Eis uma bela notícia que me chegou pelas mãos de uma das editoras portuguesas - a quem agradeço - e que me parece de boa relevância para a banda desenhada nacional. E, em especial, para os autores portugueses de banda desenhada!
Decorre, até ao final do mês de agosto, um concurso europeu a nível de webtoons, com prémios que vão dos 1.000 aos 15.000€!
Nem sempre há iniciativas deste género - especialmente com esta dimensão - pelo que este concurso merece o devido destaque!
E já não há muito tempo até ao término do prazo para inscrição mas ainda há o suficiente para que os autores nacionais possam concorrer!
Deixo-vos, mais abaixo, a informação oficial sobre o UE Webtoon.
EU Webtoons Contest
No âmbito do programa Europa Criativa e lançada pelo International City of Comics and Images em parceria com outros players e parceiros da indústria da banda desenhada, decorre até o próximo dia 31 de Agosto a call EU Webtoons Contest, um concurso de webtoons que pretende estimular a expansão desta arte na Europa, num concurso continental com prémios que variam entre os 1.000 e os 15.000 euros.
Refira-se que os webtoons ganham cada vez mais relevância na Ásia e nos Estados Unidos e ainda tem pouco espaço na Europa, apesar da crescente popularidade do formato entre as gerações mais jovens nativas digitalmente. Portanto, o objectivo do EU Webtoons é descobrir novos talentos europeus e promovê-los no continente e não só, num projecto dividido em duas fases:
Primeira fase: apresentação de projectos, comunicação e constituição de um júri para seleccionar os 10 melhores projectos
Segunda fase: exposição e promoção dos webtoons vencedores e oportunidade de publicação em diferentes plataformas e editoras
O impacto esperado do EU Webtoons é desenvolver conteúdo webtoon europeu e ajudar os artistas a acessar ofertas de exibição e publicação dos seus trabalhos, mas também promover os artistas europeus e os seus conteúdos nas plataformas globais de webtoon no exterior.
De referir que o projecto vencedor do EU Webtoons, além de receber 15 mil euros e ser promovido em diversos festivais, estará presente no Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême, em Janeiro de 2024, o principal evento do meio a nível mundial.
Para mais informação, clicar aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário