sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Análise: Airborne 44 - Volumes 7 e 8 - Geração Perdida e Sobre as Nossas Ruínas

Airborne 44 - Volumes 7 e 8 -  Geração Perdida e Sobre as Nossas Ruínas


Airborne 44 - Volumes 7 e 8 -  Geração Perdida e Sobre as Nossas Ruínas
Airborne 44 - Volumes 7 e 8 - Geração Perdida e Sobre as Nossas Ruínas, de Philippe Jarbinet 

A série Airborne 44 coloca-nos no período da Segunda Guerra Mundial, explorando este enorme conflito político-militar, a partir de vários pontos de vista, oferecendo-nos diferentes leituras dos acontecimentos, por vezes antagónicas, desse período da História. Os seus primeiros 6 volumes já tinham sido editados em Portugal pela editora ASA em 2017. E recentemente, a mesma editora portuguesa resgatou os volumes 7 e 8, Geração Perdida e Sobre as Nossas Ruínas, respetivamente, que, juntos, nos dão mais uma (boa) história baseada na Segunda Guerra Mundial e que completam esta série em Portugal. O que é sempre algo que mereça ser assinalado. 

Interessa referir também que, embora a temática da Segunda Guerra Mundial esteja presente em todos os álbuns, cada dois volumes correspondem a uma história isolada das demais. Que é como dizer que estes dois novos volumes, 7 e 8, que foram recentemente lançados, correspondem à quarta história da série. 

Airborne 44 - Volumes 7 e 8 -  Geração Perdida e Sobre as Nossas Ruínas
E, tal como nos tomos anteriores, estamos perante uma história madura, séria e com um argumento bem desenvolvido, a que se junta uma excelente qualidade na ilustração. Diria que Jarbinet consegue ser competente em todas as áreas. 

Nestes volumes acompanhamos a história de Aurelius K., um soldado alemão que acaba por desertar do exército. Ao mesmo tempo, acompanhamos a fuga de dois irmãos de um campo de concentração que o destino junta ao protagonista, Aurelius K.. A ele junta-se ainda um outro soldado desertor e a bela Solveig, numa missão encomendada para que, antes que a Guerra acabe, se consigam desviar várias barras de ouro pertencentes ao Reich. Estando já na fase final da Segunda Guerra Mundial, e sendo cada vez mais claro que os alemães iriam perder a guerra, vários soldados alemães começaram a preparar a sua fuga, reunindo o maior espólio possível de riquezas. 

A história leva-se bastante a sério e dá-nos personagens bem desenvolvidas, com personalidades carismáticas. Especialmente o protagonista. Tudo é bastante real. Mesmo sendo uma história ficcional, bem poderia ser o relato real do que se passou.

E se os acontecimentos que são passados na Alemanha são bons e bem orquestrados por Jarbinet, devo dizer que a parte que se passa nos Estados Unidos também é marcante e bem conseguida. Como aliás, o autor já tinha feito em tomos anteriores desta mesma série. 

Airborne 44 - Volumes 7 e 8 -  Geração Perdida e Sobre as Nossas Ruínas
Geração Perdida
abre com uma cena muito cinematográfica que acontece na Flórida, em 1969, e que nos remete para uma clássica vingança por algo que aconteceu no passado. Essa ideia fica a amainar nas nossas cabeças enquanto somos remetidos, então, ao período da guerra. Só no segundo livro, Sobre as Nossas Ruínas, o autor volta a mexer no tempo mais futuro levando-nos a compreender, finalmente, que ajuste de contas era aquele das primeiras páginas do primeiro livro. Acho que o autor soube proteger muito bem a sua história, pois esta não é uma daquelas narrativas em que o final é facilmente detetável antes do fim do livro. Diria que a maioria dos leitores terá uma surpresa no final do segundo livro, o que é sempre algo de valor, pois quantas não são as vezes em que o final começa a ser óbvio antes de ser oficialmente dado ao leitor? Bem conseguido. 

E há também algo que gosto nesta série Airborne 44 e que é comum a todos os livros. O autor sabe bem colocar-nos na Segunda Guerra Mundial mas também sabe retirar-nos da mesma, com graciosidade. Porque mesmo sendo uma série sobre guerra, diria que é mais do que isso. É sobre as pessoas e todas as vicissitudes e privações que as mesmas tiveram que superar para viver este, que foi um dos períodos mais conturbados da história humanidade. E isso é muito bem feito. E a maneira como, nesta história, é introduzido o tema da ida do homem à lua aparece de forma refrescante e não forçada. Muito bem feito. 

Airborne 44 - Volumes 7 e 8 -  Geração Perdida e Sobre as Nossas Ruínas
Em termos de ilustração, o trabalho de Jarbinet é mais do que entusiasmante. Ideal para os adeptos do franco-belga clássico, diria que a sua arte me faz lembrar – em parte – a arte de Gibrat. Talvez eu prefira as ilustrações deste último mas, as de Jarbinet não ficam muito atrás. O seu traço é elegante, as personagens muito realistas na sua conceção e o autor apresenta um total domínio técnico na ilustração de cenários, do mais variado possível. O trabalho de cor também é gratificante, com Jarbinet a demonstrar que, também nesse cômputo, é multifacetado. Destaque ainda para a ilustração de veículos – terrestres ou aéreos – que é magnífica. Sinceramente, acho difícil encontrar defeitos na arte deste autor. Pode-se gostar mais ou menos do seu estilo… mas diria que Jarbinet domina inteiramente o estilo que aplica às suas obras. 

Somente nas capas que – não sendo minimamente más, entenda-se! – acho que o autor talvez conseguisse fazer algo melhor. Penso que as capas poderiam ser mais apelativas e, por ventura, menos focadas na guerra. Porque, como já disse, Airborne 44 não é apenas sobre a guerra. 

Em termos de edição, são dois livros em capa dura e encadernação de qualidade. O segundo livro ainda nos traz, como extra, alguns esboços de capas pelo autor. O que é sempre pertinente. 

Em conclusão, esta é uma das melhores séries de banda desenhada ambientadas na Segunda Guerra Mundial. A história é séria e competente e a arte visual de Jarbinet é excelente. A ASA está de parabéns por não ter abandonado esta série que, com estes dois livros, e juntando aos 6 volumes anteriormente lançados em parceria com o jornal Público, fica inteiramente editada em português. Merece ocupar lugar numa boa estante de banda desenhada. 


NOTA FINAL (1/10): 
9.0 


Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020



-/- 

Airborne 44 - Volumes 7 e 8 -  Geração Perdida e Sobre as Nossas Ruínas
Fichas técnicas 
Airborne 44 - Geração Perdida - Vol. 7 
Autor: Philippe Jarbinet 
Editora: ASA 
Páginas: 64, a cores 
Encadernação: Capa dura 
Lançamento: Outubro de 2020 

Airborne 44 - Volumes 7 e 8 -  Geração Perdida e Sobre as Nossas Ruínas
Airborne 44 - Sobre as Nossas Ruínas - Vol. 8 
Autor: Philippe Jarbinet 
Editora: ASA 
Páginas: 72, a cores 
Encadernação: Capa dura 
Lançamento: Outubro de 2020

4 comentários:

  1. Airborne 44 deixou definitivamente de ser publicada em Portugal pela ASA, ou outra editora??
    O último volume (9 - Black Boys) já só foi possível de adquirir na versão original pela Casterman, sendo que já está para breve a publicação (Casterman) do volume 10 - Wild Men...
    Creio que a qualidade desta série merecia ter tido continuidade pela ASA...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que esta série merece continuidade por parte da ASA. Não tenho confirmação que tal irá acontecer mas também não tenho nada que me diga que a ASA não irá continuar a série. Até porque, se bem me lembro, a editora publicou de uma só vez os primeiros 6 volumes e depois demorou algum tempo a publicar os volumes 7 e 8. Com sorte, talvez publique de uma só vez os volumes 9 e 10. Vamos manter o otimismo.

      Eliminar
  2. Depois de contatar a Leya, recebi a seguinte informação:
    "Boa tarde,
    Temos previsto fazer o Airborne 9 e 10, dando continuidade à coleção.
    Não deve ser ainda no decurso de 2023, mas certamente em 2024 iremos publicar um se não os 2 titulos em falta.
    Obrigado
    Luís Saraiva
    Editor LeYa.
    Banda Desenhada, Mangá e Romances Gráficas"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela partilha de informação, caro Pedro. São boas notícias!

      Eliminar