É com sentido de responsabilidade e gratidão - para com os outros bloggers, vloggers e sites especializados em banda desenhada de Portugal - que comunico que o Vinheta 2020 tomou a iniciativa de preparar os VINHETAS D'OURO, que não são mais do que uns galardões que procuram premiar as melhores obras de banda desenhada lançadas em Portugal!
É verdade que já temos alguns prémios de BD como os do Amadora BD, os do Central Comics, os do site Bandas Desenhadas ou os da ComicCon, entre mais alguns. E todos estes prémios, a meu ver, têm bastante relevância para o setor.
Porém, e mesmo que possa parecer que já "há prémios a mais", a verdade é que não existe um prémio que seja definido única e exclusivamente por um conjunto de bloggers, vloggers e sites que são "especializados" em BD. E, no fundo, os VINHETAS D’OURO surgem por isso, com a necessidade de colmatar a ausência de uns prémios dedicados à banda desenhada, que sejam unicamente nomeados e atribuídos por vários representantes de diversos meios da imprensa portuguesa independente, especializada em banda desenhada.
A escolha dos vencedores dos VINHETAS D’OURO será feita por um painel de jurados, constituído por um conjunto de bloggers, vloggers ou colaboradores de sites portugueses destinados à promoção e análise de BD.
Entre as novidades que estes prémios procuram trazer, destacam-se duas categorias que estarão a concurso: Melhor Edição e Melhor Blog/Vlog/Site Português de Banda Desenhada.
A Melhor Edição pretende nomear e premiar as obras de banda desenhada que reuniram uma edição mais cuidada, mais luxuosa e/ou com mais qualidade gráfica ou física. Por outras palavras, pretende-se premiar o “objeto livro” e não tanto a obra em si. Quanto ao Melhor Blog/Vlog/Site Português de Banda Desenhada procura-se nomear e premiar os meios de comunicação independentes com base na relevância das notícias, análises críticas e produção de conteúdos no universo da banda desenhada, ao longo do ano 2020. Se isto pode sugerir a criação de alguma rivalidade amistosa neste meio, que o seja por um bem maior: o de melhorar constantemente o serviço que é prestado ao público português da banda desenhada.
Acredita-se que, havendo outros prémios destinados à bd em Portugal que são promovidos por outras entidades, nenhum deles é unicamente escolhido e decidido por um conjunto de media independentes. E isso é tido em conta para que os VINHETAS D’OURO mereçam ser considerados como credíveis e independentes por todo o público e profissionais de banda desenhada em Portugal. O grande objetivo deste prémio é, pois, ter um papel de curadoria na escolha e seleção da melhor banda desenhada lançada anualmente em Portugal.
Nesta fase, está ainda a ser fechado o painel de jurados que irá proceder à seleção das melhores obras. Só na próxima semana começarei a divulgar quem serão os membros que constituirão este painel. Todavia, posso adiantar que me sinto muito lisonjeado e agradecido por verificar que as respostas ao meu convite foram muito bem aceites e que, por esse motivo, a grande maioria dos blogs, vlogs e sites mais relevantes da banda desenhada em Portugal estarão representados nos VINHETAS D'OURO. E isso leva-me a verificar que há uma solidariedade e entreajuda assinaláveis no (pequeno) mundo de quem escreve sobre BD em Portugal.
Os nomeados nas categorias a concurso deverão ser conhecidos no início de Janeiro. E no final do mês, serão conhecidos os vencedores.
Abaixo fiquem com as categorias a concurso nesta primeira edição dos VINHETAS D'OURO 2020:
CATEGORIAS
1. Melhor Álbum de Autor Português
2. Melhor Argumento de Autor Português
3. Melhor Ilustração de Autor Português
4. Obra Revelação da Banda Desenhada Nacional
5. Melhor Álbum Estrangeiro (editado em português)
6. Melhor Obra de Humor (álbuns nacionais ou estrangeiros, editados em português)
7. Melhor Edição (álbuns nacionais ou estrangeiros, editados em português)
8. Melhor Capa (álbuns nacionais ou estrangeiros, editados em português)
9. Melhor Blog/Vlog/Site Português de Banda Desenhada
Caro Hugo, sei que isto não vem a propósito mas gostaria de ver um artigo de homenagem a um dos grandes infelizmente desaparecido hoje - Richard Corben. Um abraço e parabéns pela iniciativa.
ResponderEliminarCaro António. Obrigado pelo comentário. Sendo óbvia a importância de Richard Corben para o género, é de lamentar o seu desaparecimento, claro. Não fiz um artigo de homenagem porque não é um artista que tenha influenciado muito as minhas leituras. Mas reitero que a sua importância foi grande, claro.
Eliminar