sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Vencedor do Cabaz de BD 2020 - O Maior passatempo de BD do ano, do Vinheta 2020!



Já temos o vencedor para o maior passatempo/giveaway do Vinheta 2020!!! 

Devo dizer que, desta vez, houve uma grande euforia de participações! Foram várias centenas de leitores a tentarem ganhar este Cabaz de BD. E tal é compreensível pois este prémio era mesmo formidável! Eram 13 livros cujo PVP ultrapassa os 180€. Algo muito apetecível para qualquer fã de banda desenhada, entenda-se.

No entanto, devo aqui fazer uma chamada de atenção. Desta vez, foram muitas as participações a não serem levadas em conta, devido a não satisfazerem todos os requisitos de participação. É verdade que, habitualmente, os passatempos do Vinheta 2020 apenas têm 3 requisitos de participação mas, desta vez, havia um novo requisito que era dar uma (qualquer) opinião sobre o Vinheta 2020. E grande parte dos participantes não o fez, o que levou a que apenas 40 participações fossem apuradas para o sorteio final. Para sorteios futuros, convido todos os interessados a lerem melhor as condições de participação.

Como de costume, o sorteio foi feito através de um site para o efeito (Sorteador.com.br) que, aleatoriamente, escolheu o seguinte participante:



Eduardo Viana



Muitos parabéns! És o grande sortudo deste natal e vais arrecadar o maior prémio de banda desenhada, atribuído a uma só pessoa, em Portugal, neste ano de 2020!



-/-

Permitam-me agora fazer ainda um comentário. Embora a simpática iniciativa de oferecer banda desenhada tenha partido de mim - e para isso, terei sempre que agradecer o apoio das editoras para com o Vinheta 2020 - eu mal poderia esperar que, por ventura, o grande felizardo deste Cabaz de BD fosse eu! 

E explico porquê: quando pedi às pessoas para me enviarem uma opinião sobre o Vinheta 2020, não esperava que as mensagens fossem tão simpáticas e bonitas para com o trabalho deste blog. Achava, talvez, - e mesmo, tendo em conta, que se tratava de um passatempo e que os participantes poderiam tentar conquistar a minha simpatia embora, convenhamos, o vencedor fosse sempre escolhido por sorteio e não por ter a frase mais bonita ou simpática - que me dessem sugestões, que me dissessem do que não gostavam, de eventuais erros, etc. E é verdade que alguns participantes me deram boas sugestões e críticas construtivas, que agradeço. 

Contudo, as palavras dirigidas a este blog deixaram-me lisonjeado. Quase comovido, direi. Ou até mesmo speechless, como dizem os ingleses. 

Um blogger quando escreve, se recorrer às métricas do site, sabe que está a ser lido por x número de pessoas mas não tem muita noção se o que está a fazer é apreciado ou tido assim tanto em conta. Mas, pelos vistos, o Vinheta 2020 passou a ser uma leitura assídua e indispensável para muitos. E mais abaixo,  também em tom de agradecimento, deixo alguns dos comentários que mais me deixaram "sem jeito" e extremamente feliz e agradecido.

Da minha parte, farei os meus possíveis para manter - ou melhorar - esta fasquia de qualidade que os leitores começaram a atribuir ao Vinheta 2020.

Boas festas a todos, caros leitores. Rodeiem-se daqueles que vos são mais próximos e, claro!, de livros de banda desenhada!

E se não ganharam este passatempo, não desanimem. Haverá muita mais bd para oferecer aos leitores do Vinheta 2020.

Que venha 2021!

Hugo Pinto


Comentários dos leitores do blog:

"Desde este Verão que leio habitualmente o teu blog sobre banda desenhada. Neste momento apenas leio o teu blog e o do Pedro Cleto regularmente. Gosto que escrevas sobretudo do impacto que o livro em análise teve em ti a nível emocional. Muitas vezes quem faz análise de banda desenhada parece analisar de maneira um pouco pedante, snob, como se cada livro tenha de ser uma dissertação académica. A banda desenhada é uma arte. No final, o que vai ter realmente importância, dias, meses ou anos, depois de leres uma BD, é a emoção que ela te transmitiu, a maneira como tal assunto foi abordado, uma ideia maluca que é completamente fora da caixa que te impressionou. O que gosto menos é que por tua causa tenho gasto mais dinheiro em BD ahah onde tenho a tua lista de melhores do ano como referência. (até o Horrifikland comprei... e adorei!)."
Pedro Julião

"Adoro este blog! Para mim é o melhor de banda desenhada no nosso país porque abrange um pouco de tudo o que há para ler e dá a conhecer muita informação e cultura sobre esta paixão a que chamam a nona arte."
Carlos Maciel

"Chega mesmo a ser dos raríssimos blogues que ainda sigo hoje em dia..."
Nuno Dias

"Acrescenta valor, pela divulgação abrangente e sobretudo pelo comentário / opinião escrita. Para todos aqueles que como eu gostam de banda desenhada mas possuem horizontes limitados é um farol de descoberta pelo que importa dar os parabéns, agradecer e encorajar o bom trabalho."
Nuno Carvalho

"Chegou de repente, é dos mais recentes, e começou a afirmar-se como uma importante e credível fonte de notícias sobre BD. Compraz-me que, presentemente, o Vinheta 2020 seja o blog com melhores análises de obras. (…) o Vinheta exala lufadas de ar fresco." 
João Marques 

"1. Quero saber novidades editoriais em Portugal? Vou ao Vinheta;
2. Quero saber como vai o mundo das editoras nacionais? Vou ao Vinheta;
3. Quero análises isentas e pormenorizadas de obras de bd? Vou ao Vinheta;
4. Quero estar a par do que se passa no mundo da bd? Vou ao Vinheta;
5. Estou indeciso numa possível compra e quero um tira-teimas final? Vou ao Vinheta;
5. Quero saber as regras do novo confinamento marcado para o fim-de-ano? Vou ao Vinheta.
Basicamente, EU VOU AO VINHETA por tudo e por nada." 
Miguel Santos Teixeira

"Conheci este blog após uma partilha do Filipe Melo da review da que para mim é a melhor novela gráfica escrita em português de sempre. Li a review e achei que a essência daquela obra estava totalmente lá descrita. (…) É preciso conhecer as obras para reconhecer um bom blog de opinião sobre as mesmas." 
Rúben Fernandes

"O Vinheta 2020 tem sido para mim uma companhia diária sobre o mundo mágico da banda desenhada. (…) Gosto imenso da forma profunda e entusiástica como escreves, consegues sempre atingir uma dimensão incrível sobre as obras em questão. É raro encontrar algum espaço em língua portuguesa que se aproxime do nível que consegues atingir." 
Paulo Bonifácio

"Considero o Blog Vinheta 2020 um espaço de uma enorme ajuda na apreciação/compreensão de muitas obras de BD, nomeadamente as mais recentes. Pessoalmente o Blog tem-me ajudado muito a caracterizar algumas obras (…). Começa a ser um espaço fundamental de análise crítica do que de melhor se vai editando em Portugal."
Carlos Almeida

"Já seguia alguns blogs sobre bd mas sem dúvida que o Vinheta 2020 é o meu favorito. Gosto muito do facto de fazerem reviews e darem a nota ao livro, o que muitos não fazem."
Luís Amaro

"Só para dizer que acompanho o vosso blog com assiduidade, que dou importância à avaliação feita na análise das bandas desenhadas para de vez em quando adquirir algumas bds (…) pois o orçamento não é grande e é preciso ajuda para escolher com critério."
Fernando Amorim

"Este blog é a essência do Facebook e representa um dos maiores gostos da minha pessoa. BD é sem dúvida um modo de vida."
Carlos Salgado

"Este blog é uma lufada de ar fresco no mundo dos blogs. Para já, já ninguém se lembrava que havia mundo dos blogs e a metade mais astuta da NET (leia-se os jovens) nem sabe que isso alguma vez tenha existido. Se virmos bem, um blog é um formato de internet muito rudimentar, com um layout muito básico, mas é precisamente nessa informalidade que reside a sua força. Bom, voltando a este blog em particular, vinheta2020 é um mau nome. Ninguém quer recordar o ano de 2020. Ninguém faz um blog com tanta consistência e qualidade inata com um prazo de validade acrescentado ao nome. Ou faz? Se calhar o génio está aí. Como se baseia num formato obsoleto, o do blog, o autor ou autores perceberam que tinham de ser explícitos quanto à atualidade da sua atividade. E quem poderá contrariar que essa simples artimanha, que à partida parece revelar falta de visão a longo prazo, poderá ter sido um pilar na confiança inicial deste baluarte da crítica de BD nacional? Retiro o que disse, o nome é excelente. eu vinha dizer mal da única coisa que considero negativa neste blog mas afinal pensei um bocado e até dele gosto. O blog tem a qualidade de fazer críticas extensas e acutilantes, apreciativos e descritivos, textos tão grandes que só os maiores amantes da modalidade terminam. Não é um blog de críticas, é uma prova de amor insuperável."
Eduardo Viana

"Em termos de conteúdos bedéfilos, devo dizer, o panorama sempre me desiludiu um pouco e, sinceramente, quando o teu blog surge (e com muitos elogios por alguns membros do grupo) olhei-o com desconfiança. Achei que ia ser mais do mesmo. Só que não foi. Tens um nível de escrita e, sobretudo, soltas frescura por todos os poros sempre que falas de BD."
Emanuel Gonçalves

"Este blogue (…) oferece aos bedéfilos portugueses análises acutilantes e notícias relevantes sobre a BD editada na língua de Camões. (…) Um bem-haja à dedicação à BD em português que este blogue oferece. Que continue assim por muitos e bons anos. Nós, os leitores, agradecemos!"
Filipe Duarte

"O Blogue Vinheta 2020, é um blogue de referência da Banda Desenhada em Portugal!"
Arnaldo Teixeira Santos

"Parabéns pelo excelente trabalho que tens feito pela divulgação da BD. (…) A qualidade dos artigos feitos está muito boa e já faz parte das minhas leituras obrigatórias."
Manuel Gomes 

"É um blog muito interessante que nos dá a conhecer o que se faz de melhor em Portugal em termos de BD, gosto muito das análises que faz e dá-nos a oportunidade de conhecer BDs que não são mainstream."
Maria Isabel Magalhães

"Pontos positivos: a actualidade em relação à actividade editorial, o aspecto gráfico, a qualidade das análises."
Paulo Guinote

"O blog Vinheta 2020 é importantíssimo no panorama nacional da divulgação das obras que vão saindo, quer porque na era digital o manusear é cada vez mais raro antes de comprar, quer porque pode mostrar qualidades não inicialmente observáveis nas obras, antes da sua leitura. Ao mesmo tempo serve de intermediário relativamente à voz do público chegar às editoras, o que é essencial num meio, infelizmente cada vez mais elitista e de nicho."
Paulo Carmo

"Para ser sincero, é o meu blog favorito de banda desenhada em Portugal. Gosto de ver sempre as novidades e ler as análises detalhadas das mesmas." 
Frederico Vieira

"Adoro o blog pois nele posso encontrar opiniões estruturadas acerca das bds, novos lançamentos. O blog está concebido de uma forma simples tornado-o assim acessível para todos." 
Cátia Cruz 

"O melhor blog de BD de Portugal e arredores."
Victor Ângelo

"Adoro este blog porque faz a análise de muitas obras e do lançamento de outras, o que faz os seus seguidores estarem sempre atualizados."
Maria José Santos

"Blog excelente para estarmos sempre a par das novidades, e não deixar escapar "aquela" edição tão esperada, sem ter de ir procurar em todos os sítios."
Mónica Arvela

"Sendo um Blog dedicado à Banda Desenhada em Portugal, criado e mantido por Hugo Pinto, traz-nos a todos os amantes de BD a possibilidade de estar a par das novas edições, do que de bom se edita e de seguir os nossos heróis de BD, quer pelas críticas quer pela antecipação das novas edições, por outro lado temos a oportunidade de vir a conhecer outros autores e espalhar o nosso leque de opções de autores e estilos."
Júlio Proença

"O mais importante de salientar são os detalhes da descrição dos livros pois são muito em atenção a vários aspectos, o grafismo, o argumento, o tipo de impressão do livro, breve sinopse, etc, o que é bom pois cada pessoa valoriza o livro de forma única e pode dar mais ênfase a determinados aspectos do livro. (…) Também de salientar o positivismo na avaliação dos livros. Como são salientados vários aspectos do livro, é bom ver não só o que poderá estar menos bom, mas salientar o que está melhor. Por vezes com avaliações mais baixas, alguns livros têm pareceres bons e favoráveis. Mostra um respeito pelo esforço dos artistas na criação do livro, ao mesmo tempo que mostra que um livro independentemente de ser menos bom, poderá ser sempre muito bom para alguém. Isso é excelente!"
Duarte Guerreiro

"Desde logo apreciei as opiniões muito completas, devidamente ilustradas e publicadas com regularidade, tal como os artigos dando conta dos lançamentos. Denota-se a dedicação em fornecer conteúdos relevantes e de qualidade. Julgo que será uma referência e muito útil a quem possa vir a fazer novas aquisições."
Helena Isabel Bracieira

"Um fantástico blogue que para além de nos trazer as novidades do mercado nos proporciona análises justas dos títulos mais relevantes!"
José Henrique de Macedo Bandeira

"O blog Vinheta 2020 tem sido o maior e melhor divulgador da Banda Desenhada. Com atualidades, lançamentos, críticas construtivas, tanto para edições estrangeiras como para edições nacionais de novos ou velhos autores. Acompanha as edições das principais editoras nacionais e europeias nos seus lançamentos com análises imparciais, construtivas e muito bem escritas."
Nuno Redondo

"São blogs como o Vinheta 2020, da nossa terra e que sabem valorizar a arte e a criatividade num meio tão especial como a BD, que motivam jovens como a minha filha a seguir os seus sonhos!" 
Jacqueline Ribeiro

"Neste momento [o Vinheta 2020] já é uma das subscrições habituais do meu Feedly, mesmo sendo um projeto com pouco mais do que um ano."
Nuno Leão

"O Vinhetas 2020 veio trazer qualquer coisa de novo à blogosfera da Bd Portuguesa: impressiona a capacidade que o Hugo Pinto tem demonstrado em alimentar o blogue com novas análises e críticas ao que vai sendo publicado de BD em Portugal. Pode-se concordar ou discordar do que pelo Vinheta 2020 se vai escrevendo (e é inevitável concordarmos algumas vezes e discordarmos outras), mas o Blog vai percorrendo o seu caminho de divulgação e de nos chamar à atenção para livros que de outra forma acabariam por ficar esquecidos. Todos os dias há sempre qualquer coisa de novo para ler."
Nuno Leitão



Sem comentários:

Enviar um comentário