E aí está ela! No próximo dia 9 de Dezembro, sexta-feira, é lançada pela Levoir, em conjunto com o jornal Público, a obra Regresso ao Éden, de Paco Roca, como aliás já aqui tinha sido anunciado no Vinheta 2020!
É uma fantástica notícia pois trata-se de um livro verdadeiramente espetacular!
Já aqui o analisei, na sua versão espanhola, e asseguro-vos que é um livro obrigatório.
A Levoir e o Público estão de volta às Novelas Gráficas com Regresso ao Éden a última obra do escritor valenciano Paco Roca, que recebeu recentemente o Grande Prémio do Comic de Roma 2022.
A data de saída, 9 de dezembro coincidirá com a presença do autor na Comic Con, onde vai estar em sessão de autógrafos.É com base numa foto de família datada de 1946 na antiga praia de Nazaret situada na capital valenciana, que o autor desenvolve Regresso ao Éden dando-nos a conhecer os que nela estão presentes e também os que estão ausentes.
A foto, a única que a sua mãe conservava da avó do autor, que este não conheceu, serve de narrador que vai contando a vida da sua família, centrada sobretudo nas mulheres. Uma família humilde, como a maioria, que tenta viver de modo digno no meio da miséria gerada pelo Golpe de Estado fascista.
São elas que têm de lidar com a falta de alimentos no dia a dia, que ficam horas e horas em filas, recorrendo por vezes a um mercado negro que serve para enriquecer as elites franquistas.
São elas que têm de lidar com a falta de alimentos no dia a dia, que ficam horas e horas em filas, recorrendo por vezes a um mercado negro que serve para enriquecer as elites franquistas.
Nesta obra Paco Roca homenageia, não só a sua mãe, mas também todas as mulheres que no período franquista do pós-guerra levaram uma vida difícil, sofreram a repressão e a miséria, lutaram contra a fome e uma sociedade machista que as converteu em cidadãs de segunda.
-/-
-/-
Ficha técnica
Regresso ao Éden
Autor: Paco Roca
Páginas: 176, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 240 x 170 mm
PVP: 15,90€
Tenho este livro na versão espanhola e concordo em absoluto com o autor do blog: é um livro MARAVILHOSO!!!
ResponderEliminarClaro que irei também comprar a versão portuguesa.
É como eu, caro João. Também tenho a versão espanhola mas a versão portuguesa também chegará às minhas prateleiras.
Eliminaradorei este livro.
ResponderEliminar