terça-feira, 16 de agosto de 2022

Filipe Melo e Juan Cavia: mais 2 nomeações internacionais e Dog Mendonça de regresso!


Trago-vos, não uma, mas duas boas (excelentes!) notícias a rodearem o universo de Filipe Melo e Juan Cavia!

Depois de Filipe Melo ter entrado para a história da banda desenhada nacional ao ser nomeado para os Eisners de 2022 - tal como Filipe Andrade, convém relembrar - o autor continua a fazer história com o seu fantástico livro Balada para Sophie, aquele que é o melhor livro de banda desenhada na história da bd portuguesa, como aliás já tenho vindo a escrever desde o primeiro dia em que pus a vista em tão magnífica obra-prima.

Após a obra ter somado 4 nomeações para os Prémios Eisner, nas categorias de melhor álbum de banda desenhada, melhor edição americana de material estrangeiro, melhor argumentista (Filipe Melo) e melhor ilustrador/artista de multimédia (Juan Cavia), Balada para Sophie continua a encantar a crítica internacional!

Desta feita, a organização dos prémios Harvey - uns dos mais honrosos e conhecidos prémios de banda desenhada de todo o mundo - anunciou que Balada para Sophie está nomeada para Álbum do AnoMelhor Livro Internacional! Enche-me de prazer ver isto, pois é bom ficar com aquela ideia do "See? I told you so!" e ver o quão longe este magnífico livro, o melhor livro de banda desenhada na história da bd portuguesa, relembro, está a chegar.

Parabéns ao Filipe e ao Juan!

Mas não ficamos por aqui! Como disse no início deste artigo, há mais notícias a envolver a dupla criativa!

Filipe Melo anunciou recentemente que a sua série Dog Mendonça & Pizzaboy, também feita em parceria com Juan Cavia e originalmente publicada pela Tinta-da-China em três volumes (mais um pequeno volume de histórias curtas, originalmente lançadas pela Dark Horse), vai ser lançada num só volume, numa edição de luxo com mais de 500 páginas!

O lançamento será feito pela Companhia das Letras, editora atual dos autores, incluindo os 3 volumes da trilogia, bem como os episódios feitos originalmente para a Dark Horse.

Mas se o lançamento e recuperação deste material numa só edição de luxo já seria uma ótima notícia, a coisa ainda melhora substancialmente pelo facto dos autores estarem a preparar uma história inédita de 60 páginas que também marcará presença nesta edição. Tratar-se-á de um spinoff dedicado à personagem Madame Chen.

Ainda não há uma data fechada para o lançamento deste livro mas é esperado que venha a acontecer ainda no primeiro semestre do próximo ano.

Resta-nos esperar, com água na boca.

Sem comentários:

Enviar um comentário