segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Análise: Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos

Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos, de Pedro Brito e João Fazenda - A Seita e Comic Heart

Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos, de Pedro Brito e João Fazenda - A Seita e Comic Heart
Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos, de Pedro Brito e João Fazenda

Há obras que pura e simplesmente parecem trilhar o seu próprio caminho de uma forma única e fluída. Que chegam até nós e, sem pedir licença, se afirmam comodamente como representativas de algo único e sofisticado. E como se os seus autores pudessem saber, logo desde o início, para onde queriam ir em termos artísticos e em que lugar de honra ficaria a sua criação. Estão a ver quando um jogador de futebol parte confiante para a marcação de um livre, sabendo que vai marcar golo? 

Por vezes também é verdade que acontecem acasos felizes e certas criações artísticas são acalmadas sem que os autores assim o pudessem prever. Apenas se deixaram levar pela sua criação sem noção de como a mesma seria recebida. Com ou sem noção por parte dos autores, há uma coisa certa: por vezes, algumas criações artísticas têm uma vida própria e marcam um tempo e um género artístico. É o caso deste Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos. Um título grande e inspirado para uma obra cuja marca na banda desenhada nacional se fez sentir desde o seu lançamento original, então pela editora Polvo, em 2000, e se mantém intacta passadas mais de duas décadas.

Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos, de Pedro Brito e João Fazenda - A Seita e Comic Heart
A reedição desta obra pel'A Seita e pela Comic Heart, que já era impossível de encontrar nas lojas portuguesas, faz, portanto, todo o sentido e é bem-vinda para todos. Para os que já conheciam - e a podem apreciá-la novamente, numa melhor edição - e para os que ainda não a tinham lido.

Esta é uma daquelas obras que se mantém atual passados todos estes anos. E isso justifica-se, a meu ver, por duas razões: 1) a abordagem visual, de tão original e única, tem e terá sempre o seu espaço próprio, não sofrendo obsoletismos com o passar dos anos; e 2) o próprio argumento, sendo mundano e focado nas relações humanas e seus respetivos problemas que enfrentamos, será sempre tema presente nas nossas vidas. 

Com efeito, há que considerar que as coisas que ficam obsoletas são as coisas que estão presas à atualidade e à moda. Não é o caso desta obra. No ano de 2000 não era esta a maneira de se fazer banda desenhada. Em 2021 também não o é. Necessariamente. E porquê? Porque Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos é uma obra original, com uma linguagem narrativo-visual à sua própria maneira. E quando algo é diferente no tempo presente, também o será no tempo futuro, a menos que, claro está, seja replicado por outros. Também não foi o caso, felizmente.

Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos, de Pedro Brito e João Fazenda - A Seita e Comic Heart
A história da obra é simples. Acompanhamos a vida de um casal, Tomás e Elsa, que se encontra em crise conjugal. Cada um dos elementos está cada vez mais afastado do outro. Os caminhos, interesses, paixões de ambos parecem estar a separar-se, sem que seja possível mudar esse rumo. Ela é artística plástica e ele é escritor. Um dia, Tomás compra a uma idosa uma planta que, julga ele, pode bem ser a sua musa inspiradora, já que ele há muito não se sente verdadeiramente inspirado para as suas escritas. Não há muito mais a dizer sobre o argumento, que é simples e, à primeira vista, até pode não impressionar muito.

Mas este é um caso em que o que mais conta não será tanto o conteúdo, mas a forma. E, olhando para o papel de Pedro Brito, o argumentista, nesta obra, acho que o que mais salta à vista é a qualidade e inspiração que o mesmo aparenta ter para imaginar diálogos marcantes e verosímeis, que permitem às personagens um bom grau de profundidade, pois é através desses mesmos diálogos que vai sendo traçado o carácter de cada uma das personagens e suas respetivas motivações.

Por vezes, todos nós, menosprezamos a importância da construção de um bom diálogo (em banda desenhada, no cinema ou em literatura) para que a experiência que uma obra nos dá seja verdadeiramente impactante. E este é um claro exemplo em que são exatamente os diálogos que fazem a história. É aquilo que aqui é dito, e como é dito, que torna esta história tão prazerosa de acompanhar.

Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos, de Pedro Brito e João Fazenda - A Seita e Comic Heart
Mas se os temas e problemas levantados pelo argumentista são bem pensados e apresentados, acho que é justo dizer que a força primordial desta obra reside na sua componente visual. João Fazenda, desconstruindo todas as regras possíveis e imaginárias, construiu o seu próprio mundo próprio, dotando Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos de uma singularidade total. Nunca li uma obra que, visualmente, fosse parecida a esta. E mesmo aquelas obras em que disse: “Hmmm é do mesmo género”, depois de bem vistas, me fizeram perceber que, de facto, não eram do mesmo género, coisíssima nenhuma.

João Fazenda apresenta um traço simplista e rápido, que parece advir do universo da ilustração e, não tanto, da banda desenhada. Os traços são lineares e, quase sempre, servem apenas para delinear uma expressão, uma postura de um corpo em mancha. Manchas essas que são pequenos borrões em tons de vermelho. Por exemplo, abrindo o livro ao calhas, vejo o corpo da personagem de Tomás que não passa de uma mancha de tinta a vermelho. Mas depois, para que se reconheça que se trata de Tomás, e não de uma outra qualquer personagem, o autor desenhou as suas feições e o seu rosto num traço a preto. Só é desenhado o estritamente necessário. Acaba por funcionar muito bem, a meu ver, porque o resultado final é sofisticado, mas simples; abstrato, mas percetível o quanto baste. Ou seja, acaba por haver muito equilíbrio. Se um leitor, numa livraria, folheando o livro achar: “Ui, que desenhos estranhos… isto não é para mim” pode, quase de certeza, depois de finda a leitura – se lhe der a devida oportunidade – descobrir que este tipo de desenhos, primeiro estranham-se, mas depois entranham-se. Mas, gostos à parte, que são subjetivos, o que será, sem dúvida mais consensual, é o cariz único e verdadeiramente inspirado destes desenhos, onde o autor se recria, página após página. Uma nota ainda para a maneira quase arcaica como faz a planificação da história sem, no entanto, tornar a leitura difícil de acompanhar. São dualidades atrás de dualidades que, medindo forças entre si, se conjugam de maneira maravilhosa nesta obra de grande fulgor.

Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos, de Pedro Brito e João Fazenda - A Seita e Comic Heart

O resultado dos esforços de Pedro Brito e João Fazenda resulta numa obra que quem já leu não esqueceu e quem a ler, agora, pela primeira vez, não esquecerá também. E é assim mesmo que se querem as criações artísticas com que nos vamos deparando na nossa vida: inolvidáveis.

Quanto à edição, acho que a Comic Heart e A Seita estão de parabéns pelo fantástico trabalho que aqui encetaram. São quase 20 páginas de extras, onde se incluem esboços, uma longa e interessante entrevista conduzida por André Oliveira e um texto sobre a obra de Pedro Vieira de Moura. A edição é em capa dura, com papel baço de boa gramagem. O design gráfico da obra também está muito bem conseguido também. E a capa, sendo inédita, também é muito bonita. Tudo feito com muito bom gosto.

Em conclusão, esta é uma obra original, marcante, e, até, seminal na sua abordagem à banda desenhada. Fica-se com aquela sensação de que nunca se leu um livro igual e, provavelmente, nunca se voltará a ler um livro igual. Nem mesmo no caso de serem os mesmos autores a tentarem esse feito. Imperdível e um dos melhores álbuns da banda desenhada portuguesa. De sempre.


NOTA FINAL (1/10):
9.3


Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020



-/-

Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos, de Pedro Brito e João Fazenda - A Seita e Comic Heart

Ficha técnica
Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos
Autores: Pedro Brito e João Fazenda
Editora: A Seita e Comic Heart
Páginas: 120, a 2 cores
Encadernação: Capa dura
Lançamento: Setembro de 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário