sexta-feira, 12 de setembro de 2025

ASA anuncia 3 novas BDs para 2026! E todas elas são obras premiadas!


Foi durante a tarde de ontem que, num evento fechado aos media e a algumas das principais livrarias do país, a ASA anunciou o seu plano editorial para os próximos meses.

Relativamente às novidades apontadas ao que falta do ano 2025, não houve novidades, mas a confirmação daquilo que já tinha sido anunciado, em primeira mão, aqui no Vinheta 2020.

Relembrando essas novidades, teremos, então, a sair durante este mês, os livros Impenetrável, de Alix Garin, e O Homem de Negro, de Panaccione e DiGregorio. O mês de Outubro será inteiramente dedicado a Astérix na Lusitânia - o primeiro dos Astérix que ocorre em terras lusas. O mês de Novembro irá trazer-nos a publicação do primeiro integral (de quatro), de Tintin; a edição comemorativa dos 70 anos de Tintin e O Caso Girassol; Blake e Mortimer - A Ameaçã Atlante; Blake e Mortimer - Dupla Exposição e Henri Vaillant, que será um livro que reunirá 3 tomos sobre a vida do pai da personagem Michel Vaillant.

Mas foi no levantamento do véu para o primeiro trimestre de 2026 que a ASA anunciou três belas novidades, todas elas vencedoras (ou finalistas) dos últimos prémios de Angoulême, que muito empolgado me deixaram, e que passo a citar:




Deux Filles Nues
Luz



Um século de história visto através de um quadro. 

Tudo começa em 1919, numa floresta nos arredores de Berlim. Otto Mueller pinta Deux Filles Nues. Do atelier do artista às paredes do escritório do seu primeiro proprietário, o quadro observa o quotidiano antes de ser levado pelas tribulações desse período negro: a chegada de Hitler ao poder, o antissemitismo do Estado, a arte moderna qualificada como «degenerada» pelos nazis, a espoliação das famílias judias, as exposições, as vendas, as fogueiras... Ator passivo de um mundo que o ultrapassa, Deux filles nues é um sobrevivente. 

Fruto de uma investigação conduzida por Luz, este romance gráfico e histórico convida-nos à maior vigilância diante de todas as formas de censura política e cultural.





-/-

Ulysse & Cyrano
Stéphane Servain,  Xavier Dorison e Antoine Cristau




Ulysse Ducerf tem um futuro brilhante pela frente, seguindo os passos do pai. Mas este último é alvo de graves acusações enquanto Ulysse faz o exame final do ensino secundário: dez anos antes, a empresa familiar teria participado no esforço de guerra alemão. 

Para ter mais tranquilidade, Ulysse e a sua mãe mudam-se para a Borgonha, onde ele conhece um homem rude e reservado. O choque é imediato: Cyrano e a alta gastronomia vão mudar a sua vida para sempre... 

Este relato culinário abrirá o apetite dos leitores, ao mesmo tempo que levanta questões tão necessárias quanto universais: Qual é o preço do sucesso? Como alcançá-lo? E onde se encontra a realização pessoal? 






-/-

Revoir Comanche
Romain Renard



Em algum lugar no interior da Califórnia, no início do século XX, Cole Hupp vive isolado do mundo, à espera do fim. Mas, em vez da Morte, é Vivienne, uma bibliotecária curiosa em conhecer a realidade do Velho Oeste, que bate à sua porta. Ela sabe o seu verdadeiro nome: Red Dust, uma lenda inscrita no pó e no sangue do Wyoming. Vivienne traz notícias preocupantes.

O rancho Triple 6, palco das façanhas de Red, não responde mais. O velho cowboy não tem outra escolha a não ser retomar a estrada em direção ao seu passado. 

Uma viagem ao passado repleta de fantasmas e arrependimentos, em que, no final da mesma, ele espera rever aquela que nunca conseguiu esquecer: Comanche. 

Sem comentários:

Enviar um comentário