Rubricas

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Amadora BD divulga nomeados aos Prémios de Banda Desenhada da Amadora 2023!



A Organização do Amadora BD anunciou ontem as obras nomeadas para as cinco categorias que compõem os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA)!

Na categoria de Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português os nomedos são Elviro, de Paulo J. Mendes, Kong The King 2, de Osvaldo Medina, As Muitas Mortes de Laila Starr, de Ram V e Filipe Andrade, Companheiros da Penumbra, de Nunsky e O Mangusto, Joana Mosi.

Quanto aos nomeados para Melhor Obra Estrangeira, temos as obras Spirou - Diário de Um Ingénuo, de Émile Bravo, Sambre V-VI, de Yslaire, Regresso ao Éden, de Paco Roca, Em Busca do Tintin Perdido, de Ricardo Leite, e Os Les Portugais, de Olivier Afonso e Chico.

Sendo natural - e completamente aceitável - que as escolhas dos jurados não deixem toda a gente feliz, pois isso será sempre impossível, este ano estou bastante confortável com os nomeados, pois parece-me que não há nenhum nomeado que seja um perfeito "non-sense" como, infelizmente, já aconteceu em anos anteriores.

Considero que a categoria "Melhor Edição" ainda precisa de ser limada, por parte da Organização, ao nível do regulamento para que fique, de uma vez por todas, mais inequívoco para todos - incluindo para os jurados - as características da "Melhor Edição" que se pretende premiar.

Seja como for, todas as 25 nomeações fazem sentido, quanto a mim e são defensáveis pela sua qualidade.

Sou suspeito a falar, já que faço parte dos jurados desta edição.

Aproveito para dar os parabéns a todos os autores e editoras envolvidas nestas nomeações. 

Boa sorte a todos!

Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa publicada pela Organização.



Já são conhecidos os nomeados da edição 2023 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA)

A concurso estão 25 obras, distribuídas por 5 categorias: Melhor Obra Estrangeira de BD Editada em Portugal; Prémio Revelação; Melhor Fanzine / Publicação Independente; Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português e Melhor Edição Portuguesa de BD

Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 22 de outubro pelas 18h00 durante a habitual Cerimónia de Entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora que este ano se realiza no Núcleo Central do Amadora BD: Ski Skate Amadora Park

A Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português é distinguida, mais uma vez, com um prémio pecuniário no valor de € 5.000


NOMEADOS_MELHOR OBRA ESTRANGEIRA DE BD EDITADA EM PORTUGAL

Spirou - Diário de Um Ingénuo, de Émile Bravo, editado pela ASA (Leya)

Sambre V-VI, de Yslaire, editado pela Arte de Autor

Regresso ao Éden, de Paco Roca, editado pela Levoir

Em Busca do Tintin Perdido, de Ricardo Leite, editado pel’A Seita

Os Les Portugais, de Olivier Afonso e Chico, editado pela Ala dos Livros



NOMEADOS_PRÉMIO REVELAÇÃO

7 Senhoras, de Margarida Madeira, edição da autora, com o apoio da Fundação Lapa do Lobo

Sal, de João Andrade e Luís Buchinho, editado pela Fundação Cecília Zino

Crónicas do Tempo e do Espaço – Uluru, de Marco Fraga da Silva (arg.), Matthieu Pereira (ilust.) e Sofia Pereira (cor), editado pela Associação Tentáculo

Quero Voar, de Kachisou, editado pel’A Seita

As Peripécias de Jonas o Reguila - O Caso da Custódia Roubada, de Carlos Sêco, edição do autor


NOMEADOS_MELHOR FANZINE OU PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE

Zona 10 Anos, de Ana Pessoa, Fil, Bruno Pinto, Nietzsche Pop, Isabel Nobre, Guilherme Pires, Marco Fraga da Silva, Filipe Duarte, Beatriz Gusmão, Pedro Nascimento, Pedro Petrachi, Henrique Hollanda, Carlos Silva, António Fontinhas, Bruno Maio, Álvaro Holstein, Rui Alex, Miguel Santos, Sérgio Santos, Matthieu Pereira, Matheus Moura, Angelo Ron, Daniel Maia, Diogo Lourenço, Luís Guerreiro, Guido Barsi, Leandro Silva, Filipe Ferreira, Vinicius Posteraro, editado pela Associação Tentáculo

Aspirina, desenho de Filipe Duarte e argumento de Carlos Silva, André Mateus, Edgar Ascensão e Kurt Belcher, editado pela H-Alt

H-alt Best off-2, Antologia com vários autores, editado pela H-Alt/Associação Tentáculo

T25 - TERMINAL Fanzine de Banda Desenhada, de 49 autores convidados: Ana Lu, Alexandra Pratas, Axel Blotevogel, Alice Magalhães, Andreia Rechena, Bruno Boto Da Cruz, Carlos Rocha, Daniel Maia, Diogo Carvalho, Filipe Coelho, Guifo, Hugo Vieira Da Silva, Inês Alecrim, Inocência Dias, Joana Dias, João Mascarenhas, João Pinto, Jorge Oliveira, Leonel Perna, Luci, Luís Guerreiro, Marco Fraga Da Silva, Maria João Levita, Markus, Marta Castro, Martina Meier, Miguel Saial, Nuno Beato, Nuno Murta, Oli Gfeller, Paulo D'alva, Paulo José Martins, Paulo Monteiro, Paulo Montes, Paulo Silva, Paulo Viegas, Phermad, Rafael Antunes, Ruben Botelho, Rui Alex, Sara Glória, Serafim, Suse, Teresa Câmara Pestana, Tiago Da Silva, Vítor Hugo Rocha, Wittek, Xavier Almeida, editado pela Dr. Makete

Crónicas do Tempo e do Espaço - Volume I, de Marco Fraga da Silva (arg.) Rafael Antunes, Vasco Mariano, Luís de Sousa, Tché Gourgel, Filipe Duarte, Maria Costa, Filipe Abranches, Sérgio Santos, Miguel Santos, Raq’s Rodrigues, Véte, Nietzsche Pop, Miguel Garcia, Matthieu Pereira, João Monteiro, Diogo Alves, Fil, Ana Lopes (ilustração e cores), editado pela Associação Tentáculo



NOMEADOS_MELHOR OBRA DE BANDA DESENHADA DE AUTOR PORTUGUÊS

Elviro, de Paulo J. Mendes, editado pela Escorpião Azul

Kong The King 2, de Osvaldo Medina, editado pela Kingpin Books

As Muitas Mortes de Laila Starr, de Ram V e Filipe Andrade, editado pela G. Floy Studio

Companheiros da Penumbra, de Nunsky, editado pela Chili com Carne

O Mangusto, Joana Mosi, editado pel’A Seita



NOMEADOS_MELHOR EDIÇÃO PORTUGUESA DE BD

Frankenstein de Mary Shelley, de Georges Bess, editado pel’A Seita

Segmentos, de Richard Malka e Gimenez, editado pela Arte de Autor

Menina Baudelaire, de Yslaire, editado pela Ala dos Livros

Em Busca do Tintin Perdido, de Ricardo Leite, editado pel’A Seita

Lendas Japonesas, de José Ruy, editado pela Polvo




O júri da edição 2023 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora, composto por três jurados – Hugo Pinto (representante do Município da Amadora) critico literário e especialista em banda desenhada, João Ramalho Santos, investigador e especialista em BD e Paulo Monteiro, Presidente do Clube Português de Banda Desenhada – anunciará os vencedores da presente edição no próximo dia 22 de outubro, pelas 18h00, numa cerimónia a realizar no Núcleo Central do Festival.




SOBRE OS PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA DA AMADORA (PBDA)

Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) são uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do Amadora BD que, desde 1990, distingue os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais.

Em 2023, o Amadora BD reafirma o seu compromisso e missão de investir nos autores e na banda desenhada e atribui pelo terceiro ano consecutivo um prémio pecuniário no valor de € 5.000 à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.

Há mais de 30 anos que o Festival apoia a produção de obras deste género literário, em contexto nacional e com impacto internacional.


2 comentários:

  1. Bom... a BD não é um género literário. É uma linguagem com códigos próprios e afins. Poderá alguma dela ter qualidades literárias mas isso é outro debate. Mas definitivamente não é um género. Depois dá azo a estas confusões e reestruturações de prémios que deixam de fora categorias como (Melhor desenho, Melhor Argumento, Melhor reedição de material clássico,etc... e nem me façam falar da categoria do humor...).
    Façam o seguinte exercício para perceberem o meu ponto de vista (que até poderá estar errado). Nas diferentes categorias substituam a palavra BD por Poesia. Se reparem as categorias nã perderam o seu sentido. Estes prémios foram formatados como se um prémio literário fosse.
    Do meu ponto de vista, tal não faz sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente que deveriam ser mais as categorias a concurso. Aliás, propus isso à Organização. Pode ser que no futuro isso seja alterado.

      Eliminar