Rubricas

terça-feira, 15 de março de 2022

A banda desenhada volta para mais um Coimbra BD!



Alegrem-se os fãs de banda desenhada porque o Coimbra BD está de volta! E o Vinheta 2020 dá-vos, em primeira mão, as informações mais completas sobre este evento que está quase a chegar!

A notícia é ótima pois trata-se de um dos (poucos) eventos dedicados à banda desenhada em Portugal e, felizmente, volta a existir, depois de não ter acontecido no ano passado, devido à Pandemia de Covid-19.

Falando com o meu amigo João Miguel Lameiras, figura incontornável da bd em Portugal, e um dos produtores e programadores do Coimbra BD, fiquei a saber muitas informações que partilho mais abaixo convosco.

O Coimbra BD 2022 decorre entre os dias 25 e 27 de Março, na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, e promete ser um ponto de encontro para os amantes de banda desenhada do país (e não só). 

Na sexta-feira, dia 25, o evento abre às 18h e terá, às 19h, uma visita guiada às exposições, por João Miguel Lameiras, e um mini-concerto por Filipe Melo onde é esperado que o mesmo interprete, ao piano, o tema maravilhoso de Balada para Sophie! Às 21h desse primeiro dia, será apresentado e transmitido, na Sala Polivalente, o filme de Filipe Melo, O Lobo Solitário. No sábado, o evento começa às 10h da manhã e encerra às 22h, enquanto que, no domingo, o Coimbra BD arranca à mesma hora e encerra às 18h.

Sei que entre a aprovação do projeto e orçamento por parte da Câmara Municipal e o tempo para organizar este evento, os Organizadores apenas dispuseram de 5 semanas. O que já me parece um trabalho hercúleo para o que conseguiram preparar. E, talvez por isso, a presença de autores se tenha concentrado em nomes nacionais como os de Filipe Melo, João Fazenda, Pedro Brito, Carlos Silva, Joana Rosa, João Mascarenhas, João Miguel Lameiras, Miguel Jorge, Jorge Marinho, Paulo J. Mendes, Paulo Vaz de Carvalho e Penim Loureiro.

Quanto a exposições, serão estas com que os visitantes do evento poderão contar:



O Perigoso Pacifista
 

Biografia em Banda Desenhada de Adriano Correia de Oliveira a lançar este ano, por ocasião dos 80 anos do nascimento de Adriano. Um livro ilustrado por João Mascarenhas a partir de depoimentos de amigos de Adriano recolhidos por Paulo Vaz de Carvalho, que terá apresentação e pré-lançamento no Coimbra BD (Piso 0)


Os desenhos originais de Juan Cavia para a premiada obra que realizou com Filipe Melo são expostos em público pela primeira vez no Coimbra BD (Sala Ferrer Correia)


O Humor de Derradé

Veterano da BD nacional com uma vasta obra publicada no campo do humor, Dário Duarte, mais conhecido por Derradé está presente com uma exposição retrospectiva com especial incidência em A Loja e O Fogo Sagrado, os seus trabalhos mais recentes. (Sala Ferrer Correia)


A saga de ficção científica distópica de Penim Loureiro e Carlos Silva está em destaque nesta exposição, que apresentará também pranchas do segundo volume da série, ainda inédito. (Sala Ferrer Correia)


Paulo J. Mendes: O Penteador e outras histórias

Autor revelação com O Penteador, título lançado na edição de 2020 do Coimbra BD, Paulo J. Mendes regressa a Coimbra com uma exposição centrada nesse e em outros trabalhos, com destaque para os seus cadernos de urban sketching.


Amor de Perdição: da Literatura para a BD

A adaptação feita por Miguel Jorge e João Miguel Lameiras do clássico de Camilo Castelo Branco está em destaque nesta exposição making of de um dos títulos mais vendidos da Colecção de adaptações literárias que a Levoir e a RTP editaram. (Piso 0)


Joana Rosa: The Mighty Gang

Jovem mangaka portuguesa, Joana Rosa expõe no Coimbra BD as pranchas da série The Mighty Gang, de que é autora (Corredor Piso -1)



Para além destas exposições, muito apetecíveis, teremos, durante as manhãs de sábado e domingo, sessões de cinema com curtas de animação para a família. 

Haverão ainda workshops de cosplay, sessões de desenho ao vivo, uma mostra de duas curtas metragens de João Fazenda, concurso de cosplay, noite de jogos de tabuleiro, a sessão de desenho com modelo organizada com o Salão 40 (que já é um clássico do Coimbra BD)  e, claro, a apresentação de alguns livros e o lançamento de outros como, Rugas, de Paco Roca, Tex #3 - O vingador, de Boselli e Andreucci, Santa Família, de Eider Rodriguez e Julen Ribas, O Perigoso Pacifista, de João Mascarenhas e Paulo Vaz de Carvalho, Branco em Redor, de Lupano e Fert, Miss Marple: Crime no Hotel Bertram, de Ziegler e Dauger, Urlo, Grito no Escuro, de Luca Conca e Gloria Ciapponni, Wild West 2 - Wild Bill e, finalmente, Os Contos de Miguel Torga: Um Roubo, Natal, em edição de autor, por Jorge Marinho.


Rugas, de Paco Roca (Levoir)


Tex #3 - O vingador, de Boselli e Andreucci (A Seita)


Santa Família, de Eider Rodriguez e Julen Ribas (A Seita)


O Perigoso Pacifista, de João Mascarenhas e Paulo Vaz de Carvalho (A Seita)


Branco em Redor, de Lupano e Fert (Arte de Autor)


Miss Marple: Crime no Hotel Bertram, de Dominique Ziegler et Olivier Dauger (Arte de Autor)

Urlo, Grito no escuro, de Luca Conca e Gloria Ciapponni (Escorpião Azul)

Wild West 2 - Wild Bill, de Lamontagne e Gloris (Ala dos Livros)





Os Contos de Miguel Torga: Um Roubo, Natal, de Jorge Marinho (Edição de Autor)



Naturalmente, haverá também um espaço para venda de banda desenhada - onde estão prometidos vários saldos e promoções - que contará com livros das principais editoras portuguesas como: A Seita, Ala dos Livros, Arte de Autor, ASA (Leya) Chili com Carne, Cultura, Devir, Escorpião Azul, G. Floy Studio, Gradiva, Kingpin Books, Levoir, Midori, Penguim Random House Portugal, Polvo, Saída de Emergência, Sendai Editora, entre outras.

São mais que boas razões para uma visita ao Coimbra BD!

Abaixo, deixo-vos ainda as fotografias dos autores que estarão presentes no evento e que já foram publicadas pela organização até agora:

(Nota Posterior: Por se encontrar com Covid 19, Derradé não estará presente no Coimbra BD. Os meus votos de melhoras para o autor!)










Sem comentários:

Enviar um comentário