Hoje é publicado pela Levoir, em parceria com o Jornal Público, o livro Memórias de um Homem em Pijama, de Paco Roca. Dado o período de confinamento, causado pela pandemia de Covid-19, que (quase) todos os portugueses se viram forçados a fazer, a publicação desta obra, de 2011, reveste-se de um sentido de oportunidade acrescido, por parte da Levoir.
De resto, o autor tem sido amplamente publicado em Portugal nos últimos anos. Portanto, este lançamento assume-se como uma excelente notícia para muitos leitores.
Fiquem com as imagens promocionais e nota de imprensa da editora.
Memórias de um Homem em Pijama, de Paco Roca
Ao longo dos anos, a Levoir e o Público têm publicado diversas obras de Paco Roca. Este reconhecido e premiado autor/desenhador valenciano galardoado em 2019 com um Inkpot Award, na Comic Con de San Diego, e com o Prémio Nacional do Cómic de 2008, pela sua obra Rugas, que será publicada pela Levoir ainda este ano, dispensa apresentação. O Inverno do Desenhador, A Casa, Os Trilhos do Acaso (2 volumes), O Tesouro do Cisne Negro (recomendado pelo Plano Nacional de Leitura) e o álbum duplo: O Farol e o Jogo Lúgubre, são algumas das obras já publicadas. A 6 de Junho, editora e jornal publicam mais um título: Memórias de um Homem em Pijama, que não podia ser mais apropriado à época que estamos a atravessar.
Quando Paco Roca editou esta obra pela primeira vez – de Março de 2010 a Julho de 2011 – no jornal valenciano Las Provincias, não imaginava que anos mais tarde, o pijama, fosse a indumentária de milhões de pessoas, que devido à pandemia vivida pelo mundo inteiro se encontram em casa a trabalhar.
Memórias de um Homem em Pijama conta a história de Paco, um homem de 40 anos, solteirão, que está dividido entre o amor e o seu sonho de criança: trabalhar em casa de pijama. Esta é também uma história sobre os solteiros, os casais e amigos que, através de histórias hilariantes, influenciam as suas vidas e os seus relacionamentos. Com uma considerável carga autobiográfica e uma referência à série televisiva Seinfeld, em que o autor apela ao sorriso inteligente. Estas memórias descrevem Paco Roca como um atento observador dos detalhes diários e dos comportamentos próprios e alheios.
O êxito deste livro, que foi um grande sucesso global, tendo sido adaptado ao cinema e publicado em mais de dez países, Portugal incluído, permitiu ao seu autor deixar o seu trabalho na publicidade e passar a viver exclusivamente da banda desenhada. Paco Roca escreveu um prefácio em Maio de 2020 em exclusivo para a edição portuguesa, em que diz: “Por fim pude cumprir o meu sonho: viver da banda desenhada e trabalhar em minha casa e em pijama!”
Ficha técnica:
Memórias de um Homem em Pijama
Autor: Paco Roca
Editora: Levoir
Páginas: 96, a cores
Encadernação: Capa dura
PVP: 12,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário