo 1 de 3), de Luc Ferry, Clotilde Bruneau e Pierre Taranzano
Sabedoria dos Mitos - A Ilíada (Tomo 2 de 3), de Luc Ferry, Clotilde Bruneau e Pierre Taranzano
Sabedoria dos Mitos - A Ilíada (Tomo 3 de 3), de Luc Ferry, Clotilde Bruneau e Pierre Taranzano
Grandes Figuras da História - Napoleão (Tomo 1 de 3), de Simsolo, Fiorentino e Tulard
[Nota de Hugo Pinto: Esta obra ainda não está totalmente fechada, embora a editora esteja a considerar lançá-la.]
Grandes Figuras da História - Napoleão (Tomo 2 de 3), de Simsolo, Fiorentino e Tulard
[Nota de Hugo Pinto: Esta obra ainda não está totalmente fechada, embora a editora esteja a considerar lançá-la.]
Grandes Figuras da História - Napoleão (Tomo 3 de 3), de Simsolo, Fiorentino e Tulard
[Nota de Hugo Pinto: Esta obra ainda não está totalmente fechada, embora a editora esteja a considerar lançá-la.]
Grandes Figuras da História - Mussolini, de Blengino, Goy, Meloni e Brice
[Nota de Hugo Pinto: Esta obra ainda não está totalmente fechada, embora a editora esteja a considerar lançá-la.]
Sabedoria dos Mitos - Eros e Psique, de Luc Ferry, Clotilde Bruneau e Diego Oddi
[Nota de Hugo Pinto: Esta obra ainda não está totalmente fechada, embora a editora esteja a considerar lançá-la.]
Sabedoria dos Mitos - Afrodite (Tomo 1 de 2), de Luc Ferry, Clotilde Bruneau e Giuseppe Baiguera
[Nota de Hugo Pinto: Esta obra ainda não está totalmente fechada, embora a editora esteja a considerar lançá-la.]
Lançaremos o aguardadíssimo segundo volume de O Nome da Rosa, de Umberto Eco, por Milo Manara.
O Nome da Rosa - Volume 2, de Milo Manara
[Nota de Hugo Pinto: Ainda não há capa para este livro mas é expectável que o mesmo saia no mês de Março em Itália.]
Vamos prosseguir também com as novelas gráficas.
De entre as que lançaremos ao longo do ano, destacamos a adaptação de um texto do romancista Guillaume Musso pelo ilustrador americano Miles Hyman - A Vida Secreta dos Escritores.
E O Fotógrafo de Mauthausen de Salva Rubio, Pedro J. Colombo (Ilustração) Aintzane Landa (Ilustração) - a história dramática e real de Francisco Boix, um fotógrafo da imprensa espanhola que fugiu para França no início da Segunda Guerra Mundial. Ali é entregue pelos franceses aos nazis, que o enviam para o campo de concentração de Mauthausen, juntamente com milhares de outros espanhóis e prisioneiros. Mais de metade deles perderia a vida no campo. Mas através de uma estranha reviravolta nos acontecimentos, Boix começa a trabalhar no departamento de fotografia do campo. Boix percebe que tem uma oportunidade de provar os crimes de guerra nazis roubando os negativos das fotografias que se destinavam a documentar as atrocidades horrendas cometidas no campo… Boix reuniria cerca de 2000 negativos que serviriam de prova manifesta nos julgamentos de Nuremberga.
O Fotógrafo de Mauthausen, de Salva Rubio, Pedro J. Colombo e Aintzane Landa
Prosseguiremos também com a publicação de banda desenhada didática e nesse âmbito lançaremos A Biologia em Banda Desenhada de Larry Gonick e Dave Wessner numa tradução do bioquímico David Marçal.
A Biologia em Banda Desenhada, de Larry Gonick e Dave Wessner
No domínio do cartoon vamos ter algumas surpresas mas manteremos as reedições das tiras de Calvin & Hobbes de Bill Watterson, estando também prevista a publicação do álbum Exploring Calvin & Hobbes, o catálogo de uma exposição com o mesmo nome exibida no Billy Ireland Cartoon Library & Museum, em Ohio, dedicada à obra de Watterson.
Uma viagem apaixonante desde o momento criativo que esteve na origem das personagens até à sua consagração e interrupção súbita. O catálogo inclui alguns desenhos originais de Bill Watterson assim como comentários originais do autor sobre cada um deles. O livro percorre ainda os autores que marcaram e influenciaram Bill Watterson e um extensa entrevista ao autor conduzida por Jenny Robb, o curador da exposição.
Exploring Calvin & Hobbes
Sem comentários:
Enviar um comentário