Rubricas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

VINHETAS D'OURO 2021: TODOS OS NOMEADOS!


Depois de apresentados, em separado, os nomeados aos prémios VINHETAS D'OURO 2021, é tempo de olharmos para o todo, isto é, para o conjunto de todos esses nomeados, para ficarmos com uma visão global dos prémios.

Em termos de editoras, este ano a campeã das nomeações é mesmo A Seita que soma 9 nomeações, no total. Logo a seguir surgem as editoras Ala dos Livros e Arte de Autor, cada uma com 8 nomeações. São estas as três editoras que detêm a hegemonia das nomeações para esta edição dos VINHETAS D'OURO.

A Escorpião Azul tem 5 nomeações, enquanto que a Comic Heart soma 4 nomeações. A Suma de Letras consegue uma nomeação.

Destaque para as editoras que vêem, pela primeira vez, as suas obras a serem nomeadas para um VINHETA D'OURO. São elas a G. Floy Studio, a Kingpin Books e a Polvo que conseguem uma nomeação. Este ano a ASA também se estreia nas nomeações aos VINHETAS D'OURO e logo com 3 nomeações.

Olhando para as obras a concurso, o Corvo V - Inimigos Íntimos é a obra mais nomeada, com cinco nomeações. Macho-Alfa - Vol. 1, O Coração na Boca, Sapiens Imperium, Apesar de Tudo, O Burlão nas Índias, O Relatório de Brodeck, O Castelo dos Animais 2 - As Margaridas do Inverno, e Long John Silver conseguem duas nomeações. Todas as restantes obras conquistaram uma nomeação.

Finalmente, quanto a autores, e tal como no ano passado, Luís Louro é o grande campeão, com 5 nomeações, seguido por Jordi Lafabre que consegue 3 nomeações. Os autores Régis Loisel, Zidrou, Filipe Duarte Pina, Horácio Gomes e Jorge Miguel conseguem 2 nomeações.

Quem serão os vencedores de todas estas categorias? É algo que saberemos daqui a alguns dias, na Gala dos VINHETAS D'OURO 2021.

Relembrem todos os nomeados, mais abaixo:































4 comentários:

  1. Ora, para distribuir isto pelas "aldeias" (ou melhor, pelos Abraracourcixes!), como é apanágio dos prémios de BD, em Portugal, cá vai disto:

    - Melhor Álbum de Autor Português: Corvo V;

    - Melhor Argumento de Autor Português: O Pescador de Memórias;

    - Melhor Ilustração de Autor Português: Umbigo do Mundo, vol. 1;

    - Obra Revelação: Vazio

    - Melhor Álbum Estrangeiro: O Relatório de Brodeck;

    - Melhor série de BD: Verões Felizes;

    - Melhor Obra de Humor: O Fogo Sagrado;

    - Melhor edição de BD: O Burlão Nas Índias;

    - Melhor Capa de BD: Apesar de Tudo;

    - Melhor Blog/Vlog/site: Bandas Desenhadas (outra vez o Vinheta dava muita "cana"...);

    - Prémio Carreira: José Ruy, obviamente.

    DISCLAIMER: Nem todas são as minhas escolhas. Têm, também, como base "os jogos de bastidores" e os tráficos de influências. Enfim, é como apostar nos Oscares...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, caro O Estranho. Que me divertiu bastante! :D

      Boas escolhas/apostas.

      Duas questões apenas:

      1) não sei a que se refere com "os jogos de bastidores" ou os tráficos de influências. As escolhas dos Vinhetas D'Ouro são feitas através dos votos do painel de jurados. Se sabe mais do que eu, que sou o organizador dos prémios e um dos jurados, gostaria que me elucidasse pois fiquei curioso. :D

      2) O Vinheta 2020 nunca ganhou o prémio de "Melhor Blog/Vlog/Site". ;)

      Eliminar
  2. Caro Hugo,

    1) Este é um meio suficientemente pequeno para quem já cá anda (faz algumas décadas) se ter apercebido (e até mesmo saber) que existem algumas... hum... preferências. Eu próprio já vi algumas "pressões" e "lobbying". Não me refiro, obviamente, ao processo dos Vinhetas D'Ouro per se. Mas mesmo esse depende dos jurados... E isto, quando envolve livros grátis (bem como a ausência dos mesmos!) complica a imparcialidade de voto ;)
    Referente ao processo do Vinhetas, obviamente nada sei. Quanto ao resto, vamos deixar o tempo seguir o seu curso e, seguramente, o próprio Hugo se aperceberá ;)

    2) "I stand corrected." Foi o Central Comics que ganhou: wrong Hugo!

    Bom trabalho (que muito aprecio), resiliência e sinceramente, espero que nunca se desiluda.

    Abraço.

    ResponderEliminar