Rubricas

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Vinheta 2020 avança para algo nunca feito em Portugal!

Ou, se foi feito, também não há registo acessível disso... o que, na prática, vai dar ao mesmo.

Que novidade é esta de que vos falo?

Pretendo avançar com a iniciativa:


BD CENSOS 2022


1) De que se trata, então?

Bem, nada mais, nada menos, daquele que será o Primeiro Recenseamento Geral do Público Português de Banda Desenhada. Lamentavelmente, é algo nunca antes feito em Portugal mas que, lá fora, especialmente em França ou na Bélgica, é prática comum e que consiste em auscultar o público de banda desenhada, tentar conhecê-lo, saber quais são os seus gostos e os seus hábitos. 

No fundo, traçar um perfil do leitor de banda desenhada português, através de um inquérito, tão abrangente e alargado quanto possível, para se tentar aferir, de uma vez por todas, e de forma concreta, quem são os leitores de banda desenhada. Que hábitos têm? Quanto dinheiro gastam em banda desenhada? Quantos livros lêem? Etc, etc.

Daí, podem ser retiradas pertinentes conclusões por parte de todos os agentes do meio em Portugal: as editoras, as lojas de banda desenhada, as organizações de eventos, os meios de comunicação e até os próprios autores.

Pois, se é verdade que todos nós já congeminámos teorias sobre esse tal "Leitor Português de Banda Desenhada" - e quais os seus hábitos e gostos -, especialmente as editoras e lojas de banda desenhada, com base nos seus relatórios de vendas, por exemplo, a verdade é que, em Portugal, não há, até hoje, dados concretos e oficiais sobre o tema. O que torna o conhecimento que achamos ter sobre o tema, como algo potencialmente enviesado e claramente subjetivo, diga-se.

Posso dizer-vos que esta minha ideia já foi apresentada na Tertúlia BD Lisboa de Setembro - na qual tive a honra de ser o convidado especial - e desde essa altura que recebi muitos inputs e sugestões, que me ajudaram a aperfeiçoar melhor a minha ideia e as perguntas do próprio inquérito. Portanto, agradeço a todos os que têm vindo a colaborar na feitura desta iniciativa. Digo também, e desde já, que esta não será uma iniciativa anual, pois não faria sentido estarmos a perguntar as mesmas coisas aos leitores, de ano para ano. Até porque, obviamente, os resultados das respostas não mudariam assim tanto. Talvez o faça de 5 em 5 anos. Ou de 10 em 10 anos, não sei.

De resto agradeço também às editoras portuguesas que, mais uma vez, demonstram estar prontas para acarinhar e incentivar as minhas ideias. 


2) Como será feito este recenseamento dos leitores, então?

De forma simples: através da participação dos mesmos num inquérito online. Cómodo, acessível e prático para todos.

Quantas mais pessoas souberem desta iniciativa, ou a participarem entre os seus contactos, melhor, portanto, peço a todos os que lêem este artigo que, para além de responderem ao inquérito, que tenham também a amabilidade de o partilhar pelos vossos contactos que consideram que poderiam/deveriam responder ao mesmo. E lanço o apelo a todos os autores, editoras, lojas de banda desenhada e meios de comunicação como sites, blogs, etc. Para que esta iniciativa seja um sucesso, é preciso que as pessoas a conheçam.

Aviso também que o inquérito é extenso. Bem, não se assustem porque também não é algo tão longo assim. De forma a testá-lo, pedi a três pessoas para o preencherem, cronometrando o tempo que despendiam, e duas delas disseram-me que demoraram 10 minutos a responder-lhe e uma das três até me disse que demorou apenas 8 minutos a responder às questões.


3) E o que é que vocês ganham com isto?

Descansem, caros leitores, que os CENSOS DE BANDA DESENHADA 2022 não servem apenas o  objetivo de pedir a vossa ajuda para que se possa recolher informação relevante para o setor da banda desenhada em Portugal. 

Não. 

Os CENSOS DE BANDA DESENHADA 2022 também têm algo para vos oferecer! E, ainda por cima, é um fantástico prémio que, estou certo, não deixará ninguém indiferente!

Por isso, e porque sei que, cada vez mais, o tempo é um recurso escasso para muitas pessoas, de forma a compensar o tempo que irão despender no preenchimento do questionário, preparei, com a ajuda de algumas das principais editoras de banda desenhada em Portugal - a quem eu agradeço pela crença nesta iniciativa - aquele que será, penso eu, o melhor e maior passatempo de banda desenhada do ano em Portugal! 

Na verdade, consegui reunir um cabaz com, nada mais, nada menos, do que 20 livros de banda desenhada!

Que são estes:


Lista do Cabaz de BD:

1. Apesar de Tudo, de Jordi Lafebre - Arte de Autor
2. Apontamentos de Terror, de Pepe del Rey - Escorpião Azul
3. Cañari #1 – As Lágrimas d’Ouro, de Didier Crisse e Carlos Meglia - Vitamina BD
4. Corto Maltese #16 - Noites de Berlim, de Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero - Arte de Autor
5. Os Covidiotas #1, de Luís Louro - Ala dos Livros
6. Os Covidiotas #2, de Luís Louro - Ala dos Livros
7. Dylan Dog #1 - O Velho que Lê, de Celoni, Sclavi e Stano - G. Floy Studio
10. Jujutsu Kaisen #1, de Gege Akutami - Devir
11. Lembranças de Emanon, de Shinji Kajio e Kenji Tsuruta - Sendai Editora
12. Macho-Alfa - Vol. 1, de Filipe Duarte Pina e Osvaldo Medina - A Seita e Comic Heart
13. Marshall Blueberry - Missão Sherman, de Vance e Giraud - Meribérica/Liber
14. O Mergulho, de Séverine Vidal e Víctor L. Pinel - Ala dos Livros
15. Mister Blueberry - Sombras sobre Tombstone, de Carlier e Giraud - Meribérica/Liber
17. Primordial, de Jeff Lemire e Andrea Sorrentino - G. Floy Studio Portugal
18. Spy x Family #1, de Tatsuya Endo - Devir
19. Tex - A Chicotada, de Pasquale Ruju e arte de Mario Milano - A Seita
20. Thorgal - O Eremita de Skellingar, de Yann e Vignaux - A Seita




4) Como ganhar estes prémios?

O que é preciso para ganhar este enorme cabaz de banda desenhada, avaliado em mais de 250€, é simples: responder ao inquérito.

E há mais! Para além deste primeiro prémio com 20 livros, haverão ainda mais 4 prémios, mais pequenos, que incluirão um dos livros da listagem acima. Ou seja, no total há 5 prémios a sortear pelos vencedores.

No dia 10 de Novembro o cabaz será sorteado por todos os concorrentes, com base no email fornecido pelos participantes no questionário. O prazo para o preenchimento do questionário é, portanto, 8 de Novembro

Chamo a atenção que não quero cá batotices, por isso a validade de cada endereço de email será verificada e, caso eu detecte trafulhice para ganhar o passatempo, ou a criação de endereços de email só para ter mais uma chance de ganhar este prémio fantástico, essa pessoa será retirada do concurso, juntamente com todas as suas contas. "Vale mais um pássaro na mão do que dois a voar", portanto não sejam totós, não me dêem trabalho e concorram com sentido de fair play. Pode ser?

Não percam mais tempo e respondam já ao CENSOS DE BANDA DESENHADA 2022.

Basta seguir o link.

E, já agora, faço um último apelo: para que este estudo seja representativo, peço-vos que enviem este questionário a todos os vossos conhecidos que lêem banda desenhada. Os que lêem muito e os que lêem pouco. O objetivo é chegar ao maior número de participantes possível.

Obrigado e boa sorte a todos os participantes.


6 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa e obrigado pelo esforço e dedicação 👍

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela iniciativa. Só um "pequeno reparo", porém. Na minha opinião, tendo em conta a pertinência das edições lançadas em parceria com jornais, (Asa/Público, por exemplo) julgo que o vosso inquérito deveria abranger mais esse aspecto, sendo que, não raras vezes, julgo, acaba por ser essa a principal fonte e aquisição de BD em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e sugestão. É verdade que não desenvolvemos muito esse tema mas foi colocada uma questão referente às séries lançadas com o jornal.

      Eliminar
  3. os vencedores já foram notificados ou ainda não concluíu o passatempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Sim, os vencedores já foram notificados por email.

      Eliminar