Rubricas

sexta-feira, 25 de março de 2022

A Coleção de Clássicos da Literatura em BD regressa com novos livros!



Dado o sucesso comercial que esta série obteve, já era algo esperado mas agora está mesmo confirmado: a coleção de Clássicos da Literatura em BD vai voltar com mais 16 volumes!

A editora Levoir, que volta a editar esta coleção com a RTP, fez ontem o anúncio, revelando também que os primeiros 5 volumes da primeira série (A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne, Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll; Odisseia, de Homero; Oliver Twist, de Charles Dickens e As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain) serão reimpressos, já que os mesmos se encontravam esgotados há já algum tempo.

Também já foi anunciado que alguns dos títulos que irão compor esta segunda série, que arrancará a partir do próximo mês de Maio, são os seguintes:

Guerra e Paz, de Tolstói
Adaptado para BD por Pierre Guilmard 
Nota: à semelhança daquilo que a Levoir fez com Alice no País das Maravilhas, este também deverá ser um álbum maior do que os outros porque, em França, foi lançado em dois volumes.


Sandokan, de Emilio Salgari
Adaptado para BD por Stefano Enna e Nico Tamburo




Os Miseráveis, de Victor Hugo
Adaptado para BD por Daniel Bardet e Bernard Capo
Nota: à semelhança daquilo que a Levoir fez com Alice no País das Maravilhas, este também deverá ser um álbum maior do que os outros porque, em França, foi lançado em dois volumes.


Madame Bovary, de Gustave Flaubert
Adaptado para BD por Daniel Bardet e Michel Janvier



20.000 léguas de viagem submarina, de Júlio Verne
Adaptado para BD por Fabrizio Lo Bianco e Francesco Lo Storto


A série original da Glénat conta com 41 obras (incluindo 7 álbuns duplos). Ora, tendo em conta que a Levoir editou 14 números na primeira coleção (e que dois deles, Os Maias e Amor de Perdição, foram inéditos), e que já conhecemos 5 dos livros da próxima coleção, ficamos com um total de 11 livros por desvendar, em 24 possíveis.

Quais serão os números que faltam? Ainda não se sabe se, à semelhança do que foi feito na coleção anterior, haverá algum(ns) volume(s) inédito(s) ou não, feito por autores portugueses. Eu gostaria que assim acontecesse. Mas ainda não tenho qualquer informação nesse sentido.

De qualquer maneira, fazendo o trabalho de casa por vós, leitores, olhei para a coleção original francesa da Glénat e do Monde e verifiquei que há 24 possibilidades para os 11 livros que a Levoir ainda não anunciou para a edição portuguesa.

Baseado no meu instinto/palpite e no facto de serem as obras mais célebres das 24 possibilidades, diria que, provavelmente, estas obras deverão ser publicadas na próxima edição da Coleção de Grandes Clássicos da Literatura em BD:  
























De fora, deverão ficar (digo eu, mas posso estar enganado!) as seguintes obras:



























Repito que isto é um mero palpite meu, que carece de confirmação da editora.
A ver vamos em quantos números me engano e em quantos acerto.

4 comentários:

  1. Relativamente à coleção Novela Gráfica continuamos sem novidades, é assim?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto quanto sei, não haverá coleção de Novelas Gráficas da Levoir em 2022. Embora a editora vá lançar mais banda desenhada para além desta coleção de Clássicos da Literatura em BD. É ficar atento a novidades.

      Eliminar
  2. Mais uma a continuar a nao comprar como tudo anunciado ate agora e sem dc vai ser mais 1 ano a 0 comics.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez ainda haja surpresas em relação à DC. ;) Mas aguardemos pelos anúncios oficiais!

      Eliminar